Olá pessoalzinho, como estão as leituras? Devo dizer que ultimamente não tenho tido tempo de ler nada! Mas é por um ótimo motivo!
Estou fazendo parte de um projeto super demais e hoje o texto vai ser um pouquinho diferente. Vale também como uma Dica de Leitura, mas principalmente como divulgação.
O projeto que falei é a História em Quadrinhos do meu irmão, Mapinguari, que foi lançada no Catarse recentemente.
Pra quem não sabe, o Catarse é uma plataforma de financiamento coletivo (também conhecido como Crowdfunding) que permite a realização de projetos, através do apoio financeiro de amigos, familiares e todos àqueles que desejam ver essas ideias ganhando vida no mundo real. Ao apoiar algum projeto você ainda recebe recompensas, de acordo com o valor que você escolher. Demais não é?
Bom, então vamos para a história em si!
Mapinguari, que dá nome à obra é uma criatura que faz parte do nosso folclore. Ele é conhecido por atormentar as pessoas que habitam a região amazônica, atacando pessoas e arrancando-lhes a cabeça, mas na história o personagem é apresentado como uma releitura do autor que traz muita fantasia, misticismo e suspense.
A HQ conta com uma personagem feminina bem valente, a guerreira indígena Kaná, que busca vingar a morte do pai após seu contato com Mapinguari.
Em meio ao terror de seu povo pelas mortes que estão ocorrendo, Kaná se manifesta para derrotá-lo, porém conforme o enredo prossegue surge circunstâncias que comprometem sua tribo, fazendo com que sua busca por vingança se misture com algumas revelações místicas que mostram seu verdadeiro destino.
A obra terá 80 páginas, sendo 52 páginas de história e 28 páginas de extras que incluem uma incrível galeria de artistas com artes fantásticas de vários artistas convidados, making off e alguns estudos de personagem. E está em campanha no Catarse podendo ser acessada em HQ Mapinguari.
Sei que muita gente fica meio que com o pé atrás quando se ouve falar de folclore brasileiro, mas como li em um texto recentemente e concordo plenamente é que esse lance de "folclore nacional é chato" vem do fato de não termos sido introduzidos no assunto como poderíamos ter sido. Podia até fazer parte da nossa infância, mas para por aí. Não crescemos assistindo filmes sobre a Mula-sem-cabeça, jogando jogos sobre Saci muito menos lendo quadrinhos sobre o Mapinguari. Por isso vejo essa HQ como uma grande chance tanto para os que ainda estão dispostos à entrar nesse mundo quanto para às próximas gerações.
"Hoje em dia, temos apenas produtos para o público infantil - como Turma da Mônica, que são ótimas - mas não atingem adolescentes e adultos", conta Rodrigo. "Então pensei: dá pra fazer mais com tantas boas histórias, dá pra ser mais agressivo."
Sobre o autor:

Instagram: @rodrigootaguro
Facebook: @rodrigootaguroartist
Twitter: @rodrigootaguro
Espero que gostem! Quem se interessar em apoiar o projeto, já tem o link ali em cima, se não puder também, pode simplesmente compartilhar com aquele amigo que você sabe que vai curtir. Manda pros irmãos e pra quem mais você achar que vai adorar a ideia! :)
Beijos, até a próxima! (✿´꒳`)ノ°
Oi
ResponderExcluirsucesso para o seu irmão com esse hq, acho o folclore brasileiro interessante e da pra ser muito aproveitado nas histórias.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Obrigada! :D
Excluiroie, desejo sucesso ao seu irmão, eu mesma ainda não conhecia essa plataforma de financiamento, mas achei interessante!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
É sim! Aproveita e dá uma olhada por lá que também tem outros projetos super demais :)
ExcluirObrigada!
Show de bola! Valeu demais Bi!! :-D Curti muito!
ResponderExcluir:)
Excluir