Menu

25.4.17

{Resenha} O Lago das Sanguessugas - Desventuras em Série - Livro Terceiro

Autor: Lemony Snicket
Editora: Seguinte
Ano: 2016
Sinopse: Caro leitor,
Se você ainda não leu nada sobre os órfãos Baudelaire, é preciso que antes mesmo de começar a primeira frase deste livro que fique sabendo o seguinte: Violet, Klaus e Sunny são legais e superinteligentes, mas a vida deles, lamento dizer, está repleta de má sorte e infelicidade. Todas as histórias sobre essas três crianças são uma tristeza e uma verdadeira desgraça, e a que você tem nas mãos talvez seja a pior de todas.Se você não tem estômago para engolir uma história que inclui um furacão, uma invenção para sinalizar pedidos de socorro, sanguessugas famintas, caldo frio de pepinos, um horrendo vilão e uma boneca chamada Perfeita Fortuna, é provável que se desespere ao ler este livro.Continuarei a registrar essas histórias trágicas, pois é o que sei fazer. Cabe a você, no entanto, decidir se verdadeiramente será capaz de suportar essa história de horrores.Respeitosamente,Lemony Snicket.


Resenha:
E as tragédias na vida dos irmãos Baudelaire continuam... Acredito que a maior motivação para continuarmos lendo essa série, é a esperança de que os irmãos um dia tenham uma vida feliz, algo que o autor nos alerta constantemente que não vai acontecer.

O livro começa com os irmãos sentados em suas malas no Cais de Dâmocles, após saltar da barca que os levara através do Lago Lacrimoso para irem morar com a tia Josephine, que na verdade era cunhada de uma prima em segundo grau das crianças, e havia acabado de perder o marido.

A casa de tia Josephine ficava no cume de um morro, com algumas partes se prendendo apenas por estruturas metálicas, como patas de aranhas. Ela parecia ser uma pessoa boa, que cuidaria bem deles, não fosse seu medo irracional de praticamente tudo! Além disso, ela tinha verdadeira paixão pela gramática, e fazia questão de corrigi-los o tempo todo.

E como alguém fascinada por gramática, tia Josephine tinha uma biblioteca em sua casa, em formato oval e com uma parede de vidro com uma vista espetacular do Lago Lacrimoso.

Mas, como sempre, alguém apareceria para atrapalhar a nova vida dos irmãos Baudelaire. E o Conde Olaf estava preparando mais um plano para se apoderar de sua fortuna. Ele se disfarçou de Capitão Sham, e se aproximou de tia Josephine para tentar chegar até os órfãos. Mas é claro que eles o reconheceram.

“Quando o disfarce de alguém não é muito bom, pode-se descrevê-lo como um disfarce transparente. Isso não quer dizer que a pessoa esteja usando material (vidro, plástico) transparente. Significa apenas que os outros conseguem ver através do disfarce – ou seja, o disfarce não os engana nem sequer por um instante. Violet não se deixou enganar nem mesmo por um segundo ao erguer os olhos para o homem em quem esbarrara. Ela percebeu na mesma hora que era o Conde Olaf.”

E então mais uma desventura acontece na vida dos Baudelaire, e tia Josephine se suicida, deixando um bilhete cheio de erros de português, algo muito estranho para alguém tão viciada em gramática... Mas claro que as crianças perceberam e decifraram as pistas deixadas pela tia sobre o mistério de seu desaparecimento.

O bilhete dizia que elas deveriam ser adotadas pelo Capitão Sham, e os irmãos tiveram que correr para decifrá-lo e escapar das mãos de Conde Olaf.

“Chovia forte, o vento uivava, e uma pequena onda se esparramou sobre um dos flancos, mas, para a surpresa dos órfãos, o barco seguia na direção exata em que eles queriam ir. Se vocês topassem com os três Baudelaire nesse instante, pensariam que a vida deles era pura alegria e felicidade, porque, mesmo estando exaustos e encharcados, e correndo um perigo muito grande, começaram a rir por estar dando tudo certo. Era um tal alívio constatar que finalmente alguma coisa tinha dado certo, que eles riram como se estivessem no circo, e não no meio de um lago, no meio de um furacão, no meio da maior encrenca.”

Porém, nem tudo é tão fácil quanto parece e mais uma vez os Baudelaire tiveram que passar por maus bocados até desmascarar o Conde Olaf e fazer o Sr. Poe acreditar neles. Ainda mais porque o Capitão Sham usava uma perna de pau, na mesma perna em que Conde Olaf tinha a tatuagem do olho que sempre o identificava.

Tanto o livro quanto os episódios da série da Netflix não me prenderam tanto quanto os outros. Achei meio chatos, não sei se também pelo fato dos medos absurdos da tia Josephine (que ficaram mais chatos ainda na série), mas até agora para mim, essa foi a pior parte das desventuras dos órfãos.


Espero que daqui para frente as histórias melhorem, e o destino das crianças também.

23 comentários:

  1. OI, Amanda!
    Eu estou louca para iniciar a leitura desta série maravilhosa! Eu amei o filme, apesar de toda a má sorte dos três irmãos! Mas, acho que o que me encanta na história é a possibilidade de estar sempre superando os obstáculos que vão se erguendo à frente deles e sem nenhuma lamúria. Eles são muito destemidos e não se cansam! Linda resenha. Não li muita coisa porque preciso começar a ler ainda.
    Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
  2. os livros da série são bons, só que não me atraem tanto quanto eu esperava, portanto não leria por agora
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Sou louca para ter essa série completa em mãos. Amo o filme e a série, por isso os livros seguem na minha lista de desejados e com prioridade. Adorei poder conferir suas impressões... e coitados dos Baudelaires, só passam por maus bocados heim?!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  4. Olá Amanda,

    Fiquei doida para começar a ler esses livros assim que saiu a série da Netflix, mas acabou que nem li o livro e nem vi a série. Eu desanimei com o preço do box de livros e ainda mais pelos comentários de algumas pessoas que falaram que não gostam.

    Beijos e parabéns pela resenha
    floraliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Amanda!
    Que chato, Amanda! Quero muito ler essa série e espero poder aproveitar. Mas são 13 livros é bem provável que algum ou outro possa ser chatinho mesmo, né?
    E não desista de ler os livros!!!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda!
    Não li os livros ainda, só assisti ao filme, mas eu sinto muito pelos irmãos. Problema atrás de problema e eles nunca tem paz e podem descansar... O título é bem condizente com o enredo. Não sei quando, mas espero poder ler um dia, talvez quando estiver com todos os livros. Gostei da sua resenha...
    Bjs e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amo esta série e li todos os livros em 2006, mas ainda não conferi a serie da Netflix, até tentei, mas não me prendeu.
    Acho este um dos volumes mais legais dos livros.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu sempre falo isso, mas é a verdade... eu não consigo me encantar por essa série e pelas desventuras dessas crianças, mesmo que eu realmente deseje que eles possam um dia ter paz e um final feliz. E ai vendo você falar sobre a tia deles e sobre mais uma armação de Olaf que não conseguiu te convencer, só me faz ter certeza que se eu tivesse chance de vir a gostar de ler algum dos livros, esse estaria longe de ser o ideal. Adorei sua sinceridade em não temer falar a verdade sobre o que achou. Estou pensando se vejo a série, mas até agora nada conseguiu me incentivar a tanto... Vamos esperar, né?!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, ainda não comecei a ler essa série mas tenho vontade. Pelas resenhas que tenho visto, os irmãos Baudelaire passam mesmo por desventuras bem complicadas, pobre tia Josephine, pobres irmãos! E esse conde é insistente, hein?! Que você goste mais dos próximos volumes :) .

    ResponderExcluir
  10. Oi! Quero muito ler essa série, mas pelo fato de ter vários volumes sempre acabo adiando. Vi o filme faz um tempão e gostei demais, então quero dar uma oportunidade aos livros. Que pena que não te agradou tanto. Espero que as próximas leituras sejam melhores. Vou aguardar as resenhas pra saber :)
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  11. que pena que esse volume não te prendeu de jeito... eu tenho curiosidade de assistir a série, mas queria antes ler os livros... mas vai demorar um pouco até comprar meu box TT_TT
    Poe e Baudelaire, duas referências que amo. <3

    bjs...

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu comecei a ver a série semana passada e estou adorando. Ainda não cheguei na parte em que se trata esse livro em questão, mas uma pena ele não ter te prendido tanto, nem na série, fiquei até meio receosa, mas tomara que tudo melhore nos próximos livros, que com certeza ainda vai trazer muitas desventuras.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bom?
    A parte das sangue sugas sempre foi a que mais me amedrontou, tanto nos filmes quanto na série. Espero poder ler logo pra ver o que acho, mesmo não te prendendo muito, acredito que pra mim será uma leitura muito prazerosa :D

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu preciso começar a ler essa série novamente.
    Eu li só os primeiros livros e depois parei a leitura, mas isso faz tempo. Então não lembro de todos os detalhes, por isso que preciso pegar desde o primeiro livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Oie!

    Sempre morri de vontade de ler esse livro e a última resenha que li aqui no blog me fez ficar ainda mais!

    Espero que as próximas leituras desenrolem e sejam melhores!

    Beijos!
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  16. Aaaahhh meu Deus. Eu fico lendo as resenhas dessa série e lamentando por não ter conseguido comprar ainda o box lindo que a Cia das letras relançou. Quero tanto poder ler um dia...
    Ficarei aguardando mais resenhas dos próximos volumes.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  17. Olá!! :)

    Eu tenho ouvido falar bastante desta coleção ultimamente, especialmente com a serie da netflix que a adapta...

    Bem, acho uma pena que esse te tenha cativado menos do que os outros... Realmente, esses medos todos seriam mais chatos mesmo..!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  18. Oi... taí uma série que sou doida pra ler, mas ainda não o fiz porque falta grana e espaço pra guardar (rs). Apesar de não ser fão do Jim Carey, na época assisti o filme e curti bastante, aí fiquei sabendo dos livros, e desde então tenho vontade de lê-los. Detesto spoilers, então li por alto tua resenha pois é o terceiro livro, né? Mas quando tu diz que esse não te cativou tanto, isso é meio que normal em séries, raramente todos os livros são excelentes, o que importa é o contexto geral.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Já li uns três livros da série, mas tenho dúvidas sobre continuar... são 13 livros, pelo que li até agora, as histórias não tem muita diferença entre si. Sem falar no fato dos Boudelaire nunca conseguirem ter um pouco de sorte. O estranho é que sou apaixonada pelo box dos livros,hahahaha...
    Obrigada pela dica, mas acho que vou deixar mais pra frente.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  20. Oii Amanda, tudo bem? Adorei a resenha! Eu li apenas os dois primeiros da serie e amei muito a leitura. Não consegui continuar mas quero fazer isso futuramente. Esse parece mesmo ser mais lento, e no filme também me irritei um pouco com a tia Josephine. Mas vamos ver!!

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  21. Olá, Amanda

    Quem está lendo esses livros é o meu sobrinho. Ele também não curtiu tanto esse. Eu morro de pena dos Baudelaire, é muita desgraça que essas crianças enfrenta! Hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oie! Tudo bem?

    Aiin! Não vejo a hora de realizar a leitura dessa série, somente por enquanto assisti ao filme, mas não vejo a hora de ler os livros também, e espero que sejam tão bons quanto a adaptação! *--*

    Bjss

    ResponderExcluir
  23. Oi Amanda, como está?
    Uma pena que a leitura desse terceiro livro das desventuras dos Baudelaire não foi tão boa quanto tu esperavas. Não li o livro e nem vi a série e quase sempre vejo opiniões mistas sobre os livros. Positivas e negativas, o que me faz pensar seriamente se vale a pena ou não ler.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.