Menu

5.5.17

{Dica de Leitura} Autora Margarida Patriota



Nossa Dica de Leitura Nacional de hoje é algo pouco comum aqui no blog. Enquanto esccrevo, estou aqui refletindo a razão disso e não consigo chegar a nenhuma conclusão.

Então vamos conhecer um pouco mais de Laminário, da autora Margarida Patriota!

Linguagem incisiva, senso de humor e mesmo autoironia, ampla diversidade de temas (que vão do amor nos tempos do mouse, ao contrabando, passando por balas perdidas e trombadinhas) marcam a primeira coletânea de poemas da escritora, professora e tradutora Margarida Patriota – Laminário – que sai em abril de 2017, pela Editora 7letras, do Rio de Janeiro. 
Autora de 28 livros, entre romances, contos, ensaios e literatura para o público infanto-juvenil, a autora reúne suas composições poéticas em um volume que reflete a combinação de rigor literário e sentimento, que constitui sua obra. Seus poemas são curtos e belos, demonstrando riqueza de vocabulário, domínio sobre ritmo e rima, requinte, simplicidade e inventividade.
Desesperança
A estrela guia expira
Numa elipse cadente
O fogo de santelmo
Torra o mastro
Vagalhões emborcam o convés
Alagam o casco
E a última que morre
Recusa-se a ir antes da gente

Sobre a autora

Margarida Patriota é autora, entre outros, dos juvenis Uma voz do outro mundo (Ed. Dimensão), agraciado com o Premio João de Barro, e Enquanto aurora (7Letras), Prêmio UBE/RJ, ambos com expressivas vendas para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Seus livros mais recentes são a novela U´Yara, rainha amazona (Saraiva); o romance A lenda de João, o assinalado (Topbooks), inspirado no poeta Cruz e Sousa; a tradução para o português do romance de Henry James, A herdeira (7Letras); e Autores e Livros na Rádio Senado (Ed. Senado Federal), reunião de suas melhores entrevistas com outros escritores à frente do programa do mesmo nome, que ela produz e apresenta, há 20 anos, na Rádio Senado.

E aí, o que achou da nossa Dica de Leitura de hoje?

É autor nacional e deseja ter seu livro divulgado conosco? Basta nos enviar um e-mail (para: asmeninasqueleemlivros@gmail.com) com a sinopse do seu livro, a capa, um pequeno texto contendo algo sobre o autor e foto do mesmo, bem como as redes sociais e links que deseja divulgar, também!

1 comentários:

  1. que prazer descobrir o trabalho da autora, desejo imenso sucesso
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.