Menu

15.5.17

{Evento} Flipoços 2017



Aeee!! Demorou um pouquinho, mas também resolvi aparecer para deixar minhas impressões sobre esse super evento, que mora no nosso coraçãozinho! <3 

Bomm... Pra começar, no dia 19 de abril, aconteceu uma coletiva de imprensa para o lançamento do evento, no restaurante mais lindo e charmoso da cidade! Fomos apresentados a todas as atrações e novidades e ainda conhecemos esse lugar tão aconchegante...


E então finalmente a Flipoços 2017 começou... Meu primeiro dia lá foi 30 de abril, assistindo a mesa dos youtubers poços-caldenses... Confesso que eu ainda não conhecia os canais, mas achei superlegal a quantidade de pessoas aqui em Poços se esforçando para produzir conteúdos legais para o Youtube. Adorei conhecê-los e foi um bate-papo super divertido, cheio de dicas para quem pensa em seguir esse caminho. (Antes disso eu já tinha dado uma voltinha e comprado algumas coisinhas hehe)


O dia 01 de maio já foi um pouco mais agitado para mim... Passei praticamente o dia todo no evento, assisti a três palestras e ainda passei uma vergonha alheia...

Bom, a primeira palestra que fui assistir, por pura e simples curiosidade, foi uma decepção enorme!!
Vocês sabiam que ainda temos membros remanescentes da família real no Brasil? Pois é, nem eu sabia. Mas o D. Bertrand de Orléans e Bragança é o nosso príncipe imperial, bisneto da Princesa Isabel, e trineto de D. Pedro II.

Ele veio lançar seu livro, chamado Psicose Ambientalista, cujo título já me deixou imaginando (WTF) o que ele queria dizer.

Resumindo, o cara é adepto daquela teoria de que não existe aquecimento global, mas que as mudanças climáticas são cíclicas e as ondas de calor derivam de explosões solares. Até aí tudo bem. Já conhecia mais ou menos essa teoria. Mas daí veio uma história de que não existe desmatamento no Brasil, e que nosso país conserva 61% de sua vegetação original. Depois ele disse que transgênicos são ótimos, pois diminuíram o uso de inseticidas. Não existe risco, é um progresso, e não uma ameaça. Em sua mente perturbada, nosso príncipe acredita que correntes ideológicas igualitárias não querem o progresso e fazem falsas propagandas. Acredita que a garantia de liberdade está na propriedade privada e tudo vale em nome do progresso.

D. Bertrand assumiu o ápice da barbaridade ao dizer que nossos índios devem ser catequizados, reconhecer os dez mandamentos da lei de Deus, e por fim, que homossexualismo (notem que esse termo não é mais utilizado, por seu sufixo indicar um sentido de "doença") é um defeito e que todos pensam assim. Se não bastasse ouvir tudo isso, nosso príncipe ainda foi aplaudido de pé!!

Minha única reação foi me levantar e sair do auditório, porém sem conseguir acreditar que ainda existem tantas pessoas com esse tipo de pensamento em pleno 2017!! Vergonha alheia por ele e por seus fãs é o sentimento que me define!!

Após esse fiasco, lá fui eu fazer mais algumas comprinhas para relaxar... rsrs 
Logo após, a Pri se juntou à minha pessoa para uma palestra maravilhosa com os escritores moçambicanos homenageados... Rolou até uma capoeira na abertura, além de muito aprendizado sobre a literatura africana!





E para finalizar o dia/noite, meu adorado Clovis de Barros Filho, lançando seu livro em parceria com Leandro Karnal, Felicidade ou Morte. Cheia de frases de impacto (como sempre), a palestra do Clovis impressiona a todos com cada toque de realidade, cada identificação que temos com suas histórias e lições. Comprei o livro para ele autografar, e o li em poucas horas, já que é bem curtinho. Porém, já havia anotado algumas de suas frases de impacto para compartilhar com vocês.

"A intensidade do amor é a intensidade do desejo."

"O desejo é a falta."

"Você ama o que deseja e deseja o que não tem."

"Um segundo de vida feliz terá valido à pena se você pensar que quer repetir."




Autografamos nossos livros, tiramos foto e demos um marcador de páginas do blog para ele, que continua sendo um dos meus preferidos!! <3 


No dia 05 de maio foi o dia da linda da Thalita Rebouças. Gente, confesso que nunca li nenhum livro dela, talvez algum texto na internet apenas... Mas achei ela maravilhosamente linda, simpática, divertida... Foi um enorme prazer conhecê-la e espero ter a oportunidade de ler seus livros ainda. Apesar de termos esperado 2h na fila para conseguir autografar os livros e tirar uma fotinho, com certeza valeu à pena!! 




E então, no dia 06 de maio, mais uma maratona de Flipoços hahaha Comecei o dia cedo já para acompanhar o bate-papo do meu amigo Tokinho Carvalho com o poeta Pedro Gabriel, da série de livros Eu Me Chamo Antônio. Sou super fã do trabalho do Pedro, e amei conhecer um pouco mais sobre ele, sua infância na África e sobre seu processo de criação. Além disso, o Tokinho mandou super bem na mediação e o bate-papo foi leve, uma delícia ouvi-los falando! Comprei um livro para autografar, esperando tirar uma foto com ele também, porém devido ao atraso da palestra anterior, eu tive que sair um pouco mais cedo para um compromisso e acabei ficando sem conhecê-lo. Mas ele já é de casa, logo teremos ele de novo aqui em Poços! hehehe






Após meu compromisso, voltei pra Flipoços correndo para encontrar a Pri e assistirmos à palestra de outra fofa, a Carina Rissi! Mais uma que eu só conhecia de nome e fiquei curiosíssima para ler seus livros. Que simpatia, que carisma! Enfrentei mais uma filinha para autografar um livro e tirar uma fotinho com ela, que fez questão de fazer uma pose com nosso marcador!







Para terminar, no mesmo dia, enquanto a Pri mediou um BookGame que fazia parte da programação, eu fui assistir à palestra da Tati Bernardi com o Jacques Fux. Foi uma delícia, super divertida, os dois falaram bastante sobre seus estilos de escrita e seus projetos futuros. Porém, dessa vez, eu já estava tão exausta que não aguentei ficar para as fotos. De qualquer forma, espero ter outras oportunidades para conhecê-los!




Bom pessoal, é isso!! Esse é o resumo da minha participação no Flipoços 2017!! Aproveitei o máximo possível, respeitando meus horários de trabalho, acabou sendo um pouco cansativo, mas valeu à pena cada segundo! Obrigada GSC Eventos por fazer nossa alegria todos os anos com esse evento maravilhoso que nos traz tanto conhecimento e oportunidades de conhecermos grandes nomes da literatura nacional e internacional! 

Ahhh!! Eu estava tentando entrar em modo economia esse ano, porém mantive a média de compras de todos os anos... 12 livros e mais o livreto Espelho, lançado pelo Tokinho Carvalho, que recomendo fortemente! (Conheçam o trabalho dele aqui) <3  Obrigada Flipoços, e até o ano que vem!!



1 comentários:

  1. demais, hein?
    que legal poder participar de eventos assim, conhecer autores bacanas como a Carina, desejo mais momentos assim
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.