Menu

12.5.17

{Resenha} Antologia Entre Amigos






Organizadora: Giuliana Esperandio
Editora: Sinna
Sinopse: Amigos são capazes de cometer loucuras. Não devem, mas se despedem. Misturam as estações e se amam. São a salvação um do outro. Fazem sacrifícios. Colorem a vida. Mostram o que realmente importa para ser feliz e, às vezes, infelizmente partem para sempre ao cumprirem suas missões aqui. Mesmo assim, a vida Entre Amigos é mais feliz.

Primeira vez lendo uma antologia com esse tema, na verdade acho que é minha primeira vez lendo uma antologia, haha!

Escolhi esse livro por causa do tema: amizade. Achei muito bonitinha a capa, com cara de scrapbook, arte pela qual sou apaixonada e simplesmente não consigo aplicar! <o>

Os autores são diversos: Nuccia de Cicco, Ayumi Teruya, Gika Mendonça, Wesley Mendonça, entre vários outros. Achei muito interessante a proposta, uma vez que cada autor tem sua própria versão do que seria um relacionamento de amizade. Outros, preferiram escrever sobre suas próprias experiências, como Nuccia de Cicco fez.

Alguns contos bem que poderiam ser verdade. Uns me tocaram mais que outros, ao ponto de, em pleno ponto de ônibus circular ao meio dia completamente lotado, me fazer sentir lágrimas aos olhos. Acredito que Pê e Zar foi o único conto que de fato mexeu comigo, entre tantos outros que chamaram a minha atenção por se relacionar mesmo com a amizade pura, como Foge que é furada!, onde uma amiga tenta verdadeiramente auxiliar a outra!

Outros eu não gostei tanto, pois no final se transformava em amor entre casal. Sei que é bonitinho ver o casal amigo de infância crescer e tornarem-se amantes, mas para mim teria sido legal ter ficado no significado de amizade. Sei que nossos companheiros devem ser nossos melhores amigos e, de fato, são. Mas acreditei que a proposta seria diferente, mas enfim.

Vou falar um pouco então sobre o conto que mais me tocou: Pê e Zar - Zarmira. O autor Vinícius Machado conta a história de uma mulher em situação de rua e seu fiel cãozinho. Ambos são os únicos seres que se importam um com o outro e que cuidam, a seu próprio modo, um do outro. Meu coração ficou arrasado, pois é um tipo de história que já vimos acontecer tantas e tantas vezes... E também, por ser uma pessoa comum que faria uso do meu antigo trabalho, me senti muito próxima do caso, quase me arrancou lágrimas em pleno ponto de circular lotado, como eu já disse lá em cima. Só não chorei porque minha chefe estava próxima e me pegou bem no meio do meu momento de fraqueza, haha!



Houveram outros contos tão bons quanto esse, mas esse foi o mais tocante, em minha opinião.

15 comentários:

  1. adoro essas antologias! são sempre recheadas de boas histórias!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a coletânea e já fiquei bem interessada. Amo contos, sempre dão um gás nas leituras com histórias curtas, mas ainda assim, boas.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Devo confessar que não conhecia este livro mas também não fiquei muito curioso... A capa na me chamou muito...

    Para alem disso, não sou grande fa do género... Antologias, contos e afins, não me costumam cativar! Mas valeu conhecer e saber qual o conto que mais te tocou!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Vi anunciarem essa antologia e até pensei em participar, mas não tive nenhum ideia boa. Eu gostei do estilo da capa. Não sei quando vou ler ainda, nem se vou ler, mas adorei saber um pouco mais dos contos. Uma pena alguns terem puxado para o romance, isso me desanimou um pouco, concordo com o que você disse. Adorei a resenha.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Ainda não li nenhuma antologia e me interessei por essa exatamente por ter o tema de amizade. Fiquei um pouco triste também em saber que alguns dos textos possuem desfechos com casais. Acho fofo assim como você, mas não sei se seria o foco que eu queira.
    Acho que Pê e Zar é um dos que me emocionaria por sua premissa!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  6. Oi! Não conhecia a obra, mas achei bem legal a proposta dessa antologia.
    O tema da amizade é algo que leio bastante, mas nunca li contos que foquem exclusivamente nela. Geralmente a amizade entre humanos e cachorros não tem como não emocionar. Às vezes vejo filmes tristíssimos de pessoas, mas nunca choro tanto quanto os filmes tristes de cachorrinho hehe
    Obrigada pela dica! Já eu acho que iria gostar dos contos que terminam com casais.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom?
    Esse não é o tipo de livro que eu leria no momento, pois gosto de histórias surpreendentes, e como vc citou, varios contos se transformam em historias de amor, e isso vira clichê, rs.

    ResponderExcluir
  8. Oi, vou logo falando que não é meu tipo de livros. Muito raramente leio contos, ou seja, quando leio sempre acho bastante rasos, mesmo sendo estruturados em formas de histórias mais curtas. Apesar de não gostar do gênero, o assunto é interessante. Porém, não deixa de ser uma assunto bem comum nos mundo literário. Esses momentos de fraqueza são horríveis! Principalmente quando estamos em público, hahaha!

    www.poredelivros.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Esse livro está cheio de contos tristes e alegres, que, realmente, emocionam!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Que bom que você gostou da antologia! Mas olha... apesar do conto que escrevi ter protagonista surda (como eu sou), não é sobre uma experiência pessoal, não! Eu tomei a decisão em 2016 de sempre escrever contos e livros cujos personagens teriam variados graus de deficiência auditiva para ampliar a representatividade na literatura nacional. Ok? Abração!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Apesar de ter achado fofo a temática dessa antologia. eu gosto mais dos contos de terror, sou fascinada por roer unhas. haha Gostei de suas impressões, parabéns pela resenha.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  12. Olá adorei o post, nunca li uma antologia, já li um livro com diversos contos não sei se é a mesma coisa, fiquei super curiosa pra ler este em especifico, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, confesso que eu já tinha visto essa antologia, mas nunca parei para ir atrás e saber mais. Acho um tema legal, mas como eu sou mais de romance, não achei que seria tão interessantes sobre a amizade. Mas com os seus comentários pude ver que existe bem mais do que a um primeiro momento parece, e pensando sobre poder observar as diversas formas das pessoas enxergarem a amizade é algo que me interessa. O que para você foi ruim, para mim só torna ainda melhor, gosto quando de uma relação tão bonita surge um amor. Vou deixar anotado aqui para ler mais para frente. Tenho lido esse estilo e gostado bastante, espero sentir isso nessa também!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  14. Oii!
    Ai, que bacana, eu também não sou muito experiente nessa área de antologias, mas sempre que leio acabo gostando bastante haha
    Achei o tema muito interessante, vira e mexe eu procuro algum livro que trate de amizade puramente por ela, mas sempre acaba se tornando em amor romântico. Às vezes fica legal, é claro, mas sinto uma certa brecha no mercado por livros que retratem mais amizades fieis e que coloquem o quão importante elas são para a vida das pessoas.
    Muito bacana a indicação, vou pesquisar! :))
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  15. Ai que tema mais fofo. Amizade é um negócio lindo mesmo. Concordo com você no ponto de que seria bom que a mensagem das amizades fossem de amizade mesmo, não de amor. Existe uma certa descrença que duas pessoas de sexo oposto possam ser amigas sem atração sexual, então é bom quando a literatura quebra esse paradigma. Ótima resenha.

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.