Menu

22.5.17

{Resenha} Cleópatra


Autora: Arlete Salvador
Editora: Contexto
Sinopse: Reproduzida pelos pintores, biografada por escritores, representada por estrelas de cinema, Cleópatra é um dos grandes mitos da História. Optando por um olhar inovador e contemporâneo, a autora deste livro capta uma Cleópatra sedutora e fascinante, mas também culta e inteligente, uma mulher do nosso tempo no Egito de 20 séculos atrás. Cleópatra possuía uma cultura invejável: grande negociante, estrategista militar, falava pelo menos oito línguas e era versada em filosofia, alquimia e matemática. Distante da imagem de simples objeto sexual, que certos filmes e livros tentaram passar, Cleópatra era uma política hábil e uma líder respeitável, em um período fundamental para a consolidação do poder de Roma.
Ao optar por um olhar desmistificador, Arlete Salvador, jornalista especializada em política, nos apresenta um livro fascinante. Ao se decidir por uma narrativa leve, sem erudição desnecessária, nos revela uma rainha mais próxima do leitor, com dúvidas e inquietações que poderiam ser de qualquer um(a) de nós. Daí que o livro, escrito com surpreendente bom humor, é daqueles que se deixa ler com grande prazer. 

Não é segredo nenhum que eu gosto de ler livros com mulheres protagonistas fortes. Então é natural que, visitando o catálogo da Editora Contexto, eu escolhesse justamente o livro sobre essa mulher que ficou na história, entre tantas outras tão memoráveis quanto e simplesmente foram esquecidas com o passar dos ventos.

O livro traz em seu conteúdo: “Como a última rainha do Egito perdeu a guerra, o trono e a vida e se tornou um dos maiores mitos da história.” Isso me levou a refletir bastante, como ela teve sua vida julgada pelos historiadores da época, cujos relatos vivem até hoje. Mas também, de certo modo, graças a eles seu nome ainda estão vivo.

O livro então baseia-se bastante nos relatos de Cassio Dio e Plutarco, perpassando também por um pouco de Shakespeare (que por sua vez buscou no segundo historiador citado acima para construir sua versão do mito) e nos permite ter uma visão bem ampla da realidade em que Cleópatra viveu, seu momento na história. 

Gosto de relatos reais históricos, como também já disse diversas vezes, adoro mitologia e a egípcia é uma das que mais admiro, junto com a celta. Porém, o mito aqui não é o de uma deusa, mas sim de uma mulher cuja grandeza alcançou esse status. Cleópatra utilizou a imagem de Ísis para representar a si mesma, uma vez que a mesma era muito admirada pelos egípcios pela crença de que a deusa “protegia os humanos e favorecia a fertilidade, o casamento e a natureza”.

A autora nos guia a partir dos predecessores ao trono do Egito, até chegar ao seu pai, Pmtolomeu XII, que enfrentou diversos problemas em seu reinado. Cleópatra preciso retomar seu reino após os conselheiros de seu irmão mais novo lhe tomarem o trono que era seu por direito. A mulher era uma estrategista e conhecedora da política. Conheceu Júlio César em seu excílio e com ele teve um filho, que seria herdeiro de Roma por direito, se os romanos aceitassem o romance que existiu entre eles.


Após a morte de Júlio César, Cleópatra investiu no romance com Marco Antônio, um dos três nomes do Triunvirato. Tiveram um relacionamento de anos e filhos, porém novamente o romance não era aceito, uma vez que Marco Antônio era casado com a irmã de Otávio, outro pertencente ao Triunvirato e quem começou os rumores de que a rainha do Egito era uma feiticeira sexualista que estava dominando a mente do nobre e honrado Marco Antônio.

Muito discutiu-se a respeito das razões de dois grandes homens caírem de amores por ela. Sua beleza, sua inteligência, sua sagacidade... Os romanos não entendiam como dois de seus maiores líderes deixariam sua pátria para dar forças ao Egito, uma terra que já havia sido meio que dominada por Roma. Os dois historiadores já citados acima relataram toda a história como se ambos os imperadores romanos fossem vítimas diante do poder fascinante de Cleópatra.

A autora nos apontou em grandes detalhes como a vida da mulher transformou-se em mito. Gostei muito de conhecer essa obra, recheada de imagens de quadros e estátuas de Cleópatra. Fica fácil de imaginar como foram os acontecimentos. As folhas são brancas, o que pode incomodar um pouco, mas compensa pelas figuras. A diagramação ficou bonita, com hieróglifos e outras características egípcias.

É de leitura fácil, de modo que você que não é historiador entende facilmente. Leitura recomendada se você quer conhecer mais sobre o mito da Cleópatra, umas mulheres mais instigantes da história!



22 comentários:

  1. Ola
    É a primeira resenha que leio deste livro, e gostei bastante dos comentários, especialmente por ter um estilo que me interessa muito e por aparentar mesmo ser tão instigante. Sem contar que fico bem curiosa diante de todos os detalhes repassados, acredito que deve ser bem rico em características né?!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu não conhecia este livro!mas curto muito a história da Cleópatra e livros históricos.
    Gostei demais dos detalhes que vc repassou.e saber que é uma leitura fácil me deixou mais interessada
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  3. a trama também tem um valor histórico muito bonito que me atrai bastante, eu curti e gostaria de conhecer
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Pri

    Também gosto de mulheres fortes, mas esse lado mais histórico do livro não me chama atenção. Sei o básico sobre Cleópatra, e não tenho interesse em me aprofundar em sua história. Eu curto muito mitologia egípcia, é a única que aprecio, fiquei meio obcecada por ela depois que vi José do Egito e Os Dez Mandamentos, então essa parte mitológica me agradaria, mas aparentemente é uma parcela pequena da história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Acho que todo mundo já ouviu falar na Cleópatra, mas eu, pelo menos, nunca cheguei a ler nada sobre ela, então sua dica de livro foi bem interessante, porque nunca pensei em ler sobre ela, mas agora fiquei curiosa pra saber mais!
    Sua resenha e fotos ficaram ótimas!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  6. Olá não conhecia o livro, achei interessante, nunca lia nada a respeito, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?
    Cleópatra é maravilhosa mesmo, já li algumas coisinhas contando sobre ela e sempre que posso estou lendo de novo.
    Esse livro parece ter bastante conteúdo detalhado da história dessa mulher incrível que ela foi, e tudo o que ela passou naquela época.
    Não sei se o teria na minha estante, mas de toda forma é uma leitura que super agregaria conhecimento.
    Parabéns pela resenha <3

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Então, não sabia desse livro sobre a Cleópatra, achei muito legal. Gosto de conhecer novas culturas e imagino que esse livro seria uma leitura bem diferente, rica em detalhes e fatos históricos.
    Gostei das suas impressões, me deixou bem animada.
    Dica super anotada aqui.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?

    Não sabia desse livro, ele parece ser muito interessante. Gosto dos fatos que ele apresenta, creio que seria uma ótima leitura. Vou anotar a dica e procurar depois o livro no site da editora.

    ResponderExcluir
  10. Oii Priscila, tudo bem? Ótimo post! Adorei conhecer o livro. Eu também adoro livros com personagens femininas fortes, e a história da Cleópatra sempre me fascinou e me deixou curiosa. Acho que iria adorar essa leitura! :D Dica anotada!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Priscila, tudo bom? Eu não sei muito sobre Cleópatra, já assisti vários filmes, mas não posso afirmar que sei tudo sobre o assunto. Tenho vontade de conhecer mais, por isso acho que a leitura valeria a pena. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Amo mitologia egípcia e conheço bem sobre Cleópatra por conta disso, mas ainda assim tô querendo muito esse livro, já há um certo tempo. Mas toda vez que vou à livraria não entro, vá entender! Gostei de saber que tem ilustrações, representações de quadros e mais, isso me animou bastante e me fez querer ainda mais esse livro. Belas imagens e bonita resenha, bexitus!

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  13. Adoro mitologia! Cleópatra certamente é foi uma mulher muito poderosa, e achei a premissa desse livro muito legal. Gosto bastante do povo egípcio , e vejo nesse livro uma grande oportunidade de conhecer mais sobre a vida da Cleópatra , como também de seu povo. Vou anotar a dica! A parte gráfica está linda, e acredito que as ilustrações acrescentam bastante a obra. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Priscila!
    Cleopatra <3 Essa leitura realmente deve ter sido incrível porque essa mulher... foi com certeza uma das mais brilhantes da história. Me pareceu muito interessante a forma como o livro foi feito né, usando o que esses outros autores falaram sobre ela e tudo o mais (a versão de Shakespeare é uma das minhas peças preferidas). Eu não conhecia esse livro, mas já coloquei na minha lista :3 Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não leio livros nesse estilo, mas tenho curiosidade para saber mais sobre a história da Cleópatra, por essa razão fiquei animada com seu post. Enfim, pelos seus comentários parece ser uma boa obra mesmo e fiquei feliz ao ver que é de leitura fácil.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Tenho muita curiosidade em saber mais sobre a história de Cleópatra, li muito pouco a respeito disso e gostaria de ler mais, essa é uma ótima indicação. Achei bem legal a forma como foi pesquisado e relatado, agora já sei por onde começar. Obrigada pela indicação!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  17. Nossa, eu estou surpresa. Não sabia que a Cleópatra era tudo isso.
    Eu não sou muito fã de não ficção, mas, pelo que você disse, eu adoraria ler esse livro.
    Dica anotada, parece muito interessante e uma verdadeira aula.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?
    Não sou muito fã de não ficção, mas pelo pouco que você nos contou sobre a obra eu já fiquei louca para conhecer um pouco mais da Cleópatra e do mito que ela foi, e que foi sendo esquecendo com o passar dos ventos, como você mesma disse. Outro ponto que me deixou louca para fazer a leitura foi o fato de que é uma leitura de fácil entendimento, ainda para quem não é estoriador. Ótima resenha e fotos!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  19. Oi!.
    Ainda não conhecia esse livro mas só o título já me chamou atenção, afinal pouco lemos sobre Cleopatra nos dias atuais, e a mitologia egípcia é uma das mais ricas e cheia de detalhes que temos por aí.
    Adorei o modo com que o livro se desenvolve, principalmente porque temos pessoas que entendem do assunto nos interando da história dessa mulher poderosa.
    Com certeza é uma ótima leitura

    ResponderExcluir
  20. Olá Priscilla, tudo bem?
    Então, eu não sou uma pessoa que gosta muito de mitologia e nem de história. Achei a história do livro bem interessante, uma vez que a vida de Cleópatra é fascinante, de acordo com o que eu aprendi na escola, né? haha
    E o autor te escrito isso de forma bem leve foi melhor ainda, mas infelizmente, acredito que esse não é o tipo de livro pra mim no momento.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Oi, preciso dizer que esse livro não faz meu tipo e por isso não me chama a atenção. Não por não conter uma história interessante ou uma leitura agradável, mas é porque eu não sou ligada em mitologia e muito menos em história, então ler acerca da história de vida dela não me atrai e me deixa cheia de vontade. Obviamente é diferente para quem gosta e curte como você, e ainda melhor ao ter uma escrita leve que possibilita um melhor entendimento. Apenas não é uma obra que faz meu genero ou que eu consiga apreciar. Mas é sempre bom para conhecer novas obras e guardar como sugestão de presente para aquela pessoa que gosta! Parabéns pela resenha.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.