Menu

28.5.17

{Resenha} O Perfume da Folha de Chá


Oi amores, chegueeeeeei! 💗


Editora Companhia das Letras nos presenteia com um romance formidável, sofrido, mas formidável.
Vamos conferir? Let´s Go!


O Perfume da Folha de Chá - Dinah Jefferies

Sinopse:

“Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurence no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império. Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos. Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.”


Resenha

Ao chegar a pagina vinte e um desse livro, pensei duas coisas e fui consultar o atlas:
1- Se na Escócia não tinha homens disponíveis;
2- Quem está desesperada para casar aos dezenove anos? Sem conhecer nada da vida, isso em 1925, e nada relaxante ter que atravessar meio mundo, para viver num lugar e com um homem desconhecido?
Por hora eu vou responsabilizar o amor, por esse ato impensado.
Sri Lanka, ex-Ceilão, ocupa a Ilha de Ceilão, situada no Oceano Indico, continente africano, ao sul da Índia, com o estreito de Palk separando-as.

Gwen para encontrar Laurence, desceu da Escócia, país de frente pro Polo Norte __ frio __ contornou a costa europeia, também a africana, entrou no Oceano Indico e subiu ate a Ìndia, onde se encontra uma ilha de 62.610 km², situada acima da linha do Equador __ quente __ chamada Ceilão, hoje tem o nome de Sri Lanka.
É muita coragem e muita vontade de ter um marido. Mas Laurence era o presente que toda mulher sonhava.
Eles se viram num baile em Londres, conviveram pouco, ele a pediu em casamento, ela aceitou, os pais dela “chiaram” bastante, por Laurence ser um viúvo de trinta e sete anos e levá-la para tão distante.
Mas ela foi.


Ao aportar em Ceilão, um cingalês exótico que conhecera no navio, e que mais tarde faria parte da sua nova vida e de uma maneira angustiosa.
Laurence chegou atrasado.
Gwen sentiu um impacto, com o calor absurdo, as vestimentas berrantes do povo, a língua de sons estranhos, os meios de transportes quase medievais, os insetos, os odores que enfestavam o ar. Mas Laurence valeria o sacrifício?
O seu novo lar, era uma fazenda que produzia e exportava chá.


Tudo estava a contento, dentro do possível ia desempenhando suas tarefas de esposa e dona de casa.
Num passeio pelos campos, Gwen achou junto com os cães um pequeno tumulo com inscrição, escondido pela vegetação.
E como se não bastasse, depois de dois dias, ela teve uma alegria, sua irmã descia do carro, mas descia também Verity, a irmã de Laurence, que Gwen não sabia que morava na casa do marido.


Os problemas que envolvia a sua vida, o seu casamento havia a presença nefasta da rica viúva Cristina, que não escondia a atração por Laurence.
Mas ouve algo realmente inusitado e terrível de resolver, que tirou o chão e o prumo de Gwen, que partiu seu coração e sua alma. E ela teve que fazê-lo, mesmo sangrando.


Parabéns a autora pela pesquisa realizada. Obrigada por eu ir “ao Ceilão”, sem pagar passagem nem nada rs.
É um livro de muitos argumentos, mistério, dores e acertos.
A autora retratou muito bem a tênue sensualidade existente nos romances do século XX. Recomendo a leitura.
Agora só posso dizer que Laurence é um branco fajuto.... só lendo pra descobrir o significado disso.
Então é isso amores. Até a próxima. Tchau!


Título: O Perfume da Folha de Chá 
Autor (a): Dinah Jefferies
Editora: Paralela
Número de Páginas: 432

24 comentários:

  1. Ola
    essa vai ser uma das minhas proximas leituras e sei que é um romance histórico e só por isso ja fico bem empolgada. Na verdade, confesso que li pouco da sua resenha porque nao quero saber muito a respeito antes de ler a obra, mas pelo que pude compreender em seus comentários é que é uma obra bem marcante e eu fiquei bem motivada. Curiosidade é o que não falta diante deste cenário!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. oi, o que mais me atraiu nesse livro foi a descrição do cenário, é uma viagem no tempo, nos costume, na atmosfera de um novo lugar em uma completa viagem

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tive a oportunidade de solicitar esse leitura, mas acabei desistindo, e toda vez que leio alguma resenha, que sempre é positiva, fico bolada por não ter pego pra ler, haha.
    Adorei saber que você curtiu a leitura, e gostou da ambientação do livro, que é bem diferente do que tô acostumada a ler. Espero poder conferir esse livro em breve, parece bem emocionante!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Oie! Tudo bem?

    Por mais que todos falem muito bem desse livro, não consigo sentir interesse em realizar a leitura dele, acho a capa linda e a proposta muito interessante, mas falta algo que desperte meu interesse nele, por isso por enquanto continuo passando a dica!

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Este livro está na minha lista de próximas leituras.
    As suas considerações iniciais acredito que faziam parte do contexto da época, isso é bem comum em livros do gênero.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Isso de se mudar e se casar aos dezenove? Definitivamente eu não faria, então acho que não tenho vontade de casar haha Sua resenha me deixou muito curiosa, minha nossa. Como vai ser o casamento deles? O que vai acontecer com Cristina? O que tem o primo de Gwen? Gente, tantas perguntam sem respostas que dá vontade de correr para ler. Mas, ainda não tenho tanta certeza sobre a leitura, quem sabe se eu me deparar com o livro eu o leia. Mas obrigado pela dica ♥
    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já estou namorando esse livro desde que lançou e ainda não encontrei tempo para ler não sei por qual motivo, rsrs
    Primeira resenha que leio dele e me deu mais uma noção do que esperar, obrigada.
    Já esta aqui no meu kindle, lerei em breve. *_*

    Abraços,

    http://livrosagogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Gente, quem sai da Escócia atrás de homi? Ainda mais na ÍNDIA. Quero ler pra descobrir o que se passa na cabeça dessa mulher, rs. Anyway, eu amei a resenha e fiquei muito curiosa pra conhecer a obra, já quero descobrir todo o mistério envolto nesse livro!

    ResponderExcluir
  9. Olá Lauri,
    Tive o prazer de ler esse livro muito em breve e fiquei muito contente com o que encontrei. As suas impressões foram ótimas e, o melhor, me fez tem vontade de reler esse livro. Também sou grata a autora por ter viajado pelo Ceilão e por ela ter escrito esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Lauri,
    Que resenha apaixonante, eu comecei a ler esse livro é estava gostando bastante mas acabei dando uma paradinha para priorizar as leituras de parcerias e uma puxou a outra e até agora não consegui voltar pra ele, mas sua resenha reacendeu minha vontade de concluir essa história e vou fazer, ainda não cheguei no x da questão, mas já estou super curiosa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oie! Tudo bem?

    Esse será uma das minhas próximas leituras, não vejo a hora de ler ele parece tão interessante! Também quero ir para Ceilão sem pagar nada!!!!

    Bjus.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro e estou bem interessada para ler, ainda mais depois de saber que a ambientação está ótima, além de toda a pesquisa que a autora fez para construir a trama. Com certeza parece ser uma ótima obra, e espero poder ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Não li muito da sua resenha porque estou com o livro aqui pra leitura, e estou morrendo de curiosidade por ser um país e uma história que eu nunca li e diferente de todos os outros do gênero que eu conheço.
    Que bom saber que a leitura foi muito boa e que a autora soube pesquisar bastante e consegue fazer o leitor viajar nas páginas.
    Fiquei bem mais empolgada pra ler

    ResponderExcluir
  14. Eu simplesmente amei esse livro. Foi uma das minhas melhores leituras do ano. A autora realmente faz a gente viajar sem sair do lugar. Eu achei o livro extremamente rico e interessante. Dá até vontade de reler!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Eu já li o livro e adorei!
    A história é tão delicada, emocionante, daquelas que não conseguimos parar de ler. Foi uma leitura intensa, onde cada capítulo eu ficava ainda mais ligada na história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Só tenho lido ótimas resenhas desse livro é entre uma leitura e outra fiz observações parecidas com as suas nos itens 1 e 2. Mas conclui que só lendo para entender melhor. Ele já está na minha lista e espero me envolver com a história.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Já li várias resenhas sobre esse livro e, mesmo a maioria sendo positiva, ainda não consegui me decidir se leio ou não.
    Gosto muito de romances e o fato desse também ter mistério me anima a ler. Principalmente, porque agora quero entender o seu comentário sobre o Laurence no final da resenha haha. Mas toda vez que vejo falarem sobre o livro, fico com a sensação de que vou achar a leitura arrastada.
    Talvez seja só eu que não estou no momento certo para ler, então, vou deixar a dica anotada para uma outra oportunidade.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e fico feliz de saber que você gostou da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Comprei esse livro na promoção do dia da mulher e até agora não li, depois de ler sua resenha fico me perguntando: Pq não li até agora?

    Na verdade comprei por impulso pq estava barato kkk não sabia muito sobre o que se tratava a história, só que é um romance histórico.

    Obrigada pela resenha, fiquei bem curiosa para saber o motivo dele ser um branco farjuto e também conhecer a cultura de outros países.

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  19. Primeiro, eu jamais casaria aos 19 anos hhahahaha! Adorei sua resenha, muito animada e os gifs também, não conhecia esse livro, não sou muito chegada em romances de época, mas gostei bastante dessa história e premissa, geralmente evito esses romances por serem um pouco machistas em relação às mocinhas, mas alguns parecem ser aceitáveis como este, rs. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Eu já vi esse livro diversas vezes por aí, mas não havia lido suaa sinopse ou alguma resenha sobre ele. Fiquei chocada com o tanto que a guria teve que viajar pra ir atrás do seu marido, Jesus! Não sei se eu teria tanto ânimo assim. E, meu Deus, ela só tem 19 anos, pra que a pressa pra casar? hahaha A trama me parece ser bem legal, mas não sei se leria esse livro no momento. De qualquer forma, obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  21. Oi! Preciso confessar que esse livro é um que eu já vi em diversos lugares, mas nunca havia despertado meu interesse... e mesmo depois dessa resenha incrível, eu ainda não me sinto cativada a ler. Acho que meu maior problema não é nem ela querendo se casar, é mais o fato como as coisas aconteceram e tem tanta coisa misteriosa nessa história, que eu fico receosa se eu vou gostar, ou se é um pouco exagerado demais. Enfim, no momento não está na minha lista de leituras, mas se eu tiver a oportunidade lerei pelo que eu li aqui, espero conseguir gostar!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e confesso que não fiquei muito animada com a dica, pois não sou lá muito fã desse tipo de história e não achei a premissa interessante, sabe? Por essas razões eu dispenso a dica dessa vez, mas gostei de ler suas impressões, imagino que seja uma boa dica para quem aprecia o gênero.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Oiee Lauri ^^
    Eu gostei bastante deste livro, mas também senti muita raiva...haha' raiva dos personagens que não sabiam conversar (com uma boa conversa, muita coisa poderia ter sido evitada, né?), e também raiva da autora por me deixar tão tensa e angustiada...haha'
    Ainda assim, gostei bastante da história ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  24. Adorei o nome do livro , bem interessante ao longo da resenha entendi o porque do título. Gosto muito de livros que se passam em uma época diferente e esse parece ser realmente um bom livro. Anotei a dica e espero entender a referencia do final da resenha hahahaha. Beijos

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.