Menu

10.5.17

[Resenha] A Rainha de Tearling



Autor: Erika Johansen
Editora: Suma de Letras
Ano: 2017
Sinopse: Quando a rainha Elyssa morre, a princesa Kelsea é levada para um esconderijo, onde é criada em uma cabana isolada, longe das confusões políticas e da história infeliz de Tearling, o reino que está destinada a governar. Dezenove anos depois, os membros remanescentes da Guarda da Rainha aparecem para levar a princesa de volta ao trono - mas o que Kelsea descobre ao chegar é que a fortaleza real está cercada de inimigos e nobres corruptos que adorariam vê-la morta. Mesmo sendo a rainha de direito e estando de posse da safira Tear - uma joia de imenso poder -, Kelsea nunca se sentiu mais insegura e despreparada para governar. Em seu desespero para conseguir justiça para um povo oprimido há décadas, ela desperta a fúria da Rainha Vermelha, uma poderosa feiticeira que comanda o reino vizinho, Mortmesne. Mas Kelsea é determinada e se torna cada dia mais experiente em navegar as políticas perigosas da corte. Sua jornada para salvar o reino e se tornar a rainha que deseja ser está apenas começando. Muitos mistérios, intrigas e batalhas virão antes que seu governo se torne uma lenda... ou uma tragédia.


Kelsea Raleigh Glynn
foi criada longe de seu reinado. Com o ataque iminente da Rainha Vermelha à Fortaleza de Nova Londres, a rainha Elyssa de Tearling envia sua única filha Kelsea para bem longe quando essa tinha apenas 1 ano de idade. Criada por Carlin e Barty Glynn nos recantos de uma floresta até os seus 19 anos, quando a Guarda da Rainha vem buscá-la para assumir o seu trono de direto.

Kelsea desde criança tem Carlin como professora que lhe ensina sobre os mais diversos assuntos e lhe passa também o amor pelos livros. No entanto, ela não lhe diz muito sobre seu próprio país. Kelsea sabe apenas o básico sobre Tearling e não entende por que Carlin não lhe fala mais sobre isso.

Quando finalmente a Guarda da Rainha vem buscá-la, Kelsea não imaginava que iria encontrar tantos obstáculos para assumir seu trono e também mantê-lo, além de permanecer viva para fazer a diferença em seu reinado. Órfã de mãe e não tendo nenhum conhecimento sobre seu pai biológico, Kelsea vai ter que lidar com toda a carga que seu trono trás, mas com a ajuda de sua Guarda, em especial Clava, ela poderá enfrentar tudo e muito mais.

Kelsea vai descobrir que tudo a sua volta é um verdadeiro mistério, da história de vida de sua mãe Elyssa até as duas safiras azuis. Uma dessas pedras, ela desde criança e a outra recebeu no dia de sua partida da floresta, ambas parecem ter um efeito diferente sobre ela.


"Ela podia sentir a safira agora, uma pressão latejante que ardia como uma palpitação dentro de sua cabeça. A cada puxão, Kelsea ficava mais furiosa. A safira não queria partir.
Por que não?, perguntou ela.
E embora ela não tivesse esperado uma resposta, ela veio suavemente, aflorando de algum recesso escuro de sua mente. Por que tenho muito a lhe mostrar, criança.Página 211

A capa está linda e combina perfeitamente com a história. A capa não parece ser fofa e nem singela, assim como a história que é mais direta e cheia de mistério. O livro vem com um mapa de Tearling. Adoro esses mapas que nos ambientam no mundo criado pelos autores! O início de cada capítulo tem trechos de livros do futuro falando sobre o reinado de Kelsea. Achei isso superbacana. As letras estão pequenas, o que incomodou um pouco a minha vista (que não é ruim). A narração é feita em terceira com foco principal em Kelsea, mas alguns outros personagens secundários tem sua vez.

Kelsea Raleigh Glynn é uma rainha perfeita. Preocupa-se com seu reinado e com o que seus inimigos fazem com seu povo. Ainda tão jovem, mas tão sábia em alguns aspectos. Com apenas 19 anos recém-completados, Kelsea tem que lidar com muita coisa e se não fosse a ajuda de Clava ,ela não poderia estar onde está ou muito provavelmente já estaria morta. Os dois formam uma dupla maravilhosa! A relação deles é linda demais. Apesar de Clava ser um guarda durão, dá para perceber que tem alguma afeição por Kelsea. O melhor é que não é nada romântico e sim paternal.


A história por trás do mundo de Tearling me deixou bem curiosa. Pelo que pude entender, os habitantes de lá são descendentes das Américas e eles estão alguns anos a nossa frente, mas algo aconteceu que eles acabaram retrocedendo na tecnologia e se mudando para um novo pedaço de terra. Tanto que alguns livros e autores são conhecidos por nós na nossa atualidade. Como exemplo temos O Hobbit, os livros de anatomia de Leonardo da Vinci, os livros de J. K. Rowling e dos irmãos Grimm. Certeza que os fãs desses autores e livros vão ficar bem curiosos para ler esse livro! Rsrs... Esses fatos dão a entender que esse livro é uma distopia no estilo medieval.

Ah! Temos um mistério que intriga toda a história: quem é o pai de Kelsea? Esse fato só é mais e mais mistificado ao longo da narrativa e eu tenho um chute bem grande em relação a isso. Será que alguém aí já leu e pode conversar comigo sobre isso?! Necessito botar para fora essas teorias!

A Rainha de Tearling não é um livro rapidinho de se ler, pelo menos não foi para mim. Toda vez que leio livros de fantasia ou medieval, sempre acabo empacando um pouco na leitura. O livro é bem escrito e tem várias passagens contando um pouco sobre o passado dos habitantes do país, mas nada concreto. É tudo muito escuso e escorregadio. As informações são soltas em retalhos e nem sempre são claras para o leitor. Muita coisa ainda para ser revelada ao longo da trilogia. A curiosidade me consome!!! Quero para ontem o segundo livro The Invasion of the Tearling!

Esse é o primeiro livro da autora Erika Johansen e acredito que ela tem tudo para crescer e desenvolver histórias incríveis. Os outros dois livros já foram lançados no exterior e estou louca que a Suma de Letras lance logo eles aqui no Brasil!


26 comentários:

  1. Ola
    Acho essa capa muito linda! E esta é a primeira resenha que leio desse livro, e fiquei bem animada. Amei poder conferir suas impressões, assim como achei a capa muito linda. Amo livros do gênero, e comprendo bem que não é uma leitura rápida por conta do desenvolvimento ser mais complexo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, F!
      O livro foi lançado recentemente, talvez por isso não tenha visto resenhas dele ainda. O livro é bem bacana. Espero que leia a goste.
      Beijão!
      http://www.lagarota.com.br/
      http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

      Excluir
  2. Olá,
    Desconhecia a obra, mas de cara já fiquei intrigada e querendo conhecer muito mais sobre Kelsea e esse enrede que é, aparentemente, cheio de mistérios.
    A capa é muito bonita e quero saber qual a ligação dos detalhes dela com toda a trama.
    Gosto muito de livros do gênero e entendo que por ele ser regado de informações, acaba se tornando uma leitura mais complexa e, por conseguinte, mais lenta.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  3. Ahhh Deus eu estou com muita vontade de ler esse livro, sua resenha me deixou ainda mais ansiosa, a capa realmente é linda, sua resenha esta incrível e as fotos ficaram maravilhosas. Adoro livros com rainhas, amo esses mistérios como a das duas safiras, preciso ler urgente.

    ResponderExcluir
  4. que bacana, eu ainda não conhecia esse enredo, mas fiquei super interessada... é uma trama diferenciada!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu estou louca de vontade de ler esse livro, pois adoro fantasias que envolvem reinados e todo conflito de assumir o trono e tals.
    Apesar de ter sido uma leitura um pouco arrastada pra você, acredito que pra mim ela seria um pouco mais rápida, já que estou acostumada com o gênero e adoro essas voltas ao passado e várias reviravoltas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sabrina!
      Pois é. Leio pouco livros nesse estilo em comparação com outros que leio, então demoro para pegar o ritmo. rsrs...
      Espero que goste quando o ler. ^^
      Beijão!
      http://www.lagarota.com.br/
      http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Achei meio Game of Thrones, amei!
    Parece ser uma história emocionante e muito gostosa de se ler. Já adicionei o livro a minha lista de desejos no amazon, estou louca pra conferir!! ♥

    ResponderExcluir
  7. OIe,
    Simplesmente amei suas fotos! A capa do livro também é maravilhosa!
    Eu gostei muito da premissa do livro pois amo histórias de reis e rainhas e um mundo diferente do nosso. Vou anotar o livro na listinha dos para ler.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Eu amo essa capa!! Mas a história não é muito do meu interesse. Não gosto muito desses enredos envolvendo reis, rainhas e coisas do tipo, então acho que não leria... Ainda mais por ser uma trilogia, e estou fugindo de coisas que não terminem em um livro só hahaha.


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  9. Oie. :)
    Amo esse tipo de estória, me deixa fissurada na leitura do começo ao fim, claro, se for uma estória bem boa rs.
    Parabéns pela resenha, ficou bem boa.
    As fotos que tirou ficaram incríveis Cris. Parabéns pelo post.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lauri!
      Então leia sim. Acho que você vai gostar. Que bom que gostou. Obrigada! ^^
      Beijão!
      http://www.lagarota.com.br/
      http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

      Excluir
  10. Olá!!
    Esse livro está sendo muito comentado a blogosfera e ainda bem que só vi comentários positivos!!
    E como vc também me incomodou o tamanho da letra e não gostei muito dessa capa.E também fiquei bem curiosa sobre o pai de Kelsea ^^

    Livro ao Avesso

    ResponderExcluir
  11. Oi.

    Eu acho esta cada linda!!! E estou louca para ler este livro desde que li sobre ele na Fanpage da editora. Estava torcendo para recebê-lo da Companhia das Letras, mas não foi dessa vez :( Tentarei comprar ainda este ano. Espero que consiga!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Fiquei com vontadinha de ler esse livro <3 histórias medievais são incríveis, provavelmente vou esperar lançar todos aqui no Brasil porque ler livros cujas continuações ainda não saíram me deixa agoniada hahahaha, mas fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas o mesmo parece ter uma história bem curiosa e interessante, sendo que adorei saber que há um mapa e trechos de livros do futuro, além de ter esse relacionamento paternal. Enfim, não é o gênero de livro que costumo ler, mas achei bacana todos os seus comentários e vou marcar a dica de leitura.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Oie! Tudo bem?

    Amei conhecer esse livro! Parece ser o tipo de história que amo acompanhar, ainda mais juntando fantasia e eras medievais! A unica coisa que me preocupou, foi por ser uma leitura mais lenta, tenho dificuldade com isso, mas com certeza darei uma chance ao livro!

    Bjss

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Adoro esse tipo de livro, rainhas, reinos, princesas... apesar de ser o primeiro livro da autora , vi várias resenhas positivas, estou bem curiosa e leria com certeza!

    Sua resenha ficou ótima, achei a capa e edição do livro lindas, já quero!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi! Já tinha visto esse livro em algum lugar, mas não tinha dado muita bola (mesmo com a capa azul linda rsrs). A premissa me chamou bastante a atenção, já que envolve mistérios em um universo medieval e, segundo entendi, distópico também. Como eu adoro aqueles autores que você citou, provavelmente vou adorar o livro! Dica anotada!

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Não fazia ideia de que esse livro fazia parte de uma série. Me parece ser uma história bem interessante, já que temos uma protagonista bem jovem que não sabe quase nada de seu passado e que precisa tomar decisões importantes ao se tornar rainha. Adoro livros de fantasia e medieval, mas admito que para mim a leitura fica um pouco mais empacada também, não é o tipo de história que consigo devorar em pouco tempo. No entanto, levando em conta os elogios à obra, creio que deve valer a pena dedicar um tempo à ela. Eu com certeza iria criar várias teorias também, haha.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  18. Oiee Cris ^^
    A sinopse desse livro tinha me deixado curiosa, mas eu não sabia se valia mesmo a pena...haha' depois de ler a sua resenha vejo quão errada eu estava. Conseguiu me deixar curiosa *-*
    Mas eu acho que vou esperar o segundo livro ser lançado antes de ler este, pois já estou esperando tantas continuações que acho que vou ficar doida...haha' Fico feliz que tenha gostado do livro :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu fiquei com vontade de ler esse livro desde que soube do lançamento e, assim como você, adoro livros com mapas. Achei muito interessante ser uma distopia com citação de autores de nossa época, é uma coisa que me chamou muito a atenção.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Tenho uma certa curiosidade a respeito desse livro desde que a editora o apresentou em suas redes sociais, porém, até hoje não tinha parado pra ler alguma resenha, então, adorei encontrar a resenha de A Rainha de Tearling por aqui ;)
    Pelos seus comentários tenho certeza que irei amar a leitura, e assim como você, sou meio lenta para ler nesses gêneros, mas, creio que isso não será um problema e irei curtir mesmo assim!
    Dica anotada...
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Amo a capa deste livro.desfe o lançamento fico babando nela.mas quando vi q era uma trilogia e que ficava meio indefinido no primeiro desistir de dar sequência na leitura.nao Tô suportando a ansiedade se esperar rsrs evitando todas as séries por mais maravilhosa que sejam.parwbens pela tua resenha que bom que mesmo tendo alguns altos e baixos vc curtiu a leitura!mas vou vou guardar a dica para o futuro

    ResponderExcluir
  22. Hey!

    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, estou de olho nele desde o lançamento mas não consegui adquiri-lo ainda. Gostei muito da resenha, ela me cativou bastante para a leitura, gosto muito do gênero, é o tipo de livro que eu costumo "devorar". Dica anotada.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Eu não conhecia o livro, mas a edição parece estar muito linda. Também amo os livros que vem com mapas da região e isso os deixam ainda mais bonitos.
    Eu gostei bastante da premissa e gosto também do gênero, só que também sou dessas que empaca um pouquinho na leitura, por isso não leio tanta fantasia medieval.
    Anotei a dica para futuras leituras.
    Beijos

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.