Menu

24.5.17

{Resenha} Yona - The Girl Standing in The Blush of Dawn



Título Original: Akatsuki no Yona
História e Arte: Mizuho Kusanagi
Editora: Hana to Yume
Gênero: Ação, Comédia, Fantasia, Romance
Status: Em andamento
Sinopse: Princesa Yona vive a vida ideal como a única princesa de seu reino. Sendo adorada pelo seu pai, o Rei, e protegida pelo seu leal guarda Hak, ela passa seus dias se preocupando com seus cabelos vermelhos e pensando em seu amado Soo-Won. Mas tudo muda no seu aniversário de 16 anos, quando ela presencia o assassinato de seu próprio pai.


A história começa mostrando os dias pacíficos de uma princesa que tem uma vida de ouro. Dentro de um palácio, sempre rodeada de empregados e com a presença de seu guarda pessoal (e amigo de infância) Hak, Yona não conhece muito sobre a realidade fora do castelo, tudo que ela consegue imaginar sobre é o que seu pai, o Rei Il idealiza: um mundo em paz e sem guerras. Assim ela passa seus dias apenas se preocupando com o quão vermelho são seus cabelos e esperando ansiosamente a chegada de seu primo e também paixão de infância, Soo-Won.

No entanto, na noite de seu 16º aniversário as coisas viram de cabeça pra baixo na vida dessa garota ingênua, quando ela presencia o assassinato do pai, pelas mãos de seu próprio primo.

Chocada com a morte do Rei e com a traição de Soo-Won, Yona foge com a ajuda de Hak e é aí que a jornada dos dois começa de fato.

Ao longo dessa fuga, Yona descobre que seu destino para com seu Reino vai muito além do que apenas o de uma princesa a fim de tomar o Castelo de volta e pra isso ela precisa da ajuda de guerreiros lendários.

Descendentes de guerreiros que receberam poderes Divinos pelos quatro Dragões, a fim de proteger Hiryuu, primeiro Rei do reino de Kouka, do qual Yona é princesa.

De acordo com a lenda, o Deus Dragão Vermelho, Hiryuu se tornou humano para poder governar o país e trazer paz. No entanto, conforme o tempo se passou, a malícia das pessoas só aumentava e a fé que tinham nos Deuses foi desaparecendo, até que o país entrou em decadência. Ele foi capturado por aqueles que desejavam o poder e então os Deuses vieram para buscar Hiryuu, para que ele pudesse se vingar de toda aquela maldade... Mas ele recusou, pois ainda amava os humanos de todo seu coração e os Dragões, ainda amando Hiryuu, decidiram então dar seus poderes à quatro guerreiros humanos, para que o servissem, o protegessem e nunca o traíssem. E assim foi feito e pouco a pouco o caos foi desfeito e não muito tempo depois seu Rei caiu no sono eterno. Com a missão dos guerreiros terminada, eles desapareceram cada um para um canto e nunca mais se soube deles.


Bom, eu evitei entrar em muitos detalhes em relação à jornada da Yona, pois isso iria entrar no motivo da morte de seu pai e da tomada do trono por Soo-Won e acho que é algo legal de se descobrir aos poucos.

Akatsuki no Yona é uma história que começa bem parada, eu diria. Lembro que conforme fui lendo o começo, mostrando aquela princesa mimada e ingênua vivendo alegremente no castelo, apenas se preocupando com Soo-Won e sua aparência me fez pensar que eu estava na história errada(sério, se eu voltar agora pro começo da série eu ia me surpreender com a personagem).

O enredo conta com uma bela protagonista feminina. Eu diria que é uma das melhores histórias que eu li com uma protagonista do tipo. Há todo o crescimento dela ao longo da sua jornada, o conhecimento que ela adquire e a vontade que ela tem de ser mais forte para poder tomar de volta o que é seu por direito, o desejo de ser mais forte para poder não ter mais seus companheiros e entes queridos mortos em sua frente e acima de tudo a força que ela busca para sobreviver.


Claro, que não só a princesa, mas os personagens centrais dessa história, todos tem uma bela complexidade, não só na personalidade deles, mas também na relação entre eles. Um bom exemplo disso, seria os três principais: Yona, Hak e Soo-Won, que são amigos de infância e cresceram juntos no castelo Hiryuu. A ligação dos três era bem forte e ainda é, mesmo em meio à todas conturbações e é justamente esse o motivo de haver tantas hesitações e dúvidas em relação ao Soo-Won.

Para Yona, além de primo e amigo de infância, era também sua grande paixão, e não digo apenas de forma exagerada, ela realmente pretendia fazer com que seu pai aprovasse o casamento deles, no entanto Rei Il sempre foi contra ela se casar com seu primo, algo que ela nunca entendeu. Já Hak, que guarda sentimentos por Yona desde que eram crianças, apenas esperava poder vê-los juntos e felizes. Era tudo que ele poderia esperar como um melhor amigo.
"Soo-Won.... Eu queria que você fosse o Rei...  No fim, meu desejo acabou se tornando realidade da pior maneira..."
A série traz um pouco de tudo, fantasia, comédia e questões políticas em relação ao Reino e os demais países. Uma temática diferente até, mas também é algo que eu gosto bastante, ainda mais com os personagens que fazem parte da história. Se você gosta de aventuras misturado com um pouco de misticismo então aposto que vai adorar Akatasuki no Yona.

O mangá está em andamento, atualmente com 24 volumes (140 capítulos) e há ainda a adaptação para a TV com 24 episódios mais 3 episódios especiais, que foram ao ar no final de 2014. Sem anúncios para segunda temporada ainda. O anime acompanha a primeira parte da jornada da Yona, até o encontro com todos os quatro guerreiros Dragões, seguindo certinho a série do mangá.

Até a próxima ~ ( ´ ▽ ` )ノ

25 comentários:

  1. Olá
    A história parece ser interessante, por mais que eu não leia obras do gênero, acho que daria uma chance para esta indicação. Gostei dos elementos que você comentou, já que sou fã, em especial, de fantasia. A temática é diferente, o que me fez ficar curiosa quanto ao seu desenvolvimento.
    beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Admito que quando eu li "assassinato" eu já fui imaginando que era o guarda dela que matou o rei haha, agora o porque desse pensamento eu não sei.
    Eu adoro toda essa história de guerreiros com poderes, é realmente um assunto que me atrai e ela ter querido casar com o seu primo antes? MINHA NOSSA! Imagine como deve ter sido quando ela viu a cena do assassinato. Eu fiquei feliz em descobrir que tem um anime sobre, a história realmente parece ser muito boa. Vou anotar aqui, com certeza ♥
    Parabéns pela resenha, adorei saber sobre essa obra, apenas pela sua escrita já me cativou ♥

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Eu nunca fui muito ligada a mangás, recentemente comprei um mas é de SHERLOCK, então... Sempre quis me aventurar nesse mundo e adorei a história, amo personagens que crescem conforme sua jornada. Parabéns pela sua resenha, espero poder conferir obras como essa em breve!

    ResponderExcluir
  4. Sou uma verdadeira ignorante no universo de mangás, mas adorei esta protagonista e percebi que o enredo é cheio de elementos instigantes. Quero ter a oportunidade de ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Bianca,
    Quando era mais nova, cheguei a ler alguns mangás, mas nunca dei andamento nesse "gosto", acho que eles nunca me interessaram de verdade. Quando comecei a ler sua resenha pensei: Não vou me interessar, mas aí me surpreendi, pois achei a protagonista fantástica e o mangá parece ser extremamente completo e isso me atraiu demais.
    Claro que vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou! :D às vezes é assim mesmo, a gente acha que não é pra gente, mas aí acha uma história específica que prende de vez haha :)

      Excluir
  6. Oi
    Que massa essa sua indicação, eu li meu primeiro anime ano passado, um amigo me emprestou e eu amei tudo desde a história, até a dinâmica e o desenvolvimento, fiquei super curiosa por esse, gostei bastante da premissa, infelizmente esse tipo de obra não é muito acessível aqui na minha city e ando sem condições de pagar o frete exorbitante que essas lojas online cobram aqui para o nordeste, mas já anotei o título e assim que tiver oportunidade vou tentar ler, ou então perguntar para meu amigo se ele conhece esse, ele é mega fã deve saber alguma coisa a respeito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim sim, também tem alguns sites/blogs que você pode tentar procurar pra ler o mangá online!! :) Ou até mesmo procurar o anime pra assistir, também é muito bom :)

      Excluir
  7. Olá! Tudo bem?

    Você acredita que eu nunca li nenhum mangá? Mas, ultimamente eu ando com bastante vontade de ler algum!

    E esse me conquistou! Primeiro porque eu AMO princesas! E acho a combinação princesa guerreira MARAVILHOSA! Segundo por que é incrível poder ver um personagem crescendo e amadurecendo ao longo da história, né?

    Apesar de eu não ser muito fã de fantasia fiquei bem empolgada! Obrigada pela indicação!

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Sou muito fã de fantasia, mas não conhecia a obra. Confesso que nunca li mangás (kkkk), mas o fato dos personagens serem bem complexos já me deixa bem animada. Achei bem legal os personagens irem crescendo conforme o que vão passando, acho que eu daria sim uma chance a essa obra, parece ser ótima.
    Dica anotadinha.

    ResponderExcluir
  9. não vejo muito mangás por ai, , mas vou anotar a dica pra procurar depois
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Bianca,
    Faz muito tempo que não leio mangá. E estou surper afim de volta.
    Além de anota essa dica, vou passar também para um amigo meu que curte muito.
    Acho que quando eu for ler Yona vou já ter uma visão diferente da protagonista, talvez sem ter lido sua colocação sobre ela, até poderia chegar a abandonar durante a leitura. Mas vendo que a protagonista tem esse crescimento com certeza não terei esse pensamento de abandonar.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Olha, eu vou ser muito sincera com você, de verdade, eu nunca, mas nunca mesmo, tinha me interessado por uma mangá, não tinha interesse nenhum em histórias de origem oriental e sua resenha me fez querer com muita urgência esse mangá. Eu não conhecia, nunca tinha nem ouvido falar, mas a história é extremamente interessante. Tenho certeza que a personagem é muito marcante, porque vê o pai ser assassinado pelo "crush" deve ser a pior coisa do mundo e isso deve ter criado uma força enorme dentro dela, creio eu hahaha. Dica muito anotada! Quero mesmo começar a ler essa história.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu não sou muito de ler mangás. Nunca li, nem tive vontade... E confesso que a história desse não me atraiu em nada. Não sou muito fã de tramas envolvendo reinos, princesas, fantasia, misticismo e essas coisas. Então acho que teria que passar a dica...

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  13. Só li poucos animes até hoje, mas esse me pareceu muuuuito bom, além de ser uma princesa, ela é guerreira. Tem fantasia. Adoro isso. Essa junção, para mim, é perfeita. Aonde posso comprar? ADOREI! Fiquei muito empolgada para saber de toda a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! Olha, pelo que eu saiba o Mangá não foi trazido pra cá ainda por nenhuma editora, mas você pode tentar procurar pra ler online, é como eu costumo ler. Tem alguns sites que disponibilizam os capítulos, as vezes blogs também fazem isso :)

      Excluir
  14. Olá,

    Gosto muito de protagonistas que mudam durante o livro, que começam nos irritando e depois nos surpreende. Eu não conhecia essa história, mas gostei muito dessa premissa, adoro histórias de princesa e essa me parece que vai ser recheada de ação, mudanças e muito girl power. Dica anotada com certeza!

    ResponderExcluir
  15. Oiee Bianca ^^
    Eu sempre fico surpresa quando vejo que as séries de mangás possuem tantos volumes...haha' eu ainda não conhecia este, mas vendo que é protagonizado por uma personagem feminina "badass" me deixou curiosa para conhecer. Adorei a premissa da história, e espero que você goste ainda mais dos próximos volumes. Não sei você, mas eu adoro ver personagens amadurecendo e saindo do estado de torpor "tudo vai bem" e indo para o estado guerreiro ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Na verdade nem todos os mangás tem tantos volumes, varia bastante da série e da revista que são publicados eu acho, mas eu gosto de acompanhar séries longas, ainda mais quando são tão interessantes haha! Também adoro essa mudança, esse amadurecimento! ♥

      Excluir
  16. Oie! Eu não tenho costume de assistir animes pois o traço dos desenhos não me agrada, mas fiquei impressionada com o enredo, principalmente com o fato de que a protagonista evolui bastante e está sempre tentando ser mais forte para reconquistar seu Reino. E eu adorei essa história de dragões e de questões políticas misturadas com fantasia. Parece ser fantástico!

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart

    ResponderExcluir
  17. Oi, Bianca!
    Confesso que manga não faz muito meu estilo preferido de leituras principalmente por seu número quase interminável de volumes (24!?), não é uma leitura que faria, mas talvez a adaptação para a TV prenda mais a minha atenção considerando que eu gostava bastante de animações do gênero quando era mais nova. Vou pesquisar mais para saber se gosto! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu nunca li um mangá, mas fiquei bastante curiosa com sua resenha, pois pelo jeito essa é uma protagonista que passará por uma tremenda transformação em sua vida ehn, de uma princesa que passava seu tempo penteando as madeixas e pensando no boy há uma filha que viu seu pai sendo assassinado e que está correndo perigo.
    Enfim, com certeza é algo qeu eu leria, e fiquei bem animada em saber que tem série de TV também

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Confesso que não sou muito fã de mangás, mas alguns pontos despertaram minha curiosidade. O primeiro e, principal, é o fato de ter uma protagonista feminina e saber que ela é bem construída e evolui ao longo da jornada. Além disso, achei legal que os demais personagens também são complexos e que a relação entre eles é bem construída.
    No entanto, apesar dos seus elogios, me desanima saber que são 24 volumes. Eu já não tenho muita paciência com mangás e tantos volumes assim tiram a minha vontade de ler. De qualquer forma, adorei sua resenha e fico feliz que você tenha curtido a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Bianca, tudo bem?
    Não conhecia o mangá nem o anime, mas adorei a premissa da história. Acho interessante ler mangá, mas como é difícil para mim adquiri-los virtualmente, tenho mais o hábito de assistir as adaptações mesmo, e por isso, com certeza irei conferir o anime desse. Me parece ser bem interessante acompanhar a jornada dessa protagonista. Com certeza irei assistir!


    Beijos! ♥

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.