Menu

6.6.17

{Resenha} Serraria Baixo-Astral - Desventuras em Série - Livro Quarto


Autor: Lemony Snicket

Editora: Seguinte
Ano: 2016
Sinopse: Caro Leitor,
Para o seu bem, espero que ao escolher este livro você não tenha sido movido pelo desejo de uma leitura agradável. Se seu desejo era esse, aconselho que feche o livro imediatamente, pois de todos os volumes que contam a vida infeliz dos órfãos Baudelaire, SERRARIA BAIXO-ASTRAL talvez seja o mais triste até agora. Violet, Klaus e Sunny Baudelaire são mandados a Paltryville para trabalhar numa serraria, e ali, lamento informar, deparam-se com coisas terríveis, tais como uma gigantesca pinça mecânica, bifes do tipo sola de sapato, uma hipnotizadora, um horrível acidente que causará ferimentos e um homem com uma nuvem de fumaça no lugar da cabeça.
Prometi escrever a história completa dessas três pobres crianças, mas você não fez nenhuma promessa de lê-la. Portanto, se preferir histórias mais confortadoras, não tenha cerimônia: sinta-se inteiramente livre para fazer oura escolha.
Respeitosamente,
Lemony Snicket.

Resenha:

Mais um capítulo na história de desventuras dos irmãos Baudelaire. Mais um aviso sobre não ter um final feliz. Mas eu continuo insistindo na curiosidade de saber como termina o destino desses órfãos tão desafortunados.

Dessa vez, as crianças são mandadas para uma Serraria, na cidade de Paltryville. Assim que chegaram à cidade, as crianças se deparam com uma construção que chamou bastante a atenção.





“As três crianças se entreolharam, em seguida olharam para a casa, depois se entreolharam de novo, balançando a cabeça. Por mais que se esforçassem, não conseguiam acreditar que fosse uma coincidência haver em Paltryville uma casa com a forma exata da tatuagem do Conde Olaf.”







Na serraria, os Baudelaire são obrigados a trabalhar por horas a fio, sem salário, sem refeições, ganhando apenas chicletes na hora do almoço, que tinha duração de cinco minutos, e tíquetes de desconto como salário. Tudo isso sendo supervisionados pelo capataz Flacutono, que tinha uma aparência de dar medo, usando uma peruca e uma máscara cirúrgica cobrindo o nariz e a boca.

O sócio do novo tutor dos órfãos era a única pessoa centrada no novo lar dos Baudelaire. Charles achou um absurdo colocarem crianças tão jovens para trabalhar num local tão perigoso quanto uma serraria. Porém, ele não tinha muita voz, e acabava sempre concordando com o que Senhor (o verdadeiro tutor) dizia. E ele achava que esse seria um ótimo modo de se ensinar responsabilidade e o valor do trabalho para as crianças.

A serraria também tinha uma biblioteca, que Charles levou as crianças para conhecer. Porém, a biblioteca só tinha três livros: A história da Serraria Alto-Astral, A constituição de Paltryville, e Ciência Ocular Avançada, escrito por uma oftalmologista muito conhecida na cidade, Orwell. E pasmem, na capa do livro estava aquela imagem tão conhecida dos irmãos, a mesma imagem do olho tatuado em conde Olaf.

Após um acidente, Klaus tem seus óculos quebrados e Charles tem a brilhante ideia de levá-lo ao consultório da Dra. Orwell, afinal, Klaus não enxergava sem seus óculos. Apesar dos irmãos relutarem em deixar Charles levar Klaus para um local com o símbolo que os remetia a conde Olaf, se viram sem outra opção.






“As duas irmãs Baudelaire se entreolharam. O ruído da máquina permanecia e o capataz Flacutono continuava batendo suas panelas. Mas o som mais forte que as duas meninas ouviram não foi nem um nem outro. Mais forte que a máquina, mais forte que as panelas, era o som de seus corações batendo furiosamente quando Charles saiu levando o irmão delas.”




E as preocupações se tornaram ainda mais reais quando Klaus retorna, após muitas e muitas horas, com um comportamento muito estranho e sem se lembrar de nada que aconteceu no consultório médico. Klaus havia sido hipnotizado, assim como todos os outros funcionários da serraria. Em uma segunda visita ao consultório, as meninas resolveram acompanhar o irmão, e o que encontraram lá foi uma recepcionista de nome Shirley, com um par de olhos e um sorriso malvado que elas reconheceram imediatamente: conde Olaf.

Novamente, vemos nossos protagonistas lutando para escapar de seu maior inimigo, enquanto ninguém acredita no que eles têm a dizer. Com aqueles comentários do narrador que eu amo, e as ilustrações que também são muito características da série, esse foi um dos livros que mais gostei até agora. Cheio de ação, de momentos em que pensamos “dessa vez eles não vão escapar”, algumas cenas até um pouco mais violentas que o normal, o quarto volume de Desventuras em Série nos prende do começo ao fim, com o coração disparado a cada susto!

Qual será o próximo destino desses jovens irmãos que não conseguem encontrar um momento de paz e felicidade? Aguardem as cenas dos próximos capítulos!

26 comentários:

  1. Ola
    Apesar dos avisos sobre não haver um final feliz, a gente sempre fica intrigada sobre o desfecho dessa série né... particularmente, não vejo a hora de ter todos os volumes em mãos e começar a leitura. Gosto muito dessa ambientação e de tudo que venho lendo por meio das críticas. Não tenho dúvidas de que deve ter muita ação e momentos complicados para os irmãos..
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. acho que a gente espera pelo final feliz por conta da dificuldade da familia, dos irmãos, em ter paz por isso que a gente fica com coração na mão a cada nova aventura
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Recentemente eu li o primeiro livro dessa série e me animei bastante, não havia curtido muito o filme e a série não desceu de jeito nenhum, mas diante de tantos comentários me forcei a dar uma chance ao livro como ultima oportunidade de gostar dessa história e não deu outra, estou encantada com a narrativa e apaixonada por esses três irmãos. Além é claro de comovida com os infortúnios que são obrigados a passar, apesar de todos os avisos, ainda torço e tenho esperança de um final feliz pra eles.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a série, mas acredito que o sentimento é o de sempre. Você espera que a leitura não te deixe triste e ela te arrasa completamente. Sei bem como é isso, sou especialista já. Espero de verdade que esses jovens enfim tenham paz. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu não conhecia este livro, e em mim a sinopse, fez o efeito contrario do que ela indica. Quero ler este livro. Por experiencias anteriores, eu bem sei, que final triste, não mata nenhum leitor kkkk amei as ilustrações. Dica anotada.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. oi tudo bem
    só vi a serie e confesso que achei muito chata e cansativa, pois aprece que sempre a mesma coisa e nada muda.
    mais parece que depois do 4 livro parece que vai melhorando neh muda um pouco as coisas neh .
    espero um dia ter oportunidade de ler e por fim gostar.

    ResponderExcluir
  7. Depois de que vi a série de tv e também o filme, fiquei curiosa para ler a série de livros, a narrativa do autor conversando com o leitor e tentando te fazer desistir de ler pois não tem um final feliz me desperta curiosidade. Aguardo um preço bacana para comprar o box hehe

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu só li os três primeiros volumes dessa série, e gostei bastante da história. Só parei porque não consegui comprar o restante. Mas estou bem curiosa para saber como essa série termina.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Não vejo a hora de conferir essas obrasssss!
    Estou esperando o valor do box baixar, porque olha... Uma das sagas mais caras que já vi. Adorei a série, e o filme nem tanto, mas tenho certeza quando leio suas resenhas que irei amar os livros!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?

    Ainda não vi a série e o filme mas estou bem curiosa para ler os livros, ouço bastante elogios sobre ela e sobre a escrita do autor também. Pela sua resenha para ser uma série bem legal.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  11. Oi.

    Esta é uma série que quero muito, queria mesmo era aquele box maravilhoso, mas a grana não ajuda muito. Vou começar a comprar os livros deparadamente, mas no momento, estou tão enrolada com outras séries , que vou deixar estes livros para depois.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tenho amado ainda mais essa série, pela forma como o autor traz os acontecimentos e que realmente acabam nos deixando tristes e torcendo para que os garotos possam enfim ter paz e um final feliz. O livro quatro é meu preferido, pois Conhecemos um Conde Olaf que também guarda seus segredos e que consegue utilizar bem a inteligência para se manter escondido. Ansioso para ler o cinco.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Amanda

    Quem está lendo essa série é o meu sobrinho, e ele não gostou muito desse volume. a verdade ele me disse que os livros estão muito parecidos, que ele está cansado de ler. Rss
    Ele está lendo o sétimo livro agora, espero que as coisas melhorem.
    Que bom que o livro te prendeu.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oiee Amanda ^^
    Primeiramente, fico feliz que você tenha gostado desse volume, e que haja muitas cenas de ação no meio da história (apesar da violência). Mas eu não sinto vontade de ler a série, não sei o motivo. Talvez seja porque aventura não me atrai, não sei :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá Amanda,
    Ainda não dei andamento a essa série, mas tenho muita vontade de ler, pois gostei do que encontrei no começo. Sua resenha desse livro é bem interessante e, espero, de coração, que esses irmãos encontrem paz!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oiii,

    Eu sou loucaaaa para ler esta série a anosss, mas infelizmente por serem muitos livros ela Ainda se encontra fora do meu orçamento rs. Mas adorei suas impressões sobre o quarto volume, parece que a cada desventura a curiosidade aumenta pr ter a certeza de que no fim será somente uma desventura mesmo ou se algo vai melhorar rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  17. Só de ver esse livro já me tremo todinha. Quando li ele, foi um dos que achei mais difícil de lidar, sério mesmo. Os infortúnios dos Baudelaires parecem não ter fim... Só em pensar em Desventuras em Série já me dá saudades do seriado que eu adorei demais... Mas tenho que terminar os livros!

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Sempre tive curiosidade em relação a essa série, antes mesmo de ter assistido a série, porém depois que assisti a vontade aumentou para 100%. Já li um outro livro do autor e é um dos meus livros favoritos da vida <3 Então, sei que posso ter expectativas quanto a essa série, principalmente porque ainda não li nenhuma resenha negativa. Não sabia que o livro possuía ilustrações, achei muito bonito.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. oie, legal ver que esse livro te empolgou e que foi cheio de ação. Confesso que nunca li essa série e não tenho muita pretensão no momento mas parece ser daquele tipo de enredo que é ótimo para passar o tempo pois tem jeito de ser uma leitura bem rápida.

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Eu também estou lendo essa série, e estou completamente apaixonada pelos órfãos e com o coração pequeno por cada desventura e perigo que eles passam a cada livro.
    Esse da serraria é bem triste e perigoso, e é um dos que os órfãos estão mais unidos para conseguir escapar do Olaf, espero que os próximos sejam mais calmos um pouco rsrs

    ResponderExcluir
  21. Oie! Tudo bem?

    Estou louca para realizar a leitura dos livros, já assisti ao filme e amei, a série infelizmente não gostei, mas os livros, tenho a pequena sensação de que no momento que eu colocar minhas mãos neles irei amar as histórias!

    Bjss

    ResponderExcluir
  22. Oi Amanda, como está?
    Primeira vez que leio uma resenha desse livro da série e confesso: me encantei pela proposta desse em específico, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Naturalmente que preciso ler os anteriores, mas quem disse que acho o box por um preço que não corte o meu bolso em dois? Tem a série para ver, mas acho que prefiro ler os livros. Adorei a resenha!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu sempre tive vontade de ler esses livros, mas nunca tive oportunidade. Adorei ver que você continua gostando e recomendando os livro, esse volume está muito interessante mesmo! adorei a dica e vou ver se consigo ler eles em breve.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  24. Oiiii

    Nunca me atraiu a estórias dos irmãos. Assisti o filme, e também a série, mas achei tão massante e arrastado que não sei se espero muita coisa não. Fico feliz que tenha curtido, e que esteja gostando dos livros, massss pra mim não funcionam mesmo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  25. Oi
    Adorei ler sua resenha. Bem detalhada e bastante empolgante.
    Mas infelizmente não curto Desventuras em série. Não consigo me envolver com a história.
    Mas fico feliz que você tenha gostado e espero que leia os próximos logo!
    Beijinhos
    Rizia Castro - Livroterapias

    ResponderExcluir
  26. Eu amo essas ilustrações! Dá vontade de tatuar tudinho, é de um detalhismo sem fim, fantastico! Por mais que eu não goste dessa série, não há como não ficar curiosa em relação com o que acontece a seguir, é sempre uma apreensão diferente, cada vez maior, adoro esse sentimento.

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.