Menu

6.7.17

{Dica de Jogos} Stardew Valley


Acho que como muitas pessoas, também gosto de jogar – para além de ler, é claro! – e sempre quis fazer algo do gênero aqui no blog, então resolvi começar com um jogo que jogo bastante!

Na verdade, é um estilo de jogo que me agrada muito. Jogos que imitam vida no campo e talz. Comecei com Harvest Moon, mas nunca foi capaz de me satisfazer por completo, sempre enjoava depois de muitas horas de jogo, acho que cheguei a dar final em apenas um deles, de... Supernintendo, se não me engano.

Mas sempre joguei os outros, então um belo dia navegando pelas águas internéticas, me deparei com Stardew Valley e fiquei: 
Eu preciso ter esse jogo!
Stardew Valley é uma versão melhorada e com muito mais coisa para se fazer!

Ele é pixelado, para os jogadores old school gostarem, os gráficos ficaram bem bonitinhos. E foi isso que me atraiu, também. Mas vamos partir do começo: seu ou sua personagem.

Stardew Valley te permite uma infinidade de criação de personagem, com alteração de cabelo, tons de cor, tipos de roupa, bichinho de estimação preferido, sua comida preferida... É tudo bem personalizado, você deixar a pessoinha do jogo com a sua cara!

Acervo pessoal
Depois de tudo criado bonitinho, nome da fazenda – e o tipo de fazenda - escolhido, você é direcionado a história do joguinho: cansada de trabalhar na indústria cinza da cidade, lembrando-se de seu avô contar sobre os dias na fazenda com alguma nostalgia, você acaba por encontrar uma carta dizendo que agora as terras são suas, que aquela vida sim é valorosa e muitas outras coisas. Aí então você parte em busca de seus sonhos, para honrar a memória de seu avozinho amado!

Retirada da internet~
Só que quando você chega lá, vê que a coisa tá pior do que imaginava... Vai ser difícil colocar a fazenda para funcionar 100%, mas as pessoas da vila próxima estão dispostas a te ajudar, elas também querer ver a fazenda brilhar! Em especial o Prefeito, que é uma figurinha.

A amizade é muito importante nesses joguinhos, então é sempre bom investir algum tempo conversando com as pessoas da cidade e dando presentes. Elas vão retribuir como puderem, como uma boa amizade deve ser! Na base da confiança e da troca! Tem coraçõezinhos que identificam o quão próximo você está de alguém.

E algo diferente desse jogo é: há solteiros e solteiras com os quais você pode se casar. Tá, todo joguinho desse estilo tem isso, mas Stardew Valley é mais evoluído e, se você tiver uma personagem mulher e quiser se apaixonar por outra mulher, vocês poderão se casar. O mesmo vale para os homens. Achei isso bem legal, não ficou só na relação heterossexual que vi em alguns outros jogos do mesmo estilo. E você pode ter filhos, seus mesmos e adotados!

Acervo pessoal
A fazenda é enorme, tem uma caverna, tem uma Greenhouse... Você precisa evoluir suas skills, suas ferramentas, criar coisas para seus animais, limpar a fazenda... E ainda tem corvos que tentam roubar suas sementes! Fora o clima que pode ajudar ou pode danificar tudo! E meteoros, fadas e bruxas!

Há muitas coisas para serem feitas em Stardew: há pequenas tarefas que as pessoas da vila te pedem para cumprir, que te dão gold ou itens em troca. Além da sua fazenda, há duas dungeons onde você minera e mata monstros! E são enoooormes!

E também, na cidade, há um centro comunitário há muito abandonado e que o Prefeito pede sua ajuda para voltar a dar vida aquele lugar. E, conforme vai jogando, você vai percebendo que há muito mais que teias de aranha naquele lugar... Pequenos espíritos da floresta aparecem para te ajudar e vão consertando coisas na cidade também! 

Acervo Pessoal
Como é típico, há os festivais que te ajudam a ficar mais amigos das pessoas e também conseguir itens da estação que você normalmente não conseguiria.

Mas, como em todo lugar, a tecnologia está presente também em Stardew Valley, uma comporação individualista quer tomar conta do lugar e você não pode deixar, não é?!

Acervo Pessoal
O jogo é muito divertido, a cada nova atualização ele fica melhor! Ele é produzido pelo ConcernedApe, jogável via PC, Xbox One e PS4, em diversas línguas já traduzidas!

Conheça o site oficial: http://stardewvalley.net/

Sinopse:

Você herdou a velha fazenda de seu avô em Stardew Valley. Armado com ferramentas rudimentares e algumas poucas moedas, você busca começar uma vida nova. Será que você consegue aprender a viver nessa terra e tornar esses campos frutíferos em seu lar? Não será fácil. Desde que a Joja Corporation chegou na cidade, a antiga forma de viver desapareceu. O centro da comunidade, outrora rico em atividades e movimentação, agora jaz em frangalhos. Mas, o vale parece estar cheio de oportunidades. Com um pouco de dedicação, você pode ser aquele que vai restaurar a grandeza de Stardew Valley!
Transforme esses campos frutíferos em fazendas habitáveis! Crie animais, cultive plantações, faça um pomar, confeccione máquinas úteis e muito mais! Você terá muitos espaço para criar a fazenda dos seus sonhos.
Melhore suas habilidades com o tempo. Aumente seu nível, indo de um novato desajeitado até um mestre fazendeiro, você poderá melhorar até 5 áreas diferentes: arming, mining, combat, fishing e foraging. Conforme você avança, aprenderá novas habilidades culinárias e receitas de fabricação, poderá desbloquear novas áreas para serem exploradas e customizar suas habilidades, escolhendo entre uma variedade grande de profissões.
Torne-se parte da comunidade local. Com mais de 30 personagens diferentes vivendo em Stardew Valley, você não terá problemas para achar amigos! Cada pessoa possui sua própria rotina diária, aniversário, animações e falas durante a semana e o ano. Conforme você se torna amigo deles, eles se abrirão para você, pedirão sua ajuda em seus problemas, ou contarão seus segredos! Participe dos festivais sazonais, como o Lual, o Labirinto Assombrado e o Festim da Estrela do Inverno.
Onde adquirir: Steam/GOG

E aí, o que achou dessa dica de jogo? Deixe nos comentários sua opinião e também uma recomendação de jogo para eu conhecer!!!

19 comentários:

  1. que legal, eu não sou muito de jogos, mas me agradou este
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu realmente não sou de jogos, por isso me sinto até meio perdida. Porém gostei da sua indicação e até já sei para quem recomendar, acho que esse estilo pode agradar bastante, por isso não tenho dúvidas de que deve ser divertido mesmo.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. CARA, QUE O MÁXIMO!
    Eu lembro que jogava um jogo parecido a tempossss atrás, não lembro o nome.
    Mas achei o máximo a possibilidade de criar um personagem (EU SEMPRE PASSO HORAS CRIANDO) e adorei o fato de poder se casar com alguém do mesmo sexo. Isso é inovador, vale muito a pena! Normalmente não tenho paciências pra joguinhos assim, mas esse eu daria uma chance ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Amei o post!
    Confesso que sou totalmente leiga quando o assunto é jogos, porém, assim como você, amo esses que imitam a vida na campo, inclusive, tenho até alguns baixados no meu celular, portanto, essa sua dica está mais do que anotada!
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Parece muito legal, visto que é mais completo e tem muito mais o que fazer, me lembrou a fazendinha feliz que jogava no Orkut, bons tempos aqueles.

    ResponderExcluir
  6. Oi, não sou muito de ficar jogando mas adorei a ideia de herdar a minha fazenda. Lembra uma fazenda que eu tinha no facebook e adorava o jogo, fiquei bastante interessada na sua dica. Irei conferir em breve. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nooossaaa!!! Que nostalgia agora. Eu jogava um jogo muito parecido com esse, na minha adolescência, não era de fazenda e tudo mais, mas o gráfico e a ideia do jogo, era bem parecido, eu nem lembro o nome. Eu acho muito legal esses jogos assim, fora que são mega divertidos para passar o seu tempo, acontece que eu também enjoo super rápido de alguns, é um saco isso.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  8. Jogos eletrônicos é uma coisa que não me atrai nenhum pouco. Não tenho concentração ou rapidez o suficiente para ficar jogando. Mas vou passar a sua dica para os amigos que gostam.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?

    Não entendo nada de jogos, e olha que tenho uma coluna sobre eles no RT! Quem entende é o Everton então com certeza indicarei para ele, eu por outro lado sou terrivel!

    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Oi, Pri!
    É uma vida completa esse jogo! rsrs.. Confesso que só os jogos estilo Mário me atraem.
    Vou passar a dica desse para meu namorado. Talvez ele goste. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Infelizmente não curto jogos, pois eles não me prendem e sinto que tenho muitas outras coisas para fazer e que jogar me toma tempo. Achei curiosa a questão de o jogo ter solteiros e eles se casarem kkk
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Boiei legal nesse post hahaha. Sou muito noob, não entendo nada de jogos, acho muito legal quem tem habilidade para jogar, pois acho algo muito difícil, passar de nível então, nem se fala.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei o gráfico, achei bem cut, hahaha
    Jogos com fazendinhas me encantam, apesar de não jogar com frequência. Com certeza a diversão é garantida! Ele me lembrou uns jogos que eu tinha no Super Nintendo. Que saudade!
    Adorei saber mais.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  14. Olá ♥
    Para ser bem sincera não sou uma pessoa ligada a jogo, o único que eu amava de paixão era o Mário, mas hoje nem tempo para jogar eu acho. Toda vez que vejo um post de jogo corro e mando para o meu primo que é alucinado com games de todos os tipo, com toda certeza vou mostrar esse a ele.Jogos de fazendinha é bem gostosinhos eu jogava Colheita feliz na época do Orkut ficava louca para minhas verduras crescerem rsrs. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Que jogo mais divertido e interessante hahahaha.
    Adoro jogos de simulação de fazendas, cidades e coisas do tipo, e esse parece ser muito legal por conta de todas as coisas que podem acontecer e todas as tarefas que você tem que fazer.
    Dica mais que anotada

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    também sou apaixonada por jogos de fazendas, eu era viciada na colheita mania, também curto jogos de restaurantes e construções de cidades, mas geralmente jogo no celular mesmo, aqueles baixados na playstore. Achei esse joguinho bem completo, uma espécie de The sims rural, e bem atual com essa questão da diversidade dos casais, só não achei perfeito porque não curto muito esse gráfico pixelado.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Priscila, como está?
    Sabe que eu adoro jogos e esses como o que tu comentou me atraem muito? Respondendo a pergunta da Nay, acho que o jogo deve ser "Harvest Moon", um clássico dessa categoria que foi lançado há anos! Inclusive meu namorado jogou todas as versões existentes dele, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Vou indicar esse com certeza!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu não sou uma pessoa de jogos, mas achei esse a coisa mais fofa, a fazendinha me lembrou aos jogos do orkut kkk
    Adorei seu post.

    Beijos
    Leitora Dramática

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Eu abandonei o mundo dos games há algum tempo, o único que jogo é The Sims que é meu querido da vida.
    Gostei bastante desse, mas ando sem tempo para jogar.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.