Menu

9.7.17

{O menino que vê filmes} Game of Thrones



AUTOR: George R. R Martin

ATENÇÃO: ALERTA DE SPOILER! Se você não assistiu a algum dos filmes relacionados neste post, prossiga por sua conta e risco!

Oi gente! Vem aí mais uma aguardadíssima temporada da série de mais sucesso da história das séries televisivas (não importa se você gosta ou não).

Sim! Estamos falando da aclamadíssima GAME OF THRONES, uma série original do canal HBO, baseada nas estórias de George R. R. Martin (o cruel).


George R. R. Martin, a mente criativa por trás de Game Of Thrones
E, conforme eu já prometi aqui no blog, vou tentar fazer um resumão principalmente para aqueles que não conhecem a série, mas tem curiosidade e vontade de começar a acompanhar.

Quem gosta de GOT é simplesmente fanático. Os que não conhecem se dividem entre os que têm vontade de assistir e os que têm vontade de assistir, mas não admitem rsrsrsrs

Porém, se serve de advertência, esta não é uma série pra quem tem estômago fraco. Se vai assistir, prepare-se para violência extrema e sexo desenfreado, com direito a abusos e relações incestuosas.

E então? Me acompanha nesta viagem a Westeros?

A OBRA


Game Of Thrones é obra do escritor George Raymond Richard Martin, natural de Nova Jersey, EUA.

Basicamente, a série tem como pilares os livros integrantes d'AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO, quais sejam, O Jogo dos Tronos, A Fúria dos Reis, A Tormenta de Espadas, O Festim dos Corvos, A Dança dos Dragões e os ainda não publicados The Winds of Winter e A Dream Of Spring.

AMBIENTAÇÃO


A série, em grande parte, se passa em Westeros, um dos quatro continentes conhecidos no universo de Game Of Thrones, além de Essos e Sothoryos.

Westeros, por sua vez, é composta em parte por Sete Reinos, nação unificada por Aegon, o conquistador, e governada por um rei que ocupa o Trono de Ferro na capital Kingslanding (ou Porto Real, no Brasil).

Sete Reinos é composta por:

Reino do Norte, por séculos regido pelos nortenhos da Casa Stark, foi usurpada pelos Bolton e retomada por Sansa Stark e seu irmão bastardo Jon Snow, chamado por seus conterrâneos ao final da 6ª temporada de Rei no Norte.

Vale de Arryn, Reino do Vale e da Montanha, ou simplesmente O Vale é regido pela Casa Arryn do castelo conhecido como O Ninho da Águia.

Reino Hoare, ou Reino das Ilhas e dos Rios, reino extinto pela chegada dos Ândalos, que forçaram os Hoare a se tornarem reis das Ilhas de Ferro, atualmente regida pela casa dos Greyjoy.
As Terras Ocidentais, ou Terras do Oeste ou ainda Reino do Rochedo (antes da conquista dos Targaryan) são terras governadas pela casa dos Lannister, do castelo conhecido como Casterly Rock.

Reino da Campina (ou a Campina, após a grande conquista) é conhecida pela polidez e cavalheirismo de seus habitantes, que valorizam os torneios entre cavaleiros e os bons modos. A Campina é governada pela Casa Tyrell, do castelo de Jardim de Cima.

Reino das Terras da Tempestade é assim conhecido por causa das violentas tempestades que costumeiramente assolam a costa e é regido pela Casa Baratheon do castelo Ponta-Tempestade.

Reino de Dorne (ou apenas Dorne) é uma península governada pelos senhores da casa dos Martell de sua capital Lançassolar.

PARA ALÉM DA MURALHA


A grande muralha do Norte delimita o fim das terras dos Sete Reinos e é guardada pelos soldados conhecidos como "corvos", integrantes da Patrulha da Noite, cuja função é proteger a fronteira dos ataques dos chamados selvagens (ou Povos Livres), que vivem nas terras do Sempre Inverno.

A Patrulha da Noite 

Além de homens e mulheres, os selvagens são compostos também pelos últimos gigantes e pelos Thenn, uma raça de guerreiros descendentes dos primeiros homens.

Os Selvagens 



Por fim, além da muralha também habitam Os Outros (ou caminhantes brancos), uma raça inumana que foi supostamente exilada no norte pelos povos antigos liderados pelo guerreiro conhecido nas estórias como Azor Ahai, cujo retorno foi profetizado nas escrituras.

BRAVOS


Bravos é uma das chamadas Cidades Livres e é sede do poderoso Banco de Ferro. Governada pelo Mestre do Mar, Bravos é um arquipélago de pequenas ilhas interligadas por pontes e abriga também a chamada Casa do Preto e Branco, quartel general dos guerreiros espiões conhecidos como os Homens Sem Rosto.

Jaqen H'gar, o homem sem rosto 
Bravos também é a terra natal de Syrio Forel, espadachim que treinou Arya Stark antes da morte de Ned Stark. Syrio diz ter sido a Primeira Espada de Bravos durante vários anos.

OS DOTHRAKI

Drogo: O Khal e seu Khalasaar
Os Dothrakis são povos nômades que habitam as planícies de Essos. Assemelham-se a povos bárbaros em seus costumes e, diferentemente da maioria dos habitantes de Westeros, veneram como deus O Grande Garanhão, como reflexo da importância dos cavalos em sua cultura.

RELIGIÕES


Várias são as religiões professadas em Westeros, a saber:

- A Fé dos Sete, que consiste na adoração em uma única divindade com aspectos distintos, quais sejam: a Mãe, o Pai, o Guerreiro, o Ferreiro, a Donzela, a Velha e o Estranho (a morte).

- Os Deuses Antigos, cultuados pelos povos do Norte, Para Além da Muralha e os Filhos da Floresta. Os antigos são diversos deuses inominados que a tudo observam e são representados por rostos esculpidos nas árvores antigas.


- O Deus Afogado, divindade cultuada pelos povos das Ilhas de Ferro.

- O Deus Vermelho, ou R'hllor, também conhecido como deus da luz, cuja volta foi profetizada com o objetivo de lutar contra o Grande Outro, deus do frio e da escuridão.


PRINCIPAIS CASAS

Muitas são as casas que compões o universo de Game Of Thrones. Vamos enumerar aqui as principais, que são: Stark, Tyrell, Greyjoy, Baratheon, Targaryen, Lannister, Martell e Arryn

FINALMENTE, O ENREDO

Como sugere o nome da série, o enredo de Game Of Thrones gira em torno basicamente da disputa entre as casas de Westeros pelo Trono de Ferro, que dá ao seu ocupante o governo dos Sete Reinos.


Mas nem sempre foi assim.

Os Sete Reinos foram unificados em uma só nação por Aegon Targaryen, o conquistador. Futuramente, o trono de ferro viria a ser usurpado pela casa dos Lannister, matando Aerys II, o Rei Louco, e eliminando seus remanescentes. De alguma forma, os irmãos Viserys e Daenerys Targaryen escaparam com vida ainda crianças. Após Viserys ser assassinado pelo esposo de sua irmã, Drogo, o rei dos Dothraki, Daenerys torna-se supostamente a última de sua linhagem, a mãe dos dragões.

Daenerys está disposta a percorrer o mundo conquistando aliados para tomar o trono que julga ser seu por direito.

Cruéis, os Lannisters eliminam todos em seu caminho, como os Stark, que foram praticamente dizimados, mesmo sendo fiéis ao trono. Porém, o reinado dos Lannister está se esfacelando de dentro para fora.

Enquanto isso, Jon Snow, bastardo dos Stark e Lorde Comandante da patrulha da noite, voltou dos mortos para trazer os selvagens para dentro da muralha e engrossar as fileiras do norte contra a casa dos Bolton. Ao que tudo indica, ele e sua irmã Sansa se unirão a Daenerys para fazer frente ao reinado dos Lannister.

Porém, a guerra do grande inverno não será travada apenas entre homens. À medida que o frio se aproxima, a raça dos Outros ganha força e planeja sua ofensiva contra o reino dos homens.

Em outra frente, os irmãos Yara e Theon pretendem juntar-se também a Daenerys na guerra, tendo, porém, de enfrentar a ira de seu tio Euron.


CONCLUSÃO

Não é à toa que Game Of Thrones tornou-se uma das séries mais bem sucedidas de todos os tempos. Afinal, ela reúne elementos medievais e mágicos, mas ao mesmo tempo aborda questões inerentes a sociedade moderna como a corrupção, a inveja e a busca pelo poder a qualquer custo.

Para aqueles que já são fãs da série, como eu, a expectativa para a estréia da 7ª temporada está beirando as raias da loucura.

Para você que ainda planeja começar, um conselho: Não se apegue a absolutamente NINGUÉM. rsrs

Até a próxima, pessoal!

2 comentários:

  1. eu assisti apenas uns episódios espaçados então não tenho uma opinião formada sobre a série, mas é de muito sucesso
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aguardando ansiosamente o retorno da série e é claro das próximas edições
    https://meus--livro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.