Menu

24.7.17

{O menino que vê filmes} Mulher-Maravilha/Wonder Woman


Direção: Patty Jenkins
Elenco: Gal Gadot, Chris Pine, Robin Wright, David Thewlis, Elena Anaya,Connie Nielsen, Danny Huston
ATENÇÃO: ALERTA DE SPOILER! Se você não assistiu a ao filme em questão, prossiga por sua conta e risco!

Oi gente! Estreou no domingo passado a 7ª temporada de Game Of Thrones, que já começou quEntíssima!

Porém, como nem todo mundo assiste no dia e só tem tempo de assistir durante a semana ou no final de semana seguinte, não sou eu que vou dar spoiler aqui sobre o primeiro episódio. Aliás, de todos os spoilers, os que eu mais odeio são os de Game Of Thrones. Sou tão neurótico que mal acesso redes sociais antes de assistir pra não passar raiva rsrsrs..

Ao invés disso, vamos falar de um lançamento do começo do mês que fez muito sucesso nas bilheterias. Não foi nenhuma surpresa pra mim, já que a "mocinha" de quem vamos falar roubou a cena durante o duelo entre Batman, Superman e Doomsday ano passado.

Sim, estamos falando da poderosíssima princesa das lendárias amazonas, Diana, ou, como é mais conhecida no nosso mundo, a Mulher Maravilha!

Aquém de todas as polêmicas que permearam este filme envolvendo feminismo e religião (o filme não pôde ser exibido no país de origem da protagonista, que é israelense), vou me ater aqui à fantastica biografia da personagem em outras mídias e também a uma análise do longa.


Vem comigo?

QUEM É A MULHER MARAVILHA?

Mulher Maravilha, alter-ego de Diana Prince Rockwell Trevor, ou simplesmente Daiana de Themiscira, é uma personagem fictícia criada por Willian Moulton Marston e Harry G, Peter nos anos 40.

Suas origens inspiram-se em elementos da mitologia greco-romana, a saber:

Originalmente, Diana teria sido uma escultura de barro feita por Hipólita, sua mãe. De tanto amar o objeto, Hipólita pediu a Zeus que desse vida à estátua, originando-se assim Diana.

Porém, publicações que se seguiram dão conta de que Diana seria, na verdade, filha de Zeus e Hipólita, como aparece no filme.

Diana foi presenteada pelos deuses do Olimpo como Atena, que lhe deu a sabedoria; Hermes, lhe deu a velocidade; de Deméter ganhou a força e o poder; de Afrodite, enorme beleza e coração amoroso; dos gêmeos Ártemis e Apolo, ganhou os olhos de caçadora, a compreensão das feras e a capacidade de cura acelerada; de Héstia, recebeu a afinidade com o fogo para que os corações se abrissem para ela; de Hefesto, ganhou a imunidade ao fogo, seus braceletes e seu laço mágico; do seu tio Poseidon, ganhou a destreza no nado e de seu pai Zeus,(apesar de que haja discordância sobre que seja realmente seu pai) ela recebeu a herança de semi-deusa e a capacidade de voo.


Sendo Hipólita a rainha de Themiscira, uma ilha paradisíaca povoada apenas por mulheres, Diana fica conhecida como a princesa amazona.

O destino de Diana está diretamente ligado ao deus Ares, seu tio, uma vez que ela defende a raça humana das maldades do deus da guerra.

SINOPSE


Diana nasceu, cresceu e foi treinada na ilha de Themyscira sem nunca saber de suas origens.

Tudo muda quando um avião rompe a barreira protetora da Ilha Paraíso, caindo no oceano. A bordo dele, estava o espião americano Steve Trevor, a quem Diana salva de se afogar.

Porém, os perseguidores de Steve (soldados nazistas) acabam seguindo seu rastro até a ilha, sendo ferozmente combatidos pelas amazonas.

Tendo em vista as profecias sobre o retorno de Ares, que havia sendo exilado por Zeus, Diana convence-se de que a guerra trazida por Steve é obra do deus da guerra, embarcando com ele para o continente a fim de colocar fim às maldades de seu tio.

BREVES CONSIDERAÇÕES

Embora esta não seja minha opinião, o clamor geral do público considerou Batman vs Superman um fracasso da DC Comics, que pretendia estrear uma nova e mais poderosa fase nos cinemas. A única coisa que apresentou-se como um alívio foi o fato de o filme ser um prólogo para o tão aguardado A LIGA DA JUSTIÇA, que reunirá, além da Mulher-Maravilha, Batman, Aquaman, Flash, Cyborg e ainda, segundo rumores, envolverá um possível retorno do Superman.


Por outro lado, parece que Wonder Woman foi um grande acerto da DC, pelo menos no que diz respeito ao enredo e às squências de ação, que foram dirigidas (e protagonizadas) de forma magistral.

Gal Gadot foi uma grata surpresa na interpretação do papel, desde sua aparição em Batman vs Superman. A moça tem um rosto delicado e bem desenhado, mas assumiu com maestria toda a bravura e força da princesa de Themyscira. Devo acrescentar também que a caracterização da personagem para o filme envolveu uma certa inocência, própria de quem passou a vida isolada do mundo, o que cria um certo alívio cômico.

Chamo atenção também para as fabulosas guerreiras amazonas. Não se trata apenas de um bando de mulheres lindas que vivem numa ilha. Em outras palavras, se por um lado as habitantes da Ilha Paraíso são belas, foram cuidadosamente caracterizadas como bravas e poderosas guerreiras, a exemplo de Antíope (Robin Wright), general dos exércitos de Themyscira.

A atuação masculina foi deixada em segundo plano. Chris Pratt, que vive o espião/galã/par romântico de Diana tem uma atuação convincente, mas pouco explorada. Até mesmo no polo dos vilões os holofotes ficaram na Dra. Veneno, interpretada por Elena Anaya.


Por fim, rendo aqui minhas homenagens à sensacional música tema da personagem, composta por Hans Zimmer e Junkie XL ainda para o longa de Batman vs Superman, mas que arrebatou corações de verdade mesmo no solo da Mulher Maravilha. Quer ouvir? Confira aqui.

CONCLUSÃO

Mulher Maravilha, na minha humilde opinião, figura ao lado dos grandes sucessos de 2017. Resta agora esperar o que nos aguarda em A Liga da Justiça, que trará de volta nossa belíssima e poderosa princesa de volta às telas

Até a próxima, pessoal!


15 comentários:

  1. eu não assisti, mas li ótimas resenhas, que como a sua foram bem elogiosas!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Estou ansiosa agora por A liga da justiça. Confesso que nao tinha muitas expectativas quando comecei a assistir Mulher maravilhosa, mas me surpreendeu bastante e eu adorei poder conferir as suas considerações quanto a trama. As atuações estavam incríveis!!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Bem, não li a resenha pois não estou afim de levar spoiler, hahaha. Pretendo assistir o filme depois na internet. Amo a Mulher Maravilha. Me apaixonei por ela depois que vi o filme Batman vs Superman.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conferi o filme, mas sei que vou gostar porque amo a Mulher Maravilha e estou predisposta a adorar o filme. Também discordo sobre as criticas cruéis com Batman X Superman porque eu adorei o filme e estou curiosa pela Liga da Justiça que trará Jason Momoa como Aquaman.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?

    QUE FILMÃO!
    Estou super ansiosa para Liga da Justiça, se for 1/3 de Wonder Woman vai ser sensacional.
    Ótima atuação, produção, roteiro... ainda não encontrei algo ruim nesse filme hahaha


    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oie tudo bem?

    Ainda não assisti ao filme, mas estou quase surtando querendo assisti-lo por que já saiu tanta resenha boa sobre a adaptação que a curiosidade está matando,fico feliz que tenha gostado do filme e cara a Gal pelo o pouco que vi dela no papel, foi perfeita!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Já assisti esse filme e Batman vs Superman, confesso que gostei dos dois, achei a construção dos personagens bacanas e fiquei presa à história. Minha única ressalva com relação a esse filme é uma cena que acontece que faz parecer que a Diana precisava de um homem para se libertar. No mais, foi uma adaptação incrível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu ainda não assisti ao filme da Mulher Maravilha, quero fazer isso o quanto antes, pois perdi a oportunidade de assistir no cinema. Estou curioso para ver um pouco mais sobre as guerreiras amazonas. Parece ser de fato um bom filme!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Acompanho o enredo dessa personagem desde lá dos quadrinhos. Daí por diante sempre venho vendo e lendo tudo que posso a respeito, desde desenhos animados a críticas e por aí vai. Contudo, ainda não vi esse longa dedicado somente a ela, falha minha. Quer dizer, falha não, é que ando sem paciência para filmes esse ano; senta a bunda e ficar quieta para assistir tá sendo demais para mim rs Mas quando a paciência voltar com certeza vou ver esse filme. Bexitus, Tay!

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Eu ainda não assisti a esse filme, mas pretendo fazê-lo assim que tiver oportunidade.
    Tenho que admitir que não estou muito por dentro dos filmes da DC Comics e suas críticas, mas assisti Batman vs Superman e gostei bastante.
    Muito boa a sua descrição do filme, despertou meu interesse em assistir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucas,
    ainda não assisti a este filme. Tenho lido críticas maravilhosas sobre ele, mas de uns tempos pra cá perdi muito do interesse que tinha pelos grandes heróis e embora pretenda assistir confesso que não estou lá muito ansiosa, em algum momento no futuro quando a oportunidade surgir irei conferir e não tenho dúvidas de curtirei bastante, no momento não estou no clima mas assim que a vontade surgir correrei para conferir.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas! Tudo bem?
    Ainda não vi esse filme, mas desde que soube do lançamento dele, fiquei doida para assistir! Mulher-Maravilha é um ícone e merece toda a reverência que pudermos lhe dar!
    Só achei lamentável que o filme acabou censurado em vários países. Tomara que a pirataria sobre ele cresça MUITO nesse caso pra mostrar a esses censores que NEM ELES podem com o poder que temos de mudar o mundo para melhor.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Esse filme é o novo amor da minha vida. Eu sai da sala do cinema já querendo revê-lo. É sim, a Gal Gadot foi definitivamente uma supresa na atuação desse papel. Estou apaixonada por essa mulher sim! Também amo a música tema, sempre que ouço eu já me sinto pronta para batalha haha. Amei o post ❤️
    Um beijo

    ResponderExcluir
  14. Eu paro de usar o Facebook alguns minutos antes do episódio de Game of Thones ir ao ar e só mexo nele novamente depois de ter assistido ao episódio! Hahahaha

    Falando em BvsS...OMG, que filme podre! Hahahah e sobre Wonder Woman.. assisti e curti, mas não achei fenomenal, sabe?
    A Gal arrasou e tenho certeza que virão muitos outros filmes sobre a Diana por aí!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá Lucas,

    Para mim esse foi o melhor filme de 2017, e olha que já assisti a muito filme esse ano. Eu amei a delicadeza com que assuntos importantes são discutidos, eu amei tudo nessa história, inclusive a força da personagem feminina. E só para reforçar a opinião geral eu achei o filme do BvsS beeeeem fraquinho também.

    Beijos e obrigada pela resenha
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.