Menu

5.7.17

{Resenha} Hilda e o Troll


Título: Hilda e o Troll
Autor: Luke Pearson
Editora: Quadrinhos na Cia.
Sinopse: Hilda adora aventuras, seja acampar numa noite chuvosa ou ir até as montanhas desenhar pedras. Mas ela não estava preparada para uma rocha em forma de troll, um homem de madeira misterioso, uma floresta assustadora e um sino tilintante.
Inspirado no folclore nórdico, este quadrinho cria um universo deslumbrante, de onde crianças e adultos não vão querer sair.




Hilda é o tipo de menina que adora se aventurar por aí e procurar pelo desconhecido. Com o seu belo guia sobre Trolls e Outras Criaturas Perigosas, ela se prepara para os monstros que possa vir a encontrar, em especial algum Troll, afinal descobrir um deve ser uma aventura e tanto, não?

Pois bem, a história começa quando ela decide caminhar pelas colinas onde mora, à procura de pedras para poder desenhá-las, quando encontra uma Pedra Troll.

Como todos devem saber, Trolls são vulneráveis ao Sol, por isso ocorre o processo de petrificação, embora não pareça ser algo muito confortável. Apesar do disfarce há alguns métodos para se detectar um troll em petrificação e isso é, pelo seu nariz longo.

Após o achado, Hilda, obviamente, seguindo o que sua leitura (inacabada, inclusive) do tal guia lhe informara, pendura um pequeno sino no nariz do sujeito. Assim, quando a noite cair, se a pedra se mover, ela saberá.

O que ela não esperava era ter o Troll a seguindo até sua casa no meio da noite...
"Bom, chegou a nossa hora. A gente sabia o risco que estava correndo. Hora de acertar as contas com o destino cruel..."
Bom, eu não pretendo contar o que acontece em seguida, pois a história é na verdade bem curta. Mais curta do que eu achei que fosse ser, sinceramente, por isso não tenho muito o que dizer a respeito dela, sem estragar o final.

O autor Luke Pearson na verdade, fez toda uma série com a personagem Hilda, contendo vários títulos que contam as aventuras dessa menininha divertida.

Confesso que fiquei um pouco decepcionada pelo tamanho da história, mas me bateu um certo alívio por saber que haveria mais a ser contado sobre a personagem. Além disso gostei bastante dos traços da história e acho que elas combinaram perfeitamente com as cores.


Ele tem um "quê" de história infantil, mas acho que vale para todas as idades. Uma coisa bem legal que eu gostaria de mostrar também são as páginas finais do livro que mostram um pouco do processo de criação do autor (pelo menos eu, como artista, adorei poder ver!). Algumas anotações e pontuações de mudanças no design de personagens, ideias de cenas e etc.


Eu sei que não são muitas as pessoas que gostam de quadrinhos e eu acho que eu me prendi mais à esse livro como artista, como alguém que está começando uma história em quadrinhos, do que como leitora em si. Não sei se tenho um jeito melhor de explicar, mas enfim, acho que crianças com certeza adorariam ler esse e os outros futuros livros que serão lançados, da mesma série, por ser carregado de aventura e ainda mais por ter uma protagonista feminina aventureira, acho que isso é algo a ser pontuado! Afinal, o que eu e provavelmente muitas outras pessoas costumam ver de livros infantis e juvenis são de garotos com esse papel e acho que é uma bela mudança de leitura :)

19 comentários:

  1. a história me cativou, gostei da proposta e com certeza leria

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Essa menininha parece ser muito divertida mesmo, e não sei como ainda não tinha lido a seu respeito. Adoro livros infantis,além dos juvenis, e quadrinhos também acho incrível desde todo o processo de elaboração e desenvolvimento, e é claro que essa premissa chamou a minha atenção. De fato, acho mesmo que vale para todas as idades, e digo isso antes mesmo de ter lido a obra. Mas já quero conferir logo!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Que quadrinho mais lindo e fofo! Amei todas as ilustrações, a Hilda parece ser muito divertida e simpática (haha).
    Bacana ser uma série, só acho que não deve ficar muito em conta a questão financeira de quem for acompanhar. Esses quadrinhos sempre são bem carinhos, mas parece valer muito a pena.
    Abraços.

    Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Comecei a ler a resenha pensando: uma indicação para o meu filho. Mas na verdade fiquei com vontade de ler também, mesmo tendo experiencia zero com quadrinhos. Espero ter a oportunidade de ler o livro o mais rápido possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Bianca,
    eu sempre gostei muito de quadrinhos, mas só esse ano voltei a dar uma chance a esse tipo de leitura, amo as publicações desse selo da companhia das letras e apesar de sempre estar de olho em suas publicações não conhecia a história de Ilda, e sua resenha me deixou bem curiosa e desejosa de conhecer o que espero poder fazer em breve, não me importo que tenho um que mais infantil e também amei os traços presentes nas fotos que postou.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Agora que redescobri meu amor pelos quadrinhos ♥ E essa edição está muito linda, já quero!
    Já vou procurar e ler com a minha afilhada, um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Oie! Tudo bem?

    Gente que amor que deve ser essa HQ, com certeza vou atrás dela para realizar a leitura, achei a proposta do autor muito fofa, e pela sua resenha noto que amarei a história criada por ele!

    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Legal ver esses livros infantis de hoje, são realmente caprichados e isso é legal pois é um recurso que ajuda bastante ao processo de leitura da criança, mas não é um livro que eu leia, quem sabe algum dia quando for tio eu comece a ler kkkkkk
    Abraços
    Dicas Literárias

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Ainda não conhecia esse título e não fiquei muito interessada em fazer a leitura, não. Acho que a trama não é tão boa quanto a parte gráfica do livro. No mais, fico contente que você tenha indicado o livro e que o indique.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi oi querida,
    adorei a resenha. Amo livros do gênero (ops, Hqs). E com essa história não seria diferente, a premissa é extremante linda e fofa. E tenho certeza que vou amar realizar a leitura desse Hq, que também quero saber se está disponível na Amazon. Porque ficaria tão fofo ler ele no Kindle.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?
    Que bonitinha! Acho que é meio infantil demais, mas isso não é ruim! É ótimo fugir um pouco dos temas que normalmente aparecem nos livros mais adultos. E as ilustrações são fofíssimas, amei conhecer!

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Adorei poder conferir suas impressões sobre essa história em quadrinho. Como você bem disse, adorei o fato de ser uma menina no papel de personagem principal, já que temos muito mais meninos nessa tarefa. A trama me pareceu bem divertida e adorei poder ver um pouco dos desenhos dos quais você tirou foto.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  13. Oi, Bianca

    Que pena que se decepcionou com o tamanho da história, mas, assim como você, acho que as crianças iriam gostar e talvez elas sejam mais o público-alvo, por isso uma história tão enxuta. Vou ver se solicito ele para o meu sobrinho ler! :D

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Eu vou te confessar que não sou muito de ler quadrinhos, então, mesmo tendo achado as ilustrações desta HQ linda e a trama parecer ser muito fofa, acho que eu não leria.
    Uma pena que você tenha se decepcionado com o tamanho, mas se tratando de uma série, com certeza haverá mais a ser explorado.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e acho que deve ser uma ótima leitura para quem gosta de HQs e para crianças, claro. Aliás, como você ressaltou, é bem interessante trazer uma protagonista feminina tão aventureira em uma obra para o público infantil. Acho que faltam personagens assim para que as meninas possam se espelhar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Adoro livros infantis <3 que fofo que deve ser esse, fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Confesso que não lembro a última vez que eu li um quadrinhos, não que eu nõa gsote, mas não surgiu oportunidade.
    Mas é claro que eu anoto todas as dicas, pois assim que possível vou conferir todas que me indicaram.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia essa obra e confesso que não costumo ler quadrinhos, mas fiquei muito animada, pois parece ser uma história bem bacana. Bom, eu adoro história com "quê" de infantil e achei um máximo as páginas finais terem um pouco sobre o processo de criação do autor. Enfim, gostei muito da dica de hoje, vou marcar aqui ;)

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu ainda não conhecia essa obra, mas fiquei morrendo de vontade de realizar essa leitura, ainda mais depois de ver essa edição que de fato ficou maravilhosa. Que bom que teremos ainda mais da personagem mais pela frente, de certo vai agradar muita gente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Que livro mais fofo. Eu não sou de ler quadrinhos, mas esse está tão lindo.
    Adorei seu post.

    Beijos
    Leitora Dramática

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.