Menu

23.8.17

{Lançamento} Fomos em um lançamento da Editora Hyria!

E aí pessoal?! Tudo bem com vocês?

Sábado, dia 12 de agosto de 2017, quem acompanha nosso instagram (não nos acompanha ainda? Comassim??? Clique aqui e fique por dentro de nossas novidades!) viu que eu e a Amanda estivemos em São Paulo a convite da Editora Hyria para prestigiar o lançamento de dois livros da autora Nair Pontes! São eles EMDR: uma galerinha da hora e outro mais técnico, em colaboração com outras autoras, EMDR: Breves Considerações.

 

Vou contar um pouco como foi a nossa aventura, ok?

Nós saímos de Poços de Caldas, um recanto de Minas Gerais, às 6 horas da manhã. Eu tive um pequeno contratempo que acordei passando mal, huahuahua! Mas tudo foi resolvido, melhorei (quase tive os dedos quebrados no processo, mas tudo bem!) a Amanda foi de muita ajuda com seu chiclete depois!

Chegamos em São Paulo por volta das 11 horas da manhã, pulamos metrô adentro – somos da roça, mas aqui nós sabemos domar bichos da cidade grande, ok? Huahauhuha) e fomos para o Shopping Pátio Paulista, onde aconteceria o evento as 16 horas da tarde. Ficamos enrolando, passeamos bastante, namoramos tudo na Saraiva, estacionamos na Starbucks... E às 16 horas fomos para o salão da Saraiva onde aconteceria o evento.


Encontramos a Giovanna, nosso contato com a editora no local. Que moça simpática e risonha, nos reconheceu de cara! Ficamos super à vontade com ela, que nos explicou o que aconteceria e nos apresentou a autora Nair Pontes, outra simpatia em pessoa!

Priscila, Giovana e Amanda
Ficamos um bom tempo observando a escritora Nair Pontes e a Giovanna Rodrigues Melin, as duas foram sempre muito simpáticas com o público e a Giovanna sempre dava um jeitinho de ir socializar conosco no cantinho que escolhemos! Houveram personalidades interessantes presentes, pelo que ouvi das conversas alheias!


Depois de um tempo já de autógrafos da Nair, decidimos que era hora de nos aventurarmos na fila que só aumentava e entrevistá-la. E que encanto de pessoa, confira abaixo um pouco da nossa conversa!

Amanda, Priscila e Nair - Retirada do Blog da Hyria!

Meninas: O que você está achando do evento?
Nair: Fantástico. Eu não imaginava que a coisa iria ser tão legal assim, sabe? Eu to assim, me sentindo super gratificada.

M: Então, dá pra ver que o seu desenvolvimento com as pessoas, a sua animação com eles é contagiante... tá muito divertido te observar.
N: Que bárbaro! Nossa que feedback bacana esse!

M: Ah é porque assim, você chama com animação, você dança, você sorri...
N: Essa sou eu!!

M: Então olha só, você tá lançando agora dois livros: tem participação em um livro e lançando outro...
N: Sim, verdade.

M: E nós viemos pesquisando o que é o EMDR, para saber...
N: Ah, que bárbaro! Assim vocês já me economizam um pouco...

M: Exato. E a gente ficou meio assim, a gente entendeu, mas não tudo. Só que a gente não vai te perguntar muito profundo, porque a gente quer te mandar uma entrevista mais completa depois.
N: Tá bom, perfeito. Nossa, eu adorei essa ideia!

M: Porque assim, a gente sabe que é uma coisa que interessa muito às pessoas e que pouquíssimas pessoas conhecem.
N: É verdade.

M: Porque nós, da área da psicologia, não conhecíamos!
N: Gente, vocês vão amar! É muito legal.

M: A gente leu um pouco, é muito interessante, e assim, o que deu na sua cabeça de lançar um ilustrado falando sobre o EMDR?
N: É porque esse livro aqui, qual é a ideia dele? É ensinar, é explicar para uma criança, como é que funciona o EMDR. É uma questão de direito que eles têm né, de saber que técnica que vai ser usada com eles. Você entendeu? Então a historinha foi criada de uma maneira que a criança pudesse entender como são as etapas dessa terapia de uma maneira muito lúdica. Porque eu apresento personagens, entendeu? E cada personagem tem uma inicial do EMDR. Então assim, foi bem interessante.

M:
Seria para iniciar a criança para utilizar a técnica então?
N: Quando a criança vai passar pela terapia, esse livrinho, antes de começar o trabalho com ela, nós vamos ler juntos para ela poder entender como funciona através de historinhas. Com outras crianças que também apresentam problemas. E aí eles vão se identificar também com os personagens. Porque os personagens querem brincar, mas por conta dos traumas deles, da problemática deles, do sintoma que eles apresentam, impede de eles brincarem. Então foi assim que a coisa funcionou.

M: E quais os resultados que você observa? Mais chocantes assim...
N: Ah por exemplo criança com dificuldade de dormir sozinha no quarto, criança com a idade de 3, 4 anos que não consegue ir ao banheiro, que tá no desfralde, esses são os casos mais simples né. Agora tem casos mais complicados, por exemplo, eu atendo crianças vítimas de abuso sexual. Então são traumas mais complexos. E aí eu uso essa técnica, pra que eles possam reprocessar o trauma de uma tal maneira que eles possam fazer com que aquele trauma possa ser mais assim, adaptativo na vida deles. Porque enquanto ele vive com aquilo de maneira não processada, ele está vivendo de uma forma desadaptativa. Então por exemplo, tem uma criança que está com 11 anos e está abusando de outras crianças. Então você vê que está de uma maneira desadaptativa processar essa experiência difícil de tal maneira que ela possa ter uma vida mais....

M: Você acha que funciona com fobia?
N: Sim, funciona maravilhosamente com fobia. Medo de avião, fobia de insetos...

M: Descobri a terapia para mim agora!
N: Você vai aproveitar muito! Você vai ver! Ela funciona bem para vários tipos de casos, eu diria que para uma boa parte.

M: Muito interessante. E como você descobriu essa terapia?
N: Olha, essa história é bem interessante. Eu estava usando a psicanálise, eu adoro a psicanálise, mas sabe quando você sente falta de algo a mais assim? E aí eu fui para Curitiba, um amigo meu ia dar um curso lá e me convidou. Chegou lá, uma das alunas dele, conversando com a psicóloga, ela falou assim: eu usei uma técnica super legal, ela chama EMDR. Meu ouvido fez assim *(uoooon)*. Aí isso foi, por exemplo, em agosto. Quando eu voltei para São Paulo, eu já comecei a fazer o curso em setembro, olha como que o universo conspira a favor. Então foi uma história assim, porque eu pedi, eu queria algo mais, e veio! Surgiu! Mas a gente tem que ir atrás né.

M: E com o que a pessoa irá se deparar nessa terapia?
N: Ela vai se deparar com traumas que ela nem imaginava que tinha, porque normalmente os traumas são na primeira infância. E aí ela vai ver uma repetição de traumas da primeira infância. Ela repete o comportamento sem saber que está repetindo. A vida dela, toda situação de vida dela, pessoa, profissional, terminava em uma coisa ruim, entendeu? E aí ela entendeu que ela teve um trauma quando ela tinha dois anos, que ela foi sequestrada, só que conseguiram resgatá-la.Então como ela ficou tão traumatizada, que ela não percebeu o final feliz, que foi o resgate da mãe. Ela ficou bloqueada no sequestro.

Foi um prazer enorme para nós conhecer a Nair e as outras profissionais que foram tão atenciosas conosco!

Encontramos também uma outra blogueira convidada, a Amanda Caldas do blog Fonte Literária!! Super fofa, também entrevistou a autora!  é sempre bom encontrar pessoas do ramo, mesmo aqui em Poços nós quase nunca encontramos outras blogueiras! Conversamos um bocado sobre nossos blogs e sobre como estava o evento!

Amanda Caldas e Nair Pontes (Blog da Hyria!)
Espero que tenham curtido a entrevista e em breve, depois de lermos ambos os livros da Nair, vamos entrevistá-la com mais calma para entender melhor a teoria EMDR!

Ana Lúcia, Amanda, Priscila e Nair - Retirada do blog da Hyria!
Muito obrigada ao pessoal da Editora Hyria por terem nos permitido estar presentes neste dia tão especial para a Nair Pontes! Agradecemos também ao Shopping Pátio Paulista e a Saraiva Megastore, que foi onde aconteceu o evento!

Que venham os próximos!

21 comentários:

  1. que legal, que seja um grande sucesso!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Que bacana, adorei conferir sua experiência no evento, eu iria amar participar de eventos assim, literários! A autora é uma fofa, e a entrevista ficou linda! Parabéns pela dedicação!

    ResponderExcluir
  3. Que legal esse evento e saber sua experiência.
    E que coragem ir de MG à SP de carro, haha, mas quando uma oportunidade dessas, tem mesmo que aproveitar. Adorei a entrevista!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huhauhua nem fomos de carro! Fomos de ônibus, encaramos metrô e caça ao shopping!!! Muito divertido! <3

      Excluir
  4. Nossa que demais Pri! Achei bem legal essa ideia do livro, é bom poder explicar direitinho pra criança antes de tocar em assuntos delicados, as pessoas costumam ir nessa de "ai criança não entende e ponto" ou "um dia vai entender" ou algo assim, mas não é verdade, elas entendem, mas de um jeitinho delas. E tendo mais formas pra abordar o assunto, melhor!
    Esses eventos são sempre prazerosos, faz tempo que não vou em nenhum :')

    ResponderExcluir
  5. Oie!

    Adorei o post de vocês e gostei mais ainda da proposta do livro, principalmente por envolver essa parte de conversar com as crianças, explicar para elas como as coisas funcionam etc, com certeza ajudará muitos!


    Bjss, vem participar do nosso sorteio serão três ganhadores, valendo um livro Fuck Love, um livro surpresa + um kit de mimos não perca a oportunidade! http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  6. Que evento legal da Editora Hyria para o lançamento dos livros da autora Nair Pontes. Muito legal vcs terem essa atenção e carinho da editora. Foi um maravilhoso passeio para vocês. A entrevista foi bem legal. Bom pra gente conhecer um pouco dos livros e também sobre a autora.

    ResponderExcluir
  7. Que super legaaal!
    Nossa que chance ótima que vocês tiveram ao conversam com a autora e entrevistá-las, além de encontrar outra blogueira. <3
    Muito bom falar sobre o que gostamos.
    Sucesso ao blog e que vocês possam passar por mais experiencias como esta.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  8. Que post lindo!!!
    Amo estes eventos quando o autor fica pertinho do leitor e pela entrevista e pelo seu sorrisão na foto, a autora é master fofa.
    Adorei
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá amore,

    Não conhecia essa Editora, mas já gostei do que vi por aqui.
    Vou anotar as dicas por aqui!
    Adorei o post, parabéns!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  10. Que aventura a de vocês, adorei! Legal da parte de vocês compartilharem isso conosco leitores. Adorei também a entrevista, que escritora mais cuti. Deu até vontade de ler a obra dela. Bexitus!

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia nem a Editora e nem a autora. Mas fico feliz que vcs se divertiram nesse evento. Já pude participar de alguns eventos de lançamento e realmente é maravilhoso.

    A entrevista ficou supimpa! Curti bastante ela. E que venham muitas entrevistas e eventos literários.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Adorei a entrevista!
    Não sabia nada sobre a Editora Hyria, então, foi um prazer encontrar esse post. Amei poder me atualizar <3
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Olá!Tudo bem?
    Que legal e interessante!!
    Um evento muito bom pelo jeito e a entrevista foi tão fluida e legal.
    Adorei conhecer os livros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. oie, achei ótima a participação de vocês no evento. Bacana essa disponibilidade em viajarem para conhecer uma autora e ver o trabalho dela mais de perto. Fiquei bem intrigada para conhecer essa terapia, e espero acompanhar as maiores informações na segunda entrevista.

    ResponderExcluir
  15. Oi Pri!
    Que sucesso esse evento e que viagem, hein? Ainda não conhecia nem a editora nem a autora, mas fiquei curiosa para conhecer mais sobre EMDR. Adorei o que você disse e a simpatia da autora!
    Dica anotada!
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Que aventura hein... Acordar passando mal em dias importantes é a minha cara rs. Eu não conhecia a autora nem a editora, mas parece ser uma parceria muito boa e eu desejo todo o sucesso do mundo para as duas. Adorei conhecer um pouco mais da autora e seu trabalho e de saber que ela é uma boa pessoa e tratou vocês super bem. Quanto aos livros vou dar uma olhadinha com calma para ver se leio.

    Beijos e muito mais sucesso para vocês!!

    ResponderExcluir
  17. Oi.

    Não conhecia esta autora inda. Adoro esses encontros, eventos com lançamentos de livros. Não são muitos que consigo estar presente. Mas sempre que posso, tento comparecer. Não sabia desse evento, mas fiquei bem feliz pela autora. É sempre bom conhecer os autores que gostamos e estar presente para prestigiar o sucesso deles.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Priscila!
    Achei o livro muito interessante, não conhecia a autora e achei bem legal a premissa mesmo sendo um livro infantil. Desejo sucesso a autora!

    Beijos,

    Rafa - blog Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Eventos literários são sempre legais não importando de que tipo seja, eu adoro frenquenta-los, mas, ainda não vou a muitos lançamentos. Enfim, não conhecia a editora e nem a autora ainda, porém gostei da entrevista e da premissa das obras, espero conhecer mais sobre.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Pricila,
    que aventura hein? Meu sonho poder participar de um evento assim. Infelizmente minha cidade fica longe de tudo, na verdade da umas doze horas daqui até BH mas raramente os eventos que eu quero de fato acontecem por lá, geralmente estão no Rio e em Sampa... Ah! como eu sonho com o dia em que também poderei contar minhas aventuras pelos eventos literários da vida haha parabéns e muito sucesso!

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.