Menu

7.8.17

{O menino que vê filmes} Grandes nomes do cinema: Ridley Scott



ATENÇÃO: ALERTA DE SPOILER! Se você não assistiu a aos filmes em questão, prossiga por sua conta e risco!

Oi gente! A 7ª temporada de Game Of Thrones segue pegando fogo e agosto começou com alguns lançamentos no cinema como Transformers: O último cavaleiro e Planeta dos Macacos: A Guerra.

E, enquanto não estreia o aguardado Liga da Justiça, previsto para Novembro/2017, vamos homenagear por aqui um dos grandes diretores deste tempo, com um currículo recheado com grandes sucessos.

Quem nunca morreu de medo com a tenebrosa criatura de Alien, ou se emocionou com a jornada do soldado romano que virou escravo em Gladiador?


Estamos falando do britânico Ridley Scott (South Shields, 1937), que teve vários de seus filmes premiados e várias indicações ao Oscar.

Dono de alguns dos grandes clássicos da ficção, Scott assinou os últimos dois filmes da franquia Alien, ambos com uma recepção controversa pelo público.


Vamos lá?

Sobre o diretor

Scott nasceu em South Shields, Tyne and Wear, Inglaterra, filho de Elizabeth e Francis Percy Scott.

Estudou fotografia no Royal College of Art e ajudou a estabelecer aí um departamento cinematográfico na década de 60. Após a graduação, conseguiu um curso de formação na BBC que o levou a trabalhar na popular série de televisão Z Cars. Juntamente com Alan Parker, Hugh Hudson e o seu irmão mais novo Tony Scott criou uma empresa de publicidade. Após ter singrado no mercado da publicidade inglês partiu para Hollywood onde produziu e realizou alguns filmes de grande êxito. O seu estilo muito visual, influenciou uma geração inteira de realizadores.

Ridley Scott é conhecido por ser um realizador muito versátil; raramente fazendo dois filmes do mesmo estilo, e alguns deles são considerados, normalmente, como dos melhores no seu estilo.

Scott recebeu a nomeação para melhor realizador por três vezes; em 2003 recebeu o título de Sir.

Pra não deixar a resenha muito extensa, passo agora a um pequeno resumo dos principais sucessos de Ridley Scott, Mas você pode conferir a obra completa do diretor aqui.

Filmografia Parcial

ALIEN: O OITAVO PASSAGEIRO (EUA, 1979)


Um tema recorrente na ficção científica é a de criaturas desconhecidas que caçam humanos. Mas nenhuma criatura foi tão bem elaborada como o tenebroso Alien de Ridley Scott.

Tremendo sucesso de bilheteria e crítica, esse longa de 1979 conta a saga da tripulação da Nostromo, uma nave rebocadora, que acaba atrerrisando num planeta desconhecido, onde um dos tripulantes é infectado por uma criatura desconhecida, tornando-se hospedeiro de uma forma alienígena extremamete agressiva.

Como personagem central, A tenente Helen Ripley (Sigourney Weaver) terá que enfrentar a criatura sem nenuma arma convencional, enquanto a mesma caça os membros da tripulação.

BLADE RUNNER (EUA, 1982)


Aclamadíssimo pelos fãs do gênero ficção científica, este longa gira em torno de Rick Deckard (Harrison Ford), um ex-policial que trabalha como Blade Runner, ou seja, um caçador de andróides conhecidos como "replicantes".

Aquém da forte crítica social retratada no filme, Blade Runner marcou época pela originalidade nos efeitos especiais e por sua fabulosa trilha sonora composta por Vangelis.

A LENDA (EUA, 1985)


Um dos clássicos da minha infância, este longa conta as aventuras de Jack (Tom Cruise), morador de uma floresta encantada, e sua tentativa de salvar a princesa Lily (Mia Sara) dos domínios do Senhor das Trevas.

CHUVA NEGRA (EUA, 1989)


Os policiais Nick (Michael Douglas) e Charlie (Andy Garcia) têm a missão de recapturar um membro da Yakuza, a temida máfia japonesa. Para tanto, terão que trabalhar com policiais japoneses, o que causa um temendo choque entre as culturas. Excelente filme!

THELMA E LOUISE 


A emocionante jornada das amigas Thelma (Geena Davis) e Louise (Susan Sarandon) em busca de liberdade e auto-conhecimento as colocaria em rota de colisão com vários crimes enquanto atravessam os EUA.

GLADIADOR


Russel Crowe interpreta Máximus Decimus Meridius, o general romano que, traído pelo filho de seu imperador, foge para as terras bárbaras, onde se torna escravo e, posteriormente, um guerreiro das arenas de Roma, ou um gladiador. Uma vez em Roma, Máximus buscará vingar a morte de sua esposa e filhos pelas mãos do agora imperador Cômodus (Joaquin Phoenix).

HANNIBAL (EUA, 2001)


Parte integrante das histórias que começaram com O Silêncio dos Inocentes, sobre o famoso canibal vivido por Anthony Hopkins, Hannibal retrata um período em que o assassino encontra-se foragido na Europa. Porém, uma de suas vítimas sobreviventes quer vingaça e usará a agente Sterling (Julienne Moore) para atraí-lo.

CONCLUSÃO

Conforme já dito acima, os dois últimos longas dirigidos por Ridley são da franquia Alien. Ambos são uma espécie de prequela para o filme de 1979, contando as origens da criatura. Apesar do enredo bem elaborado, o filme agradou apenas parte dos fãs, deixando decepcionados os mais puristas, que não gostaram de ver as origens do monstro remexidas.

Porém, nada disso ofusca a genialidade desse brilhante diretor de nosso tempo.

Até a próxima, pessoal!

16 comentários:

  1. Ola
    Ainda não assisti, mas não vejo a hora de poder conferir o último Alien. Ridley Scott merece muito destaque, mesmo porque é dificil quem já não tenha lido algo a seu respeito né?! É um gênero que eu curto bastante, então gosto de estar por dentro das novidades e trabalhso envolvidos. Adorei o post, parabéns!
    Beijos,F

    ResponderExcluir
  2. foi ótimo saber mais da carreira dele, particularmente não assisti nenhum de seus filmes
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Dos filmes citados só vi Allien e Gladiador. E gostei muito de ambos. Não costumo prestar muita atenção em nomes de diretores, mas bom saber que o cara é fera!
    www.praxeliteraria.com.br beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu já assisti vários filmes do diretor, eu gosto muito da forma como ele conduz a história, assim como das cenas de ação.
    Eu já assisti Gladiador, e é um ótimo filme, e tem mais alguns também que são os meus favoritos.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Assisti poucos filmes que você mencionou, mas, adorei conferir um pouco sobre sua carreira!
    Achei o post mega interessante e anotei vários filmes aqui pra assistir depois ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu já vi o filme Gladiador há anos, foi um filme marcante, e já ouvi falar também do filme Alien e do filme do Hanibal, mas não sabia praticamente nada sobre o diretor. Ele parece ter uma carreira com trabalhos super bacanas.

    ResponderExcluir
  7. Oii Lucas, tudo bem? Gostei bastante do seu post e conhecer esse diretor. Desses filmes eu só lembro de ter assistido Gladiador e Hannibal, e adoro ambos! Vou procurar os outros, fiquei curiosa!! :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiee Lucas ^^
    Minha tia adora "Gladiador", mas sabe que eu nunca assisti? haha' na verdade, nunca assisti nenhum dos filmes mencionados acima *-* mas fiquei bastante curiosa para assistir "THELMA E LOUISE", parece ser bem diferente de tudo o que eu já vi.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lucas!
    Nossa, Ridley Scott <3 Depois do JJ Abrams, ele é um dos nomes da indústria cinematográfica que mais gosto. Assisti todos os filmes que você mencionou no post (hahah) e confesso que gosti bastante dos filmes novos do Alien (adoro o primeiro também, mas não sou tão purista assim).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Que bacana o post! Eu confesso que não conheço muito bem a obra de Ridley Scott. Dos filmes que você citou, assisti apenas Gladiador. Os outros confesso que não me interessaram muito, apesar de serem muito famosos. No entanto, sei que ele é um diretor consagrado e importantíssimo para o cinema. Mesmo não tendo muito afinidade com o trabalho dele, não é possível negar sua relevância.
    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Ai meu Deus! Eu adorei esse tipo de matéria, nunca tinha visto outra matéria com o mesmo cunho. Até m deu ideia para fazer um quadro novo no meu blog. Adorei conhecer um pouco mais do trabalho deste diretor tão talentoso. Já assisti alguns filmes dele sim e posso dizer que gostei muito do que vi. Parabéns pela matéria incrível.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem?
    Menina eu adorei sua postagem, tanta informação <3
    Dos filmes citados eu já assisti Alien e Hannibal, simplesmente amei, e já aproveitando para baixar os outros que estão na lista que ainda não vi haha.
    Beijocas e parabéns <3

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Eu nunca assisti nada do diretor (PASME!), Alien eu realmente nunca tive vontade nenhuma. Mas Thelma e Louise me chamaram a atenção, pois gosto de Geena desde que a vi em Grey's Anatomy. Irei procurar alguns títulos no netflix ^^

    ResponderExcluir
  14. Olá Lucas,
    Sou meio - ou muito, na verdade, - alienada com relação a filmes, então, fiquei bastante perdida com sua postagem. O único filme que assisti foi Gladiador e gostei do que encontrei, mas não fiquei tão fissurada assim.
    Achei seu post bacana e os cinéfilos ficarão encantados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, Lucas

    O único filme dessa lista que eu assisti foi Hannibal e confesso que nem lembro direito, pois faz muiiito tempo.
    Não procuro saber sobre os diretores, acho que só quem se liga nisso são os fãs do cinema como um todo... eu sou aquele tipo de pessoa que só se importa com o resultado. Hahahaaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi. :)
    O filme A lenda marcou a minha infância de um jeito muito lindo, apesar de ser um filme um pouco forte pra criança rs. Meus irmãos e eu somos apaixonados por esse filme, Alien tb marcou, mas não curtia muito qndo era "obrigada" a assistir rs.
    Adorei o post. :)
    Lauri Brandão
    Blog As Meninas Que Leem Livros

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.