Menu

1.8.17

{Resenha} Tash e Tolstói


Título Original: Tash Hearts Tolstoy
Autora: Kathryn Ormsbee
Editora: Seguinte
Sinopse: Natasha Zelenka é apaixonada por filmes antigos, livros clássicos e pelo escritor russo Liev Tolstói. Tanto que Famílias Infelizes, a websérie que a garota produz no YouTube com Jack, sua melhor amiga, é uma adaptação moderna de Anna Kariênina. Quando o canal viraliza da noite para o dia, a súbita fama rende milhares de seguidores - e, para surpresa de todos, uma indicação à Tuba Dourada, o Oscar das webséries. Esse evento é a grande chance de Tash conhecer pessoalmente Thom, um youtuber de quem sempre foi a fim. Agora, só falta criar coragem para contar a ele que é uma assexual romântica - ou seja, ela se interessa romanticamente por garotos, mas não sente atração sexual por eles. O que Tash mais gostaria de saber é: o que Tolstói faria?
“Tenho o pressentimento de que o que estamos fazendo é algo que só acontece uma vez na vida, sabe?”
A primeira coisa que pensei nas primeiras frases do livro foi: é um tema que muitas pessoas que dedicam seu amor e trabalho à leitura de livros, produzir conteúdos para Blog e Youtube, irão se relacionar. Afinal, eu me identifiquei. Quem que está nesse ramo que não sonha em estourar, ter seu trabalho visto por milhares de pessoas e mais: saber o que elas pensam sobre aquilo que você faz. Afinal, a internet é sinônimo de interatividade hoje em dia. Sempre foi. 

Tash é uma menina feliz de 17 anos. Dedicada ao seu canal no Youtube, possui uma produtora junto com sua melhor amiga, a Jack. Juntas, elas criaram a websérie Famílias Infelizes, uma adaptação moderna de Anna Karênina, de Liev Tolstói. É também uma leitora faminta, impossível não rir de suas associações a algumas obras best-sellers existentes. Por conta de seu amor à leitura, possui também um vlog pessoal ao qual deu o nome de Chá com Tash, onde ela faz críticas a livros (Booktuber, alguém? Haha!).

Por feliz, eu quis dizer que ela faz o que gosta. Tem amigos incríveis, como Jack e seu irmão, Paul. Cresceram juntos, tiveram festas de aniversário conjuntas... Então é normal que tenham processos criativos em conjunto! Embora Paul não seja tão participativo, ele dá uma mão para as meninas com as filmagens da websérie, às vezes; aguenta os pitis das duas, apoia e faz massagem, é o melhor nas brincadeiras. Ele é o personagem mais fofo do livro, just saying.

Quando fazemos o que gostamos, às vezes conseguimos obter sucesso. E, às vezes, isso acontece de um dia para noite. Sim. Depois de terem sido citadas no canal de uma youtuber famosa, as views e inscrições aumentam exponencialmente, para além das expectativa das duas garotas. E agora, que são famosas... O que fazer? Sentar e aproveitar a fama?

É CLARO QUE NÃO!

Com a fama, vem a preocupação em manter a qualidade dos vídeos, responder os comentários, fazer a social... Mas, com isso, vem também os apontamentos negativos dos viewers, é natural. Sempre tem pessoas que não gostam do que fazemos e irão dar sua opinião sobre isso.
“...Por que se deram ao trabalho de marcar que não gostaram do meu vlog? Esse vídeo é uma divagação meio inocente, na verdade. Quem perde seu tempo dizendo que não gosta de divagações inocentes?”
Ela entra em parafuso quando as críticas começam. Por que tantos haters? O que leva as pessoas a serem más com as outras? Nós sabemos que a internet hoje é terra de ninguém. Muitos se aproveitam do anonimato para camuflar ofensas em forma de opinião. E são cruéis, muito cruéis. Eu mesma já deixei de jogar alguns jogos online por causa dos famosos “trolls”, pessoas que tentam te vencer pelo stress que causam com tantas ofensas. 

E o pior... Podem pegar o que você diz e transformar em algo ruim em um piscar de olhos... Ou pessoas que querem crescer em cima do seu trabalho, também. Notei isso com algumas pessoas que surgem no livro.

Por causa disso, ela começa a exigir mais de seus companheiros e quase tem um treco quando sua irmã, Klaudie, diz que não irá mais fazer parte do show. Logo agora que estão ficando famosos!

Acontece que Klaudie está para entrar na universidade famosinha da região, então quer aproveitar seu último verão com as amigas do colégio. Podemos perceber na história, também a dinâmica familiar existente, como irmãos mais velhos se sentem e como irmãos mais novos se sentem também. E os pais, quando os filhos começam a deixar o “ninho” para seguirem com seus sonhos. É muito interessar a dinâmica familiar de Tash, muita gente poderá se identificar aqui, o que leva a história para um outro nível de análise.

Há algum tempo, Tash vem se comunicando por mensagens com outro youtuber. O rapaz parece ser gente boa, os dois possuem uma relação legal online. Mas nunca conversaram em chamada mesmo, sabe? E Tash acredita que pode estar se apaixonando por ele... E isso causa alguma comoção entre seus dois amigos, uma vez que como ela pode se apaixonar por alguém que nunca viu “de verdade”? Também é outra questão que dá para analisar. Tem amigos virtuais? Já teve algum crush virtual? Eu já, vário, haha! E poucas vezes deram em algo, em muitas eu sempre acabei saindo magoada. Paul acha um absurdo esse negócio especialmente depois de algo que Tash conta para ele e Jack: ela é assexual romântica. Ou seja, ela não tem interesse em fazer sexo. 

E tipo... Para muitas pessoas, o sexo faz parte da relação. Para mim foi bem complexo entender isso, então ler o livro foi uma experiência nova. É tipo... Você pode achar a pessoa bonita e sexy... Mas não tem vontade de transar com ela. Nem com ninguém. Mas quer namorar. Porque se liga emocionalmente à pessoa. Então para Paul e Jack as coisas ficaram meio confusas nessa área, mas são tão amigos de Tash que lhe compreendem e aceitam o fato. Só que tem o Youtuber e Paul... 

Eu tive que pesquisar um pouco para entender mais sobre assexualidade, encontrei este site, se você também quiser saber mais.

O núcleo familiar de Jack e Paul também possui suas complicações. Seu pai está em remissão do câncer. Todos sabemos que as coisas com essa doença podem mudar de um dia para o outro e cada um dos irmãos lida com essa pressão de modo diferente. Jack não gosta de sentir... Paul, sente tudo.
“As pessoas adoram ficar falando sobre o apocalipse – se tudo vai acabar em uma guerra nuclear, uma epidemia zumbi ou uma invasão alienígena. Mas acho mais provável que o fim venha em um dia normal, quando a gente parar de tentar entender os motivos dos outros, viver em casas separadas e apodrecer sozinho.”
A websérie possui atores contratados, para além de Klaudie. George é o melhor deles, gostei dele pela sinceridade e acredito que muitos leitores não vão gostar da personalidade dele justamente por isso. É sincero e não tem papas na língua, o que resulta as vezes em grosseria rude. Mas nem por isso ele deixa de ser um dos bons personagens do livro. Há outros, mas George foi o que mais me chamou a atenção.

Eu gostei bastante da história contada pela autora. Vemos que nem sempre a fama é tudo, nem sempre precisamos de muito reconhecimento. Basta as pessoas que amamos saberem que o que fazemos é importante para nós e se empolgarem com nossas conquistas. 

É narrado em primeira pessoa pela visão da Tash, o que torna muito mais divertido. Vemos suas reflexões acerca do que está acontecendo em sua vida e suas conversas com seu namorado russo, o Leo. Ele está sempre franzindo a testa para ela, respondendo suas indagações com o silêncio.
“Não é engraçado como algo pode ser sério por tanto tempo até que de repente não seja mais? Um dia, vira uma piada. Você se pega rindo disso, sem se machucar ou cutucar nenhuma ferida no processo. É engraçado e não dói nadinha.”
~Prova recebida em parceria com a Editora Seguinte

9 comentários:

  1. Olá Priscila,
    Não conhecia o livro, e lendo a resenha foi paixão a primeira descoberta!
    Como amo Tolstói, e Anna Kariênina é uma das minhas principais paixões to encantada pela história, e louca pra saber mais sobre todo esse mundo dela no youtube e essa história de ser assexual romântica.
    Já vou procurar colocar livro nas próximas leituras.

    Parabéns pela resenha!
    Beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom acompanhar toda a saga dela e do seu Crush, o Leo!
      Você vai se apaixonar pela história!
      Beijos!

      Excluir
  2. uma trama bem diferente e intrigante, eu leria!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Já tinha visto a capa desse livro por aí e confesso que não tinha me chamado a atenção achei que era algo relacionado a jogo sei lá hahaha. Confesso que lendo a sua resenha adorei de cara o livro e fiquei super afim de fazer a leitura me parece um livro onde irei me identificar bastante com a protagonista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Não conhecia esse livro, mas depois de ler as suas impressões, fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento e todos os elementos inseridos. Pelo que pude compreender, passa uma mensagem bem legal e eu adoraria poder conferir por conta própria. Obrigada pela recomendação!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Ainda não conhecia essa obra, mas, gostei bastante de seus comentários sobre a obra. Achei a premissa bastante interessante, inclusive, pretendo ler, mas, não nesse momento, pois, estou com muuuuitas leituras atrasadas.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Interessante como a falta de informação molda um pensamento, e a abundância dela distorce completamente. Li a premissa desse livro hoje, e apesar de ter uma certa ligação com um livro que quero muito ler, Anna Kariênina, passei a dica direto; o livro não me chamava a atenção.
    Maaaaaas, sua resenha, suas impressões tornaram um pouco difícil ignorá-lo uma segunda vez. Gostei muito de saber que existem personagens que lhe conquistam e quero saber como vai rolar a treta entre ela e o youtuber, ou como vai se desenrolar toda essa produção agora que ganhou visualização.
    Obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Pri, ainda não conhecia o livro e achei muito original essa coisa de envolver algo tão contemporâneo como produzir conteúdo pra internet e a comunicação com outro youtube. Genial. Fiquei interessadíssima no livro e espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.