Menu

10.10.17

{Resenha} ALMANAQUE WICCA 2018 - Guia de Magia e Espiritualidade


Oie amores. C-H-E-G-U-E-I!


Sempre trago resenhas de romances de todos os gêneros, com autores brasileiros e internacionais... mas hoje vou mudar um pouco o foco.
Confere aí!


Sinopse:

Este é o Guia de Magia e Espiritualidade mais completo do Brasil. O Almanaque Wicca 2018 é uma fonte de informações sobre a vida, a magia e o mundo espiritual, que nos convida a utilizar esse conhecimento para sermos pessoas mais íntegras, felizes e próximas da nossa essência divina. Repleto de artigos sobre diferentes temas, você vai aprender um ritual para afastar pessoas destrutivas; um encantamento para fazer magia com o seu dinheiro; dicas sobre menstruação, para você fazer as pazes com a sua feminilidade; magia para harmonizar seu quarto e turbinar a sua vida amorosa, e muito mais! Como de costume, traz ainda o calendário 2018 com as fases e signos da Lua, as luas fora de curso e datas comemorativas pagãs.”

Resenha

Hoje vocês vão conhecer algo que faz um pouco parte de mim, que tento seguir algumas coisas baseados nos ensinamentos que essa religião traz.
Desde que me conheço por gente, amo tudo que engloba magia e seus encantamentos. Sempre fui muito ligada a feitiços, rituais e banhos purificantes.
Amo velas aromáticas, incensos e músicas da cantora Enya e Banda Celta Danzante pra embalar os meus momentos de reflexão. Não me afirmo uma Wiccana de raiz, mesmo porque não sigo a risca todos os ensinamentos, mas sou enfeitiçada por essa religião.
Hoje não será exatamente uma resenha, já que o almanaque é para você ler e tirar o melhor aproveitamento dele durante todo o ano.
Para que se entenda um pouco:

“A Wicca é uma religião pagã que se dedica ao conhecimento da espiritualidade a partir da natureza e da psique humana. Nessa religião as pessoas adoram duas divindades: o Deus Cornífero, ou Deus de Chifres, representado pelo Sol e pelos animais e a “Deusa” representada pela Lua e pela Terra. A celebração wiccana ocorre a cada passagem cíclica da natureza, ou seja, na passagem de uma estação a outra, abordando toda a história de suas divindades, enfatizando o nascimento, a morte e o renascimento.”



¹"O pentagrama (estrela de cinco pontas, dentro de um círculo) é o símbolo da religião Wicca. Muitos praticantes da religião Wicca usam o Pentagrama também pelo fato de ele ser considerado um amuleto de proteção, além de mostrarem assim, seu respeito aos Deuses e aos Cinco Elementos.
Cada ponta do pentagrama representa um dos Cinco Elementos da Natureza: Ar, Fogo, Água, Terra e Akasha (espírito).
O Pentagrama representa o homem dentro do círculo, como sinal da comunhão total com os Deuses. É o mais alto símbolo da Arte, pois mostra o homem reverenciando a Deusa , já que é a estilização de uma estrela (homem) assentada no círculo da Lua Cheia (Deusa).
Até hoje o pentagrama é um símbolo que indica ocultismo, proteção e perfeição. Independente do que tenha sido associado em seu passado, ele se configura como um dos principais e mais utilizados símbolos mágicos da cultura Universal."

O almanaque traz vários tipos de rituais, seja para afastar pessoas destrutivas, para autoestima, purificação da cama, menstruação entre muitos outros.



Na Wicca existe a lei do tríplice retorno. Se você faz o bem ou o mal para outra pessoa, volta pra você multiplicado por três. 



Nessa tabela você encontra os dias da semana, o planeta regente de cada dia, o que favorece e o que combate.


²As datas presentes no calendário Wicca representam os Sabbats. Cada um deles possui uma data no hemisfério norte e outra correspondente no hemisfério sul, uma vez que a posição solar e, portanto, as estações do ano são diferentes entre os dois hemisférios. Os oito Sabbats formam a Roda do Ano.


³Roda do Ano representada pelos oito Sabás, tem por objetivo sincronizar a nossa energia com as Estações do Ano, ou seja, com os ciclos do Planeta terra e do Universo. Ela descreve o caminho do Sol durante o ano, representando as várias fases do Deus: seu nascimento, crescimento, união com a Deusa, e, finalmente, seu declínio e morte. Da mesma forma que o Sol nasce e se põe todos os dias, e da mesma forma que a primavera faz a Terra renascer após o Inverno, o Deus nos ensina que a Morte é apenas um ponto no ciclo infinito de nossa evolução para podermos renascer do Útero da Mãe. 

Para algumas tradições da Wicca, o ano se inicia no Solstício de Inverno. Outras consideram a noite do dia 31 de Outubro como início do ano. Essa data é conhecida como Halloween ou Dia das Bruxas, mas seu nome tradicional é Samhain, que significa "Sem Sol", referindo-se ao tempo de Inverno. Essa época também é correspondente ao Ano Novo Judaico.

Nessas ocasiões, na Wicca, são homenageadas duas divindades: a Deusa Mãe, ou simplesmente a "Deusa", que simboliza a própria terra, e o Deus Cornífero, O Gamo Rei, protetor dos animais, dos rebanhos e da vida selvagem.
Os 8 Sabbats, celebrados a cada ano pelos Bruxos se originam nos antigos rituais que celebravam a passagem do ano de acordo com as estações do ano, épocas de colheita e lactação de animais. Os Sabbats, também conhecidos como a "A Roda do Ano", têm sido celebrados sob formas diferentes por quase todas as culturas no mundo. São conhecidos sob vários nomes e aparecem com freqüência na mitologia.

Os quatro Sabbats principais (ou grandes) correspondem ao antigo ano gaélico e são chamados de Imbolc (Candlemas), Beltane, Lammas (Lughnassad) e Samhain
Os quatro menores são Ostara (Equinócio de Primavera), Litha (Solstício de Verão), Mabon (Equinócio do Outono) e Yule (Solstício de Inverno).


Tentei explicar mais ou menos o que significa o pentagrama, o calendário, e sem sombra de dúvidas estava com saudades de me aprofundar mais nesse mundo tão maravilhoso que te faz ver o mundo de outra forma.
A magia está por todo lugar... Nos pequenos detalhes, nas pequenas coisas... Basta que você a veja.
Até a próxima amores. Tchau!


Título: ALMANAQUE WICCA 2018 - Guia de Magia e Espiritualidade
Autor (es): Editora Pensamento

Número de Páginas: 160

Pesquisa:
¹http://thaly-wicca.blogspot.com.br/2009/03/qual-o-significado-do-pentagrama.html
²http://www.santuariolunar.com.br/p/calendario.html
³http://nasmaosdalua.blogspot.com.br/p/roda-do-ano.html

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.