Menu

21.11.17

{Resenha Premiada} O Cavaleiro Verde


Autora: Louise Soares
Editora: Giostri
Páginas: 246
Sinopse: Após ter sua coroa usurpada por um rei tirano, a princesa Alexandra de Scarlach se disfarça como o Cavaleiro Verde para participar do Torneio do Campeão. A competição dá ao vencedor um grandioso prêmio em ouro e o direito a um voto no Conselho dos Povos, justamente as ferramentas de que Alexandra necessita para recuperar seu reino. Antes, porém, ela terá que descobrir em si mesma o que a faz uma campeã e, principalmente, como ser a heroína pela qual o povo de Scarlach espera.


Sabe um livro com uma história simples e bem-feita? Então, é esse. Não há grandes feitiços, não há mistérios (só um, na verdade), só o simples e puro comportamento humano. Me lembrou muito o filme Coração de Cavaleiro (estrelado pelo falecido Heath Ledger) onde ele também precisa lutar seu caminho em direção à honra. Porém, Alexandra tem mais complicações em sua vida.

Nascida filha do rei Ulisses e da rainha Sabine, teve uma infância comum de princesa, em contato com outros nobres feudais e protegida por seu padrinho, o temível Cavaleiro Negro. Porém, uma fatalidade leva embora sua mãe, que, como último pedido a seu marido, solicita que ele encontre o tesouro de Adlige. A fama de uma grande fortuna enterrada em algum ponto do deserto o faz deixar três de seus conselheiros mais confiáveis no encargo de seu reino e parte com sua filha Alexandra em busca do tesouro em uma aventura que deveria durar poucos meses...

Anos se passam. E as notícias são terríveis: um dos regentes de seu pai, Venceslau Ferraghas, tomou para si a coroa do reino de Scarlach, onde ele reina junto de seu filho violento: Drustan. Venceslau é um rei tirano que abusa de seu povo com violência. Decidida a retomar o que é seu, Alexandra percorre o caminho de volta e o que encontra é devastador: pessoas são vendidas em plena praça, há fome e desespero por todo o lado. 

Encontra, ainda no reino que deveria ser seu, o jovem Gabriel. Determinada a ajudar todos que cruzarem seu caminho, toma o menino como seu escudeiro. Embora ele ainda seja meio cético de que ela possa ser um cavaleiro – é uma mulher, oras! – ela o segue para o reino vizinho, onde ela acredita que pode encontrar algum apoio: o rei de Amaranthia era amigo de seu pai e Alexandra era a melhor amigo de Connal, filho do rei. Por sua aparência selvagem e roupas de viagem, os soldados não a deixam se aproximar do castelo. Uma princesa deveria estar com vestidos de seda, e não calça de couro e com uma espada na cintura!

Porém, o que encontra é resistência: ela não quer simplesmente o exército do reino amigo, bem como quer lidera-lo. E o rei poderia até aceitar se fosse ele quem comandasse... Mas o que uma mulher pode fazer, não? Connal está de mãos atadas e não possui modos de auxiliar sua amiga, a não a lembrança de que ela possui uma herança a ser resgatada.

No banqueiro, apenas uma dívida lhe resta. Junto, a possibilidade de ser presa que lhe deixa em pânico. Mas nem tudo está perdido e vê a possibilidade de pagar suas dívidas e ajudar seu pequeno escudeiro ao mesmo tempo: O Torneio dos Azarões!
"[...] O Campeão não é o mais forte, nem o mais fraco. Não é o mais rico ou o mais pobre. Tampouco será o dono da espada mais afiada ou do cavalo mais veloz. Nada disso. O verdadeiro campeão é aquele que é capaz de vencer suas adversidades, de quitar uma deslealdade com sua honra, de renascer dezenas de vezes qual uma fênix incansável. [...]"
Neste torneio, apenas homens participam (obviamente). Mas isso não irá impedí-la de concorrer pela possibilidade de ter uma pequena renda e a possibilidade de entrar no torneio dos campões, que lhe garantirá muito ouro e a possibilidade de ter voz no Conselho dos Povos, composto pelos regentes e reis dos reinos.

E assim, ela começa a trilhar seu caminho. Esconde de todos quem é a pessoa por trás do elmo do Cavaleiro Verde e, com a ajuda de outras pessoas, dá um jeito de estar ao mesmo tempo em mais de um lugar. O desespero e a desistência não fazem parte de sua vida, determinada sempre a nunca prejudicar ninguém. 

Se pensarem bem, numa guerra alguém sempre é prejudicado. Então ela ainda é inocente em muitos aspectos, bem como é bastante impulsiva. Mas junto de amigos e um provável amor (que em momento algum tornou-se a peça central da história de Alexandra), ela sabe que seu destino é retornar a Scarlach. O inimigo possui muitos braços e fará de tudo para impedí-la, seja pela farsa, seja pela força. Mas isso não fará com que ela seja menos feroz, ela sabe o caminho que a trouxe até ali e não irá admitir que destruam aquilo que seus pais construíram.

By Eydart
A estória de Louise Soares, como eu disse no começo dessa resenha, é simples. Gostosa de acompanhar e te acolhe a cada nova página. O livro é dividido em diversos capítulos nomeados e identificados no índice logo do começo. As descrições da autora vêm no ponto certo e os personagens são cativantes e bem claros: quem é bom, é bom e quem é mau, é mau. Não há o cinza em momento algum... Mesmo aqueles claramente em cima do muro, você entende que são maus. Há apenas uma pessoa que não sabe o que fazer diante de um acontecimento-chave e você torce para que ela faça o certo.

O livro é recomendado para todas as idades, é muito gostoso acompanhar as aventuras e desventuras de Alexandra. 

Mas sabe o que é melhor?

Em parceria com a autora Louise Soares, você poderá ter esse livro na sua estante!!! A autora nos enviou também um para sortearmos!


Para participar é fácil:

~ Curtir a página do Facebook do blog: As meninas que leem livros;
~ Curtir e Compartilhar este post em modo público:
~ Seguir o blog via Google Friend Connect (fica no menu lateral do blog!): http://www.asmeninasqueleemlivros.com/ e postar um print nos comentários do post do Facebook; 
~ Marcar dois amigos nos comentários do post, que você sabe que irão gostar desse livro tanto quanto você!
~ Clicar em "Quero Participar" no link do sorteio: Link
~ Residir em terrítório nacional brasileiro;

Não nos responsabilizamos por eventuais problemas com a entrega dos Correios! A pessoa que ganhar terá 3 dias após a realização do sorteio para entrar em contato conosco no e-mail asmeninasqueleemlivros@gmail.com informando o endereço de envio de seu prêmio! O mesmo será enviado em até uma semana após o contato do ganhador.

3 comentários:

  1. eu não conhecia o livro e apesar de não ter me envolvido tanto com a trama agradeço a dica
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Priscila!
    Gosto demais de livros de fantasia e achei a ideia da autora bem criativa. Gostaria de acompanhar como a protagonista vai participar do torneio e como irá recobrar seu reino.

    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    “ Lança o saber e não terás tristeza.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.