Menu

26.12.17

{Resenha} O Gatola da Cartola


Título Original: The cat in the hat
Autor: Dr. Seuss
Editora: Companhia das Letrinhas
Sinopse: Um menino e uma menina estão chateados porque chove lá fora e não há nada para fazer em casa. Até que de repente, sem mais nem menos, surge na casa deles o Gatola da Cartola, um bicho esquisito e pra lá de divertido, capaz de imaginar as brincadeiras mais inusitadas. Com a ajuda do Coisa Um e Coisa Dois, dois amigos muito esquisitos, o Gatola vai fazer a maior bagunça na casa das crianças — e transformar esse dia chuvoso em uma grande aventura… Escrito em versos rimados, O Gatola da Cartola é um clássico da literatura infantil, conhecido em todo mundo e um grande best-seller nos Estados Unidos, onde o livro é também lido nas escolas e usado como apoio na fase de alfabetização das crianças.


Assisti a adaptação cinematográfica dessa história assim que lançou, há anos atrás e não gostei muito. Aí depois assisti ao Lorax e quis então conhecer os livros desse autor tão peculiar, as histórias que deram origem a personagens tão encantadores!

Acabei optando pelo Gatola da Cartola não sei por que, para começar! Huahuahuha!

A história nos apresenta dois irmãos: o narrador e Sally. Eles precisam ficar em casa, pois a mãe saiu para o trabalho e está chovendo lá fora, não podem sair para brincar: o dia será tedioso.


Maaaas... Não com o Gatola da Cartola por perto! Ele chega do nada na casa das crianças, que não querem que ele fique ali: sua mãe não gosta de estranhos dentro da casa! E então a luta para mandar o gato embora começa, uma vez que ele não quer ir embora, que brincar e mostrar o monte de coisas que sabe fazer para os dois!

E ainda chama Coisa 1 e Coisa 2 para ajudar na bagunça toda, deixando as duas crianças desesperadas para colocar a casa em ordem antes da mãe voltar. O peixinho dourado da família faz o papel de superego das crianças, dizendo que aquilo não pode, o que não está certo. E no final, ele está certo, huahuha!

As rimas são muito boas, qualquer criança adoraria ouví-las! Os desenhos são muito bonitos e com os traços encantadores de Dr. Seuss. Essa edição da Companhia das Letrinhas ainda vem com o texto em inglês, algumas curiosidades sobre o autor que eu nunca iria descobrir se não fosse pelo livro e também um pouco sobre o autor.

É sempre uma agradável lição que as crianças podem absorver e eu vou mais longe: também os adultos! Muitas pessoas precisam ler Dr. Seuss para melhorarem seu comportamento por aí, viu.


Para além do filme, também há uma animação de duas temporadas que totalizam 40 episódios. Acredito que não foi trago para o Brasil, o que é uma pena. Ensina ciência de forma divertida com o Gatola da Cartola!



Se você tem filhos, leia esse livro para ele, bem como outros do Dr. Seuss! São lições valorosas para sua família!

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.