Menu

22.12.17

{Resenha} Só Escute

Título Original: Just Listen
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Sinopse: Ano passado, Annabel era a típica “garota que tem tudo” — inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong. Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Um de seus novos lemas é sempre falar a verdade, não importa qual seja, e jamais guardar ressentimentos. Será que com a ajuda desse amigo inesperado Annabel vai conseguir encarar a verdade e enfrentar o que aconteceu na noite em que brigou com Sophie?

Annabel Greene é a irmã mais nova de Whitney e Kirsten. Enquanto suas duas irmãs mais velhas tem personalidades fortes, cada uma a sua maneira, Annabel prefere se anular e evitar conflitos ao máximo. Fica na zona cinza como ela mesma diz.

“Não era corajosa ou franca nem silenciosa e calculista. Não sabia como as pessoas me viam ou que vinha à cabeça delas ao ouvir meu nome. É só a Annabel”. Página 17

Apesar desse seu jeito tímido, a vida de Annabel foi muito boa, até maio antes de iniciar das férias de verão. Algo que tornou a amizade com sua melhor amiga Sophie insustentável. Agora, meses depois e com o início do novo ano letivo na escola, Annabel tem que enfrentar as consequências do ocorrido em maio.


Ao retornar à escola, ela já sabia que não seria fácil, porém não esperava ficar sem nenhuma amiga ao seu lado. Até que o isolamento fez ela perceber certas coisas que antes ela ignorava. Uma delas é o garoto mais problemático da escola: Owen Armstrongs. Apesar da má fama, Owen é tipo de garoto que não suporta mentiras e seu lema é sempre contar a verdade, doa a quem doer. Mas será que Annabel está pronta para enfrentar as verdade dos acontecimentos de maio passado?

A edição está bem caprichada! O Selo Seguinte arrasou nessa capa, acho ela que combina muito com a história. A capa é do material soft touch e as folhas são amareladas. A narração é em primeira pessoa e fica por conta de Annabel e ela vai nos contando alguns fatos do passado para que possamos entender o presente.

Primeiramente lançando pela Farol Literário com o nome Just Listen, o livro foi meu primeiro contato com a escrita da Sarah Dessen. Antes disso eu só tinha ouvido falar da autora por uma youtuber e fiquei bem curiosa para ler. Li e me apaixonei!


Li o livro em 2015 e agora pude reler alguns trechos e momentos importantes dessa trama. Annabel e Owen formam um belo par. Achei incrível o modo como Owen conseguiu chegar em Annabel. Ser sincero e aberto fez com que ela soubesse que existia uma chance de poder revelar o segredo e seguir em frente, deixar as mágoas e enfrentar o ocorrido sem ter vergonha nenhuma. Por diversas vezes eu queria ter entrado no livro e tido a chance de conversar com Annabel. Tantas garotas passam por situações parecidas e elas merecem ser ouvidas.

“...me senti tão impotente quanto naquela noite, como se não estivesse segura nem em plena luz do dia.” Página 28

Além do segredo de Annabel, temos os momentos da família dela. O foco não ficou apenas no casal ou no segredo da protagonista. Pudemos conhecer os dramas de uma família que sempre passava a impressão de ser perfeita. Era uma casa de vidro, onde as coisas podiam ser claras e transparentes. Mas na verdade, isso não existiu. É livro com dois temas complicados, mas ao mesmo tempo o livro é leve, e até divertido em certos momentos.


“A sala de jantar, no entanto, ficava na parte da frente da casa, então, quando estávamos comendo, ficávamos expostos. [...] o motorista nos observava, a família feliz reunida para uma refeição calorosa. Mas todo mundo sabe que as aparências podem enganar.” Página 50

Já deu para perceber que gostei mesmo desse livro né? Mais do que recomendado por mim, espero que você que está lendo essa resenha possam ler e adorar a história de Annabel tanto quanto eu. Já li outros livros da Sarah Dessen, mas esse é meu preferido da autora sem sombra de dúvidas. 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.