Menu

21.2.18

{Resenha} Do outro lado do espelho


Série: Doze Mundos
Autora: Emilly Amite
Editora: PenDragon
Sinopse: Leona tem apenas dezessete anos e o mundo inteiro a espera. No último ano do ensino médio, a garota nem imagina que sua vida está prestes a virar de cabeça para baixo. Um portal se abre e a envia para o mundo de Amantia. Tudo em que sempre acreditou desmorona bem diante dos seus olhos e vai ser preciso mais do que coragem para sobreviver a essa jornada e voltar para casa. Acompanhada de um elfo negro, vai tentar chegar a Torre das Nuvens, mas não sem antes enfrentar as mais assustadoras criaturas mitológicas.

“- Quando você ama uma pessoa de verdade, você ama até seus defeitos e aprende a conviver com eles como se fossem qualidades, por isso não importa, às vezes para ela, se ela o ama de verdade, a falta de perspicácia dele pode ser atraente para ela.”
Do outro lado do espelho é um livro que estava querendo ler desde que vi a capa. É maravilhosa, os tons em azul e roxo com o espelho antigo... Me fez me apaixonar pela capa!

É o primeiro livro da autora Emilly Amite que demorou anos aprimorando sua história até chegar na versão publicada pela Editora PenDragon, com uma linda diagramação, que coroa a história de Leona, uma adolescente que mora no Brasil e por acaso, acaba por descobrir um espelho magnífico.

Reside com seu pai, seu irmão mais novo e sua mãe, dona de um Antiquário e típica dona de casa coruja. Seu pai e seu irmão são figuras completamente figurativas, só servem para mostrar o quanto Leona se sente injustiçada em sua família: um típico comportamento adolescente.

Quando menos espera, caí em um grande lago onde Kappas estão prontos para devorá-la! Mas sua sorte coloca em seu caminho Nellena, uma humana caçadora que decide lhe ajudar e explica para ela que já não está mais em seu mundo: ali é Amantia, um mundo onde Kappas podem ser o menor de seus problemas! Diversas criaturas mágicas que para nós não passam de histórias, ali representam um perigo real.

Nellena deseja ajudar Leona a retornar para seu mundo, porém ela tem seus próprios problemas a serem resolvidos e convoca o elfo negro Ewren, um mercenário, para levá-la até o portal de seu mundo.

Ewren é alguém que não sei muito bem o que pensar dele. Gostei de sua história e a razão pela qual existe diferença entre elfos negros e todos os outros: conforme vão tomando atitudes ruins, o mal toma conta de seu corpo e eles acabam se tornando meio irracionais. Porém, os outros elfos foram capazes de criar uma espécie de dispositivo que os purifica, mas não para sempre: se ficam muito tempo distantes desse artifício, eles vão retornando à personalidade má.

Então Ewren tem essa mania de ficar provocando e assustando Leona durante o trajeto, o que a faz ter medo dele e tomar algumas medidas para evitar ser morta ou coisas nesse sentido. Grande parte das vezes ele diz que está só brincando, mas você é alguém de outro mundo, com uma criatura que nunca viu na vida que está brincando de lhe ameaçar... É claro que terá medo, não é?

Juntos e correndo diversos perigos, eles atravessam as terras de Amantia. Aos poucos Leona vai conhecendo mais criaturas incríveis e descobrindo mais sobre si mesma. É claro que há romance e isso meio que acaba se tornando uma das partes centrais do livro.

Alguns personagens são bastante interessantes como a Lórien. Meio maga, é completamente espevitada e ama testar magias novas sem pensar muito no que pode acabar dando errado. Para mim, é uma das melhores personagens do livro, embora meio confusa.

Do outro lado do espelho é um ótimo livro de fantasia. Acredito que os autores brasileiros estão começando a caminhar bem pelas águas desconhecidas desse gênero literário. O mundo criado para a história é bem variado tanto em criaturas como em flora e tudo combina muito bem entre si, embora tenha sentido falta de algumas coisa e  achado outras um pouco exageradas (como quando ela fala do pai), mas no final a leitura flui muito bem e você se vê querendo saber como a história se desenrola.

Fiquei curiosa para saber se os mesmos personagens continuarão correndo os doze mundos ou se teremos novos protagonistas vindo por aí!


~Livro recebido em parceria com a editora~

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.