Menu

13.2.18

{Resenha} Tudo Junto e Misturado

Título Original: The whole thing together
Autora: Ann Brashares
Páginas: 336
Editora: Seguinte
Sinopse: Sasha e Ray sempre passam o verão na velha casa de férias da família. Desde pequenos, os dois dividiram muitas coisas — leram os mesmos livros, correram pela mesma praia, comeram pêssegos colhidos na mesma fazenda, tomaram café da manhã sentados à mesma mesa. Até dormiram na mesma cama, mas nunca ao mesmo tempo. Afinal, eles jamais se encontraram.O pai de Sasha um dia foi casado com a mãe de Ray, e juntos tiveram três filhas: Emma, Quinn e Mattie. Mas o casamento acabou, deixando para trás apenas rancor e ressentimentos. Os dois casaram de novo e formaram novas famílias, mas nenhuma delas pretende desistir da casa de praia, muito menos compartilhá-la. Até este verão. As vidas de Sasha e Ray estão prestes a se cruzar — e, com tudo junto e misturado, as famílias vão mudar para sempre.



Como duas famílias dividem uma mesma casa de verão?

Um dia, o pai de Sasha foi casado com a mãe de Ray. E desse casamento eles tiveram três filhas: Emma, Quinn e Mattie. Depois de uma separação dolorosa, nenhum deles quis desistir da casa de verão. Então a cada semana do verão, as famílias trocam de lugar e as três irmãs são as únicas constantes na casa.
Por conta desse arranjo, Sasha e Ray dividem tudo desde bebê. Dormem no mesmo quarto, dividem o mesmo banheiro, cama e até a pasta de dente sem nunca terem se conhecido. Porém as coisas estão prestes a mudar nesse verão. Muitas descobertas estão para serem feitas e muitos sentimentos estão surgindo. A vida não será mais a mesma.

A edição está simples, mas impecável. Amei a capa, pois combina perfeitamente com o estado de espírito do livro. Folhas de boa qualidade e amareladas. O livro é narrado em terceira pessoa, mas são cinco personagens como foco: Sasha, Ray, Emma, Quinn e Mattie.


Todos esses cinco personagens tem sua vez na narrativa. Cada um com seu drama pessoal, formando um emaranhado de situações de pura emoção. Suas histórias se entrelaçam em algum momento até culminar em um final que partiu um pedaço do meu coração.

Nosso casal (ou não), Sasha e Ray, é muito fofo! Eles vão trocando mensagens a partir do momento em que acabam dividindo um emprego. A aproximação que antes era restrita aos utensílios do quarto de forma indireta, se estende para fora dele. Emma, a pessoa séria das famílias, está passando por um momento de romance secreto; Mattie está tentando descobrir mais sobre si mesma e Quinn é o elo que mantém tudo funcionando. Cada personagem é único. Juntos e misturados formam esse livro maravilhoso!

O que foi mais maravilhoso no livro além de toda a sensação que ele me passou, foi o foco da história não ser o romance entre Sasha e Ray. Eu acreditava que ia ter muito do romance, mas o livro tem bem mais que isso. Os sentimentos dos personagens são constantemente relatados e explorados pela autora. O drama familiar em que a família se encontra e no que isso acarreta na vida desses cinco personagens é bastante abordado.


A narrativa é cativante, o enredo fascinante, Ann Brashares escreve de modo divino. Tudo Junto e Misturado é um história confusa e interessante. Não sei como, mas a escrita da autora me prendeu bastante, mesmo eu me sentindo um pouco confusa no início com tantas visões diferentes da história. A história parece feita de vários retalhos nos dando as impressões dos personagens e formando uma grande colcha de retalhos.

Tudo Junto e Misturado é um daqueles livros que me fazem viajar nos sentimentos dos personagens de modo diferente. Dois livros já me fizeram sentir assim e foram Temporada de Acidentes e Mentirosos (resenha aqui). Alguém já leu algum desses dois? Juro que as sensações passadas em mim foram de acolhimento e conflito interno pela situação de toda a família.

Espero sinceramente que o Selo Seguinte decida lançar mais livros da autora aqui no Brasil. Com certeza Ann Brashares já tem uma fã. Ah! E eu nem acreditei que ela é a mesma autora da série A Irmandade das Calças Viajante lançado pela Galera Record.Já quero ler!


~Recebido em parceria com a editora~

1 comentários:

  1. achei um tanto louco e confuso esse enredo, mas gostaria de ler
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.