Menu

23.4.18

{O menino que vê filmes} Meu adorável professor



Direção: Stephen Herek
Elenco: Richard Dreyfuss, Glenne Headly, Alícia Witt, Jean Louisa Kelly, Olympia Dukakis, Terence Howard, Jay Thomas, Willian H. Macy, Anthony Natale, Damon Whitaker, Joanna Gleason, Alexandra Boyd, Beth Maitland
Sinopse: Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.

ATENÇÃO: ALERTA DE SPOILER! Se você ainda não assistiu ao filme em questão neste post, prossiga por sua conta e risco.

Oi gente! Hoje eu trago pra vocês a resenha de um dos filmes que eu mais amo em todos os tempos: MR. HOLLAND OPPUS, que por aqui foi lançado (por alguma razão) com o nome de "Adorável Professor". Nunca entendi direito eea mania de "inventar" nomes em português para os filme... Mas, deixa pra lá.

Meu amor por esse filme é perfeitamente justificável, pois é recheado de música, do começo ao fim. Vou além: MR. HOLLAND é um ser humano comum, que passou a vida seguindo um sonho e fez desta busca a história da sua própria jornada.

ENREDO

O ano é 1964. O jovem músico Glenn Holland dá aulas como instrutor de trânsito para complementar seu orçamento. Ele e sua amada esposa Iris levam uma vida muito apertada, mas repleta de amor e música.


As coisas mudam quando Holland recebe uma proposta para trabalhar como professor de música em uma escola local. Glenn vê no novo trabalho uma oportunidade para continuar a compor sua sinfonia.
Porém, muitas são as dificuldades do professor em se adaptar às mudanças de seu tempo. Afinal, Glenn vinha de uma formação erudita e, na década de 60, a erudição teria que dividir espaço com outros estilos musicais, sobretudo com o recém nascido Rock n' Roll.


Com o tempo, Holland percebe que para ensinar música era preciso alcançar o coração de seus alunos, conhecer seus medos e desejos, de modo a criar, se não músicos, melhores seres humanos.

TRILHA SONORA

As composições originais para o filme ficaram a cargo do consagrado compositor nova-iorquino Michael Kamer.


Além dessas, o longa está recheado com clássicos da música mundial, como John Lennon, Ira Gershwin e Ray Charles.

Quer conferir a lista completa? Clique aqui.

CONCLUSÃO

Assistindo a este magnífico filme, percebemos que Glenn Holland, interpretado com maestria pelo grande Richard Dreyfuss, poderia ser qualquer um de nós.
Pra quem se interessar em conferir, o filme completo pode ser assistido até pelo Youtube!
MR. HOLLAND OPPUS é diversão pra toda a família... Recomendo!

Até a próxima, gente!


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.