Menu

7.5.18

{O menino que vê filmes} Vingadores: Guerra Infinita



Direção: Anthony Russo, Joe Russo
Elenco: Robert Downey Jr, Chris Pratt, Josh Brolin, Chris Evans, Chris Hemsworth, Scarlet Johansson, Benedict Cumberbatch, Tom Holland, Elizabeth Olsen, Karen Gillan, Zoe Saldaña, Mark Ruffalo, Vin Diesel, David Bautista, Paul Bettany, Sebastian Stan, Pom Klementieff, Benedict Wong, Tom Hiddleston, Danay Gurira, Benicio Del Toro, Anthony Mackie, Peter Dinklage, Terry Notary, Chadwick Boseman, Bradley Cooper, Idris Elba, Letícia Wright, Don Cheadle, Gwyneth Paltrow.

ATENÇÃO: ALERTA DE SPOILER! Se você ainda não assistiu ao filme em questão neste post, prossiga por sua conta e risco.

Oi gente! PARA TUDO! Já foi assistir VINGADORES - GUERRA INFINITA? Não? Como assim, pessoas? Eu não sou daqueles que alimenta a guerrinha DC vs Marvel, mas gente... VINGADORES veio pra arrebentar e pra FECHAR 2018 PARA BALANÇO, já que acho muito, mas muito difícil que outro filme do gênero consiga superá-lo esse ano.

A receita era simples, mas a aposta foi alta. Os irmãos Russo trouxeram para as telonas nada menos que um dos vilões mais lazarentos do universo Marvel: Thanos! Trata-se nada menos do que o TITAN LOUCO, o chefão mais difícil de matar. E como se não bastasse, Thanos tem um plano nada ortodoxo para salvar o planeta da extinção: matar metade de seus habitantes. Simples assim! Ora, parafraseando o economista britânico Thomas Malthus, "a população cresce em progressão geométrica enquanto a produção de alimentos cresce em progressão aritmética". Fácil de resolver pois, segundo a lógica de Thanos, basta matar metade da galera! rsrs

Claro que os VINGADORES vão impedí-lo. Ou pelo menos vão tentar...

O FIO DA MEADA

Para entender perfeitamente GUERRA INFINITA é preciso ter assistido TODOS os outros filmes (e até algumas séries) da franquia. Caso você tenha deixado algum de fora (confira a lista completa aqui) não significa que não vá se divertir, mas vai boiar em alguns momentos, sobretudo no final.

Então, para uma melhor experiência, recomendo que você tenha assistido (na medida do possível) os outros filmes da franquia, começando lá em CAPITÃO AMÉRICA - O PRIMEIRO VINGADOR, de 2011 (sei que esse não foi o primeiro filme na ordem de lançamento, mas é onde começa a história do grupo). Aliás, nesse primeiro filme do Capitão América tem um personagem que é CHAVE para entender o final de GUERRA INFINITA ;-)


A título de informação, GUERRA INFINITA começa exatamente após os eventos de THOR - RAGNAROK.

O TITAN LOUCO


Thanos é, de longe, o vilão mais poderoso que os vingadores já enfrentaram, tanto nos quadrinhos quanto no cinema.

Filho de Mentor, governante da lua Titã, Thanos sempre fora rejeitado por seus pares por conta de sua aparência grotesca. Não demorou para que começasse a usar o grande poder com que nascera para objetivos malignos.

Porém, a maior das maldades cometidas por Thanos talvez tenha sido motivada por amor. Isso mesmo! Thanos sempre fora apaixonado por ninguém menos do que a entidade conhecida como SENHORA MORTE e seu objetivo principal ao perseguir as seis jóias do infinito era cortejá-la com nada menos que um genocídio galático.

Fora isso tudo, destaque especial para a computação gráfica que transformou o ator Josh Brolin no gigante Thanos. Nenhuma expressão do ator foi perdida, um trabalho realmente impressionante!

AS JÓIAS E A MANOPLA DO INFINITO


A Jóias do Infinito são seres senscientes (singularidades) convertidos em forma de gemas, cada uma delas representando um aspecto do universo. São elas: 

Espaço (azul), que permite a viajem através do espaço (teletransporte);
Tempo (verde), que permite manipular ou viajar no tempo;
Realidade (vermelha) que permite manipular a realidade, destorcendo-a ou criando ilusões;
Poder (roxa), que representa realização de desejos;
Mente (amarela), que aumenta a capacidade mental de seu portador a níveis celestiais e 
Alma (laranja), que retira, aprisiona ou manipula almas dos vivos e dos mortos.

Usadas isoladamente as jóias já são extremamente poderosas. Mas o uso da 6 pedras em conjunto torna seu portador onipresente e onisciente, como uma espécie de deus.

Para portar simultaneamente as 6 jóias, Thanos projetou uma manopla e obrigou Brokk, um dos deuses ferreiros de Asgard, a construí-la no interior da mesma estrela morta onde outrora teria sido forjado o Mjölnir (martelo de Thor).

THOR, O DONO DA BOLA

Se Thor, personagem de Chris Hemsworth, não teve tanta projeção nos longas anteriores de que participou, em GUERRA INFINITA ele foi a forra e se tornou um dos seres mais poderosos do universo.

Em outras palavras, se nos outros filmes era o Hulk que aparecia de última hora para resolver a situação, desta vez é Thor que "chega chegando" em Wakanda, onde a batalha final contra Thanos está sendo travada, portando sua nova arma, o machado Storm-breaker, que ao que parece é ainda mais poderoso que o Mjölnir, que fora destruído por Ella em THOR - RAGNAROK. Aliás, não vá pro cinema esperando ver o Hulk quebrando tudo, como de costume (só uma dica).

O FINAL

Gente... quem não saiu do cinema que nem aquela GIF do John Travolta levanta a mão!


Mas sério... foi um daqueles finais a la Lord Of The Rings, que acaba mas não termina, e deixa um zilhão de dúvidas no ar...

Tem-se falado muita coisa sobre o que teria acontecido com os heróis que literalmente viraram pó (junto com metade da humanidade). Mas duas teorias merecem destaque. Vamos a elas:

1 - Thanos não é o primeiro ser da galáxia a desejar reunir as Jóias do Infinito. Outros tentaram antes, incluindo o Caveira Vermelha, o vilão de CAPITÃO AMÉRICA - O PRIMEIRO VINGADOR.
Quem assistiu se lembra que o Caveira se desintegrou no final das contas, tal como os heróis.

Quando Thanos chega a Vollmir junto com Gamora para encontrar a Jóia da Alma, encontram ninguém menos que o Caveira Vermelha, que revela ter sido transportado para aquele planeta ao tentar possuir uma das jóias.

Portanto, segundo esta teoria (que segue mais a linha dos quadrinhos), os que se desintegraram não teriam morrido, mas sido transportados para um universo dentro da jóia da alma. 

2 - Metade da humanidade (incluindo alguns vingadores) MORRERAM, o que levaria os quatro vingadores originais (Thor, Hulk, Homem de Ferro e Capitão América) a um confronto com Thanos numa próxima sequência para obter a manopla e, teoricamente, desfazer os atos do tirano usando as jóias.


Em qualquer das teorias vale lembrar do comportamento do Dr. Estranho, que diz ter previsto um único cenário (entre outros milhões) onde os vingadores derrotariam Thanos e, logo após ter feito essa revelação, entrega ao Titã louco a jóia do tempo, mesmo tendo dito anteriormente que preferia deixar qualquer dos vingadores morrerem a entregar a jóia. Parece que ele sabia o que estava fazendo...

PÓS-CRÉDITOS

Na cena pós-créditos, Nick Fury consegue contatar (antes de se desintegrar) ninguém menos que a Capitã Marvel!
A você virou fanzoca da Mulher-Maravilha nos últimos tempos, um aviso: Prepare-se para trocar de heroína.

Isso porque, se a Capitã for reproduzida de forma fiel aos quadrinhos, vai fazer a princesa de Temyscera parecer um nada...

Capitã Marvel, ou Carol Danvers, como é conhecida, é uma piloto da força aérea que foi exposta à radiação alienígena da raça dos Kree, transformando-a em uma das mulheres mais poderosas do universo.

Carol, ao que parece, chega com tudo na próxima continuação dos Vingadores. E não está pra brincadeira.

CONCLUSÃO

Conforme eu disse no começo, GUERRA INFINITA entregou muito mais do que minhas expectativas exigiam. o final dessa história promete!
Até a próxima, gente!

2 comentários:

  1. i love it dear thanks for for sharing & KEEP posting..
    https://clicknorder.pk online shopping in pakistan

    ResponderExcluir
  2. eu tenho muita vontade de ver esse filme, mesmo não sendo tão fã assim dos heróis o enredo me chamou a atenção
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.