Menu

10.7.18

{Resenha} A Faca Sutil

Título Original: The Subtle Knife
Trilogia: Fronteiras do Universo vol.2
Autor: Philip Pullman
Editora: Suma de Letras
Sinopse: Perdida em um mundo desconhecido, Lyra Belacqua encontra Will Parry - um fugitivo que logo se torna um aliado mais do que necessário. Afinal, este novo mundo é povoado por Espectros sugadores de alma, e no céu as feiticeiras disputam espaço com os anjos.
Will procura pelo pai, um explorador desaparecido há anos, e Lyra busca a origem do Pó. No entanto, o que os dois descobrem é um segredo mortal e uma arma de poder absoluto, capaz de decidir o resultado na guerra que se forma ao redor deles. O que nenhum dos dois suspeita é o quanto suas vidas, seus objetivos e seus destinos estão conectados... até que precisam se separar.

Will é um garoto de Oxford que passa seus dias cuidando de sua mãe, até que homens misteriosos começam a visitá-los constantemente em busca de algo sobre seu desaparecido pai.
Quando o menino acidentalmente mata um deles ao escapar, ele é obrigado a ir o mais longe possível para manter sua mãe em segurança e nessa fuga ele acaba por se deparar com algo extraordinário: uma janela para outro mundo.

Nesse mundo, povoado por crianças e espectros, dos quais nenhuma delas pode ver, ele conhece uma garota com um animal estranho, que o faz repensar seu possível esconderijo.

E é assim que Lyra conhece Will, um garoto de sua idade, sem daemon, mas que pelo que tudo indica está muito vivo. Ela que está em busca da origem do Pó, decide pesquisar sobre na Oxford de Will, que apesar de ser muito parecida, é totalmente diferente de sua própria Oxford. Além do fato de ninguém em seu mundo possuírem, ou ao menos saberem sobre daemons.

Enquanto Will tenta descobrir algo sobre o paradeiro de seu pai, ele terá que ajudar a menina a se ajustar ao seu mundo, para que não levantem suspeitas. Mas o trabalho parece ser um pouco mais difícil quanto pensava. E no meio disso tudo acabam se envolvendo com algo mais poderoso do que jamais imaginaram, uma faca capaz de abrir janelas para outros mundos!
"[...] uma gata encolhida contra a parede da torre, a orelha rasgada e a cauda torcida. [...] Will estava ajoelhado junto à gata.
E logo ela estava em seus braços. Quando ela saltou para o peito de Will, ele a segurou junto ao corpo e se levantou para enfrentar as crianças; por um segundo Lyra teve a ideia louca de que o daemon dele tinha finalmente aparecido."
Esse volume foi mais curto e um tanto mais trágico do que o anterior, para minha surpresa, mas ao mesmo tempo, a leitura me foi rápida, no sentido de haver bastante ação acontecendo por todos os lados. Pareceu focar mais na história de Will do que na de Lyra, embora ela esteja sempre presente.

Quanto a amizade que os dois começam a cultivar, provavelmente teve mais a ver com a necessidade da situação do que interesse mútuo, a princípio. Mas conforme perigos passam, e outros desconhecidos  se desenrolam sobre eles, memórias e sentimentos começam a ser compartilhados e a ligação dos dois fica mais forte.
"[...] Sendo assim, não conseguia dizer isso para Lyra, embora ela conseguisse ler tudo nos olhos dele - e isso era novidade para ela também: ser tão perceptiva. O fato era que, em relação a Will, ela estava desenvolvendo outro sentido, como se ele simplesmente estivesse mais nítido do que qualquer outra pessoa que ela conhecia. Tudo nele era claro, próximo e imediato."
Ainda no mundo desconhecido, nos encontramos com as feiticeiras, que estão em busca da pequena Lyra, por quem elas tanto tem afeição. E assim elas conhecem os Anjos, que não existem em seu mundo, mas que parecem dispostos a ajudar Lorde Asriel.

Devo dizer que em relação à elas, me senti bem decepcionada, pois já havia como expectativa uma grande ajuda, como no livro anterior, no entanto em A Faca Sutil, elas me pareceram não serem tão prestativas e úteis, quanto gostariam de ser. Talvez fosse por estarmos sendo apresentados à outras grandes aparições, como Anjos e os Espectros, mas em todo caso, fiquei um pouco chateada com as Feiticeiras.

Ao todo, o livro foi uma experiência maravilhosa. Em alguns momentos enquanto Lyra conversava com Will sobre suas aventuras, ou às vezes se lembrava de algo específico eu me pegava querendo reler o primeiro volume todo de novo, só para relembrar perfeitamente. Por ser mais curto do que o primeiro e as coisas acontecerem tão rápidas, ficava naquela adrenalina e naquele gostinho de "quero mais", tanto é que quando terminei, já estava pegando o último para poder começar! (risos)


1 comentários:

  1. Packers and Movers Bangalore 100% Affordable Local Household Shifting Services. Compare Relocation Charges, Get Free Best Price Quotes: Verified and Trusted Packers and Movers in Bangalore, Cheap and Safe Local, Domestic House Shifting @
    Packers And Movers In Bangalore Local

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.