Menu

10.1.19

{Resenha} A Luneta Âmbar

Título Original: The Amber Spyglass
Trilogia: Fronteiras do Universo vol.3
Autor: Philip Pullman
Editora: Suma de Letras
Sinopse: Em todos os universos,  forças se reúnem para tomar um lado na audaciosa rebelião de lorde Asriel contra a Autoridade. Cada soldado tem um papel a desempenhar - e um sacrifício a fazer. Feiticeiras, anjos, espiões, assassinos e mentirosos: ninguém sairá ileso.
Lyra e Will têm a tarefa mais perigosa de todas. Com a ajuda de Iorek Byrnison, o urso de armadura, e de dois minúsculos espiões galivespianos, eles devem alcançar um mundo de sombras, onde nenhuma alma viva jamais pisou e do qual não há saída.
Enquanto a guerra é travada e o Pó desaparece dos céus, o destino dos vivos - e dos mortos - recai sobre os ombros dos dois. Will e Lyra precisam fazer uma escolha simples, e a mais difícil de todas, com consequências brutais.
||Suma||Skoob|| 

Aconteceram tantas coisas nesse último volume que eu nem sequer sei direito por onde começar ou o que contar. (risos)

Ele já começa nos mostrando o que ocorreu depois do final de A Faca Sutil, quando Lyra é levada pela Srta. Couter, sendo mantida adormecida, enquanto Will está a sua procura, com o auxílio de dois anjos Baruch e Balthamos. Em boa parte do começo do livro, só sabemos de Lyra por seus sonhos, onde ela se encontra com o seu falecido amigo Roger, do primeiro volume.

Depois de muita ação, desencontros, algumas despedidas dolorosas e sentimentos conflitantes, Will e Lyra se reúnem novamente, com a presença do Rei Iorek Byrnison, o urso de armadura, além de dois espiões de outro mundo, enviados por lorde Asriel, afim de trazer as duas crianças até ele, no entanto, conhecendo ambos como são, eles se recusam, para seguirem adiante com outra missão: irem até o mundo dos mortos.

Bom, eu resumi basicamente metade do livro só nesses dois parágrafos (sem brincadeira), é tanta coisa acontecendo com tantos personagens ao mesmo tempo, que fica difícil contar tudo sem escrever o livro todo. Além do que, a narração segue o ritmo do anterior, com toda a adrenalina da guerra que está se desenrolando entre os mundos, além da grande missão que Will, Lyra e Mary Malone devem desempenhar. Sempre carregado de emoção e tensão, do tipo que você fica vidrado pra acabar logo, tentando saber o que vai acontecer, o que eles estão tentando fazer, mas ao mesmo tempo fica esperando que não acabe nunca ou que não acabe como você não quer que acabe. Tem cenas onde eu me peguei murmurando "não" ou simplesmente prendia a respiração com tudo aquilo (risos).
"mas não teve tempo de se mover antes que uma voz falasse atrás de Lyra, e ambos sentiram o frio descer e envolvê-los. [...] O vulto da morte estava muito perto dela, sorrindo gentilmente, seu rosto exatamente igual ao de todos os outros que tinha visto; mas esse era o dela, o vulto de sua própria morte"
Eu gostei bastante em poder ver novamente o Rei Iorek na história e mais ainda por ele ter tido a chance de conhecer Will e reencontrar Lee e Lyra, mas devo dizer que em relação à alguns dos personagens novos, como os espiões galivespianos, não saberia dizer ao certo se me atraíram em personalidade. Claro, foram de muita ajuda em muitos momentos, mas não acho que tenham me encantado como Mary ou as duas crianças.
"E isso foi tudo. Foi como um daqueles momentos como quando nos recordamos, de repente, de um sonho que, inexplicavelmente, havíamos esquecido, e em uma torrente toda a emoção que havíamos sentido durante o sono volta. [...] Tudo o que restou foi a doçura do sentimento e a recomendação insistente de contar histórias."
E mais uma vez me vi dividida com os pais de Lyra. Desde o começo eles mostraram personalidades muito complexas, com paixões avassaladoras. Mas sempre se mostraram duvidosos como pais, mas no fim, pude concluir que eles eram um belo de um casal e não teria ninguém melhor pra serem pais de Lyra Belacqua do que aqueles dois. Sempre os admirei pela audácia e cinismo, além da inteligência atraente de ambos, apesar de todas as dúvidas.

Esse com toda a certeza foi o melhor livro da trilogia, mesmo com os altos e baixos, as tristes despedidas e mortes. Fiquei realmente encantada pela maestria de Pullman em criar e manter esse mundo coerente e maravilhoso até o fim. Já me decepcionei com trilogias antes, talvez por isso eu tenha ficado com tanto medo do final (risos), mas não pude ficar mais do que feliz em ver que todas as pontas foram devidamente finalizadas, até onde eu consiga me lembrar. Todos os personagens de significância foram cobertos e o universo todo da narração se manteve nos trilhos, o que é algo para ficar satisfeito. Confesso que o final me doeu bastante, mas foi um final merecido e como disse antes, coerente.

Recomendo como todo meu coração essa trilogia maravilhosa! Certamente é uma daquelas histórias que fica pra gente pelo resto da vida. Que a gente pega pra ler vez ou outra e é sempre como a primeira vez. Logo mais, eu vou estar relendo o primeiro livro! (risos).

1 comentários:

  1. Packers and Movers Pune Provide High Quality ***Household Shifting, Home/Office Relocation, Insurance, Packing, Loading, ###Car Transportation Service Pune and High experiences, Top Rated, Safe and Reliable, Best and Secure Packers and Movers Pune Team List. Get ✔✔✔ Affordable Rate Charts and Compare Quotation and Save Money and Time .
    Packers And Movers Pune

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.