Menu

31.1.19

{Resenha} Romance Tóxico


Título Original: Bad Romance
Autora: Heather Demetrios
Editora: Seguinte
Sinopse: Grace quer sair de casa. Ela se sente sufocada pelo padrasto agressivo e pela mãe obsessiva, que a faz esfregar o chão até toda a poeira (que só ela enxerga) sumir. Quer ir embora da cidadezinha onde mora, na Califórnia, pequena demais para seus sonhos. Quer fugir da vida que leva e se tornar uma artista em Paris, uma diretora de teatro em Nova York… qualquer futuro que seja distante do medo e da solidão que sente.Então ela se aproxima de Gavin: charmoso, talentoso e adorado por todos da escola. Quando os dois se apaixonam, Grace tem certeza de que aquele romance é bom demais para ser verdade. Mas as suas amigas enxergam um outro lado do garoto — controlador e perigoso —, que, com o tempo, vai transformar o relacionamento dos dois em uma prisão da qual Grace será incapaz de escapar sozinha. 

A vida na casa de Grace Carter é um inferno. Sendo a faz tudo em casa, tudo que ela mais quer é terminar o ensino médio e se mudar para Nova York. Grace sonha em entrar na NYU, estudar artes cênicas e virar uma diretora de teatro renomada. Só assim ela se livrará da mãe que não lhe dá atenção e do padrasto abusivo.

Grace ama teatro e quando é escolhida para ser diretora de cena e assistente da professora B, fica imensamente feliz, principalmente por sua paixão platônica, Gavin Davis, estar na peça. Ele é o cara mais popular da escola: uma estrela de rock em ascensão e protagonista de várias peças de teatro da escola. Todas as garotas querem ter uma chance e os garotos querem ser como ele. O garoto perfeito!
Por isso, ela não acredita quando ele tenta suicídio. E por conta disso, eles acabam se aproximando, criando um laço de amizade que acaba em namoro. O garoto mais perfeito da escola a quer. Uma luz em sua vida tão bagunçada, porém o que poderia ser uma relação de muito amor acaba se transformando em uma verdadeira prisão.

A capa do livro está maravilhosa e combina perfeitamente com a história do livro. Diagramação e letras estão perfeitas. A narração está em primeira pessoa e fica por conta de Grace.


Romance Tóxico não fala só sobre relacionamento abusivo, mas também de abuso psicológico familiar. Grace é bombardeada todos dos dias pela compulsão por limpeza da mãe e pela agressividade de seu padrasto. Ela acaba sendo tratada com uma escrava do lar e se deixa algo minimamente fora do lugar seja deixar uma faca suja, não ter feito a comida do padrasto, ou até mesmo não ter cortado a grama direito é punida por isso. Tudo vira motivo para gritos e ofensas.

“Talvez o único modo de realmente saber que se ama alguém é verificar se essa pessoa é capaz de acabar com você com uma única frase.” Página 128

Por várias e várias vezes me senti impotente por Grace, pois a garota sofria diariamente pressão psicológica. Em algumas partes do livro, ela até mesmo desejava que o padrasto lhe batesse para que assim pudesse denunciá-lo. Ela sabe que denunciar sem uma prova desse tipo só a faria ser vista como uma filha ingrata aos olhos dos outros. Como ler isso e não sentir uma raiva imensa pelo que ela estava passando?

Não é á toa que Grace idealiza uma relação em que um rapaz virá salvá-la dessa vida infernal, pois ela mesma não consegue. Alguém que possa amá-la e tratá-la bem de verdade. Esse fato acaba a cegando quando Gavin aparece em sua vida. Doce e sempre atencioso para os problemas que ela sofre em casa, Grace sabe que ele é o tipo certo de rapaz que ela sempre quis e por isso acaba não percebendo e até mesmo ignorando o fato dele estar cada vez mais se intrometendo em sua vida. Mesmo que a situação fosse parecida com a mesma que sua mãe vivia com o padrasto, Grace não conseguia enxergar isso.

“Não vejo como você é bom em me manipular com sua beleza, provocações e sua leve, porém insistente, pressão. Vou levar meses para não ceder mais. Todas às vezes. No momento, vejo apenas você.” Página 114


As amigas de Grace tentam alertá-la, mas ela sempre responde que ele está apenas a protegendo e que o amor deles é intenso assim. Sempre há uma desculpa para que ela mesma possa se enganar e continuar em uma relação que não a faz bem nenhum. E não é nosso dever julgar Grace ou qualquer outra pessoa que esteja passando por algo assim, pois sair de um relacionamento assim requer muito mais do que um simples término. Um relacionamento assim mexe com a sua cabeça de forma a lhe desnortear.

“Garotas não se apaixonam por cretinos manipuladores que as tratam como merda e as fazem questionar seriamente suas escolhas. Elas se apaixonam por cretinos manipuladores (que as tratam como merda e as fazem questionar suas escolhas) que elas acham que são príncipes encantados.” Página 11

A autora Heather Demetrios passou um relacionamento abusivo durante dois anos e meio quando tinha dezesseis anos. Sua relação serviu de inspiração para a criação Romance Tóxico e um alerta a tantas outras garotas. Com uma escrita sensível, mas avassaladora, Romance Tóxico vai conseguir te prender e te emocionar a cada página.

“E de repente entendo. É um G de Grace. Não é você. Não é Gideon. Eu sou a pessoa com quem deveria estar nesse momento. Levo a maçã à boca e dou uma mordida grande e barulhenta nela. É tão doce quanto pensei que seria.” Página 407

1 comentários:


  1. ان الرائد تقدم افضل الخدمات النزلية في المدينة المنورة بارخص الاسعار يمكنك زيارة التالي للمزيد من المعلومات :
    افضل شركة تنظيف منازل بالمدينة المنورة
    شركة مكافحة حشرات بالمدينة المنورة شركة مكافحة حشرات بالمدينة المنورة
    شركة تنظيف مجالس بالمدينة المنورة شركة تنظيف مجالس بالمدينة المنورة
    شركة تنظيف بالمدينة المنورة شركة تنظيف بالمدينة المنورة
    شركة تنظيف بالخبر

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.