Menu

15.2.19

{Resenha} Belgravia



Autor: Julian Fellowes
Editora: Intrínseca
Sinopse: Uma nova saga histórica, fascinante e irresistível, repleta de segredos e escândalos
Ambientada nos anos 1840, quando os altos escalões da sociedade londrina começam a conviver com a classe industrial emergente, e com um riquíssimo rol de personagens, a saga de Belgravia tem início na véspera da Batalha de Waterloo, em junho de 1815, no lendário baile oferecido em Bruxelas pela duquesa de Richmond em homenagem ao duque de Wellington.
Pouco antes de uma da manhã, os convidados são surpreendidos pela notícia de que Napoleão invadiu o país. O duque de Wellington precisa partir imediatamente com suas tropas. Muitos morrerão no campo de batalha ainda vestidos com os uniformes de gala.
No baile estão James e Anne Trenchard, um casal que fez fortuna com o comércio. Sua bela filha, Sophia, encanta os olhos de Edmund Bellasis, o herdeiro de uma das famílias mais proeminentes da Bretanha. Um único acontecimento nessa noite afetará drasticamente a vida de todos os envolvidos. Passados vinte e cinco anos, quando as duas famílias estão instaladas no recente bairro de Belgravia, as consequências daquele terrível episódio ainda são marcantes, e ficarão cada vez mais enredadas na intrincada teia de fofocas e intrigas que fervilham no interior das mansões da Belgrave Square.

Quem assistiu a série Downton Abbey vai pirar com esse livro, escrito pelo próprio criador da série, Julian Fellowes! 
“Ela estava naquele período da vida pelo qual quase todo mundo deve passar, quando a infância terminou e uma maturidade falsa, sem os impedimentos da experiência, dá à pessoa a sensação de que tudo é possível, até que a chegada da idade adulta prova que definitivamente não é.” 
Sophia Trenchard é uma jovem sonhadora, porém sabe planejar seus passos. Ela e seu pai, James Trenchard, desejam subir socialmente e sabem que para meros comerciantes isso é impossível. Afinal Lords e Ladys não trabalham e não constroem as vidas com as próprias mãos, como os novos-ricos. São vistos como vulgares e menos importantes que os duques e condessas, não importa que seu trabalho seja essencial para manter a qualidade de vida que levam. 

James é o comerciante que consegue prover a alimentação e tudo o mais para o exército em Bruxelas, que estava prestes a lutar contra Napoleão Bonaparte em Waterloo. Sabia que precisava se movimentar se quisesse dar a tão desejada guinada social e, coincidentemente, sua filha estava encantada por um jovem soldado, Edmund Bellasis... E ele retribuía seu amor. 

Edmund é filho da Condessa Brockenhurst, uma Lady durona que nunca iria desejar que seu filho se casasse com uma moça qualquer que só quer subir na escada social. O que ela não sabe é que os dois estão apaixonados e não pretendem deixar ninguém entrar no caminho deles. 

Edmund consegue para Sophia e sua família a chance de estarem no grande baile de Bruxelas que se tornou, posteriormente, histórico. Todos os presentes estavam eletrizados com a possibilidade de Napoleão invadir a qualquer momento, muitos já apresentavam alguma... Sabe a sensação de espera, de se saber que algo irá acontecer e você só não sabe o que? Então. 

Muitas vidas foram ceifadas naquele dia, alguns bravos jovens ainda estavam em suas roupas da festa quando partiram para a Batalha de Waterloo. 

Muitos anos se passam e agora os Trenchard são emergentes construtores de Londres, uma vez que a guerra já não mais dá lucro. Constroem desde grandes mansões de luxo a pequenas casas para os serviçais dessas grandes casas. Lady Brockenhurst é a dona de uma dessas grandes mansões na cidade. Ela e seu marido vivem tranquilos com sua fortuna, que um dia será de John Bellasis, o inescrupuloso sobrinho deles, filho do irmão mais novo de Lord Brockenhurst, um homem do clero que tem o danoso vício em jogos e precisa sempre se apoiar na enorme fortuna que um dia será de seu filho. 

John nunca precisou se esforçar por nada e quando o misterioso Charles Pope, um emergente dono de uma fábrica de tecido, vê seu reinado ser minado e fará de tudo para tirar o jovem de circulação. 

Charles Pope é uma figura que causa espanto nos Trenchard, mas já conhecido de James, um de seus investidores. Lady Brockenhurst também decide investir em seu negócio e causa furor na sociedade, inclusive em Maria Grey: a futura esposa de seu sobrinho. A jovem não é uma dama “comum” da alta sociedade. Ama ler e dar suas opiniões, é muito vivaz e quer que sua vida seja mais que um casamento arranjado, uma vez que ela e seu irmão, Reggie, tiveram que observar o fracasso que foi o casamento de seus pais. 

São muitos personagens com seu próprio núcleo de história. Os criados das casas são sempre presentes e possuem participação ativa, sendo fiéis aos seus patrões... Ou nem tanto assim. Alguns tem pretensão de trabalharem em casas ainda maiores, então fazem seu trabalho com zelo para terem grandes referências quando decidirem sair da casa. Outros também o desejam, mas agem por trás. Mesmo sendo crime naquela época passar para outras pessoas os segredos dos donos das grandes casas. 

Acredito que a trama de Belgravia é simples e um pouco previsível, mas há muitas reviravoltas durante o caminho. As mulheres daquela época precisavam saber muito “jogar” com as condições que lhes eram dadas, uma vez que não importa a situação, sempre ela seria a prejudicada e sua reputação poderia ser jogada na lama. Há aqueles que querem mais do que tem, os que vivem como se tivessem mais do que tem... os que culpam os outros por sua atual situação e que preferem derrubar outra pessoa ao invés de conquistar por si mesmo: seja fortuna, seja a dedicação e amor de alguém. 

Para aqueles que gostaram de Downton Abbey, Belgravia é um bom retorno ao clima daquela época. Desde que vi esse livro eu o desejei e, sinceramente, não me decepcionei. Consegui me encantar e imaginar os jantares, as trocas de roupas, o início do chá das 17 horas, haha! 

A capa reflete as mansões construídas por James Trenchard e as carruagens da época. É uma obra de arte a parte que te ajuda bastante a entrar no período. E ver que não é só o dinheiro que te transforma em alguém grandioso... O seu caráter e como você trata as pessoas é muito mais importante que qualquer fortuna.

6 comentários:

  1. Packers and Movers Pune Provide High Quality ***Household Shifting, Home/Office Relocation, Insurance, Packing, Loading, ###Car Transportation Service Pune and High experiences, Top Rated, Safe and Reliable, Best and Secure Packers and Movers Pune Team List. Get ✔✔✔ Affordable Rate Charts and Compare Quotation and Save Money and Time .
    Packers And Movers Pune

    ResponderExcluir
  2. Book Best and Verified packers and movers in Pune, Expert in Home Relocation within or outside Pune. Compare 3 quotes from nearby packers and movers in Pune. Get 100% safe & affordable packing moving from Professional Packers and Movers.


    Packers and Movers Pune

    ResponderExcluir
  3. Packers and Movers in Hinjewadi Pune

    Verified Packers and Movers in Hinjewadi Pune - Get free quotes from top 3 Movers and Packers in Hinjewadi Pune. Compare price estimates to choose the best.
    Packers and Movers in Hinjewadi

    ResponderExcluir

  4. Book Best and Verified packers and movers in Pune, Expert in Home Relocation within or outside Pune. Compare 3 quotes from nearby packers and movers in Pune. Get 100% safe & affordable packing moving from Professional Packers and Movers.


    Packers and Movers Pune

    ResponderExcluir
  5. Ashoka Packers and Movers benefit here you can pick Best Packers and Movers benefits in Attapur Hyderabad which give the best consideration and facility to lots of clients. Our Shifting administrations give accumulation of your significant family unit products and stuff from your home to the best goal place. We guaranteed to sheltered, secure and efficient all customers profitable family merchandise.

    Vehicle Shifting in Attapur
    Best Packers and Movers in Bachupally
    Packers and Movers in Bowenpally
    Bike Transportation Services in Somajiguda

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.