Menu

27.2.19

{Resenha} Universos Afins



Título original: Kindred Spirits
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Sinopse: Estar numa fila não é uma situação das mais agradáveis. Porém, para a jovem Elena, acampar na frente do cinema só para acompanhar a estreia do mais novo Star Wars é nada menos que uma grande jornada. O problema é que em dias de internet (e compras de ingressos on-line), essa vibe de fila não é compartilhada por muitos outros fãs. Ao chegar ao cinema, dias antes da estreia, só há mais duas pessoas ali acampadas: Gabe e Troy, que entendem a fila como um ritual obrigatório para tornar aquela experiência algo realmente memorável. Universos afins é um saboroso conto geek sobre expectativas e sobre compartilhar paixões. Rainbow Rowell mais uma vez apresenta uma obra inocente e engraçada, com aquela pontinha de nostalgia que nos deixa com um nó na garganta, como há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante.

Sabiam que há uns 15~20 anos atrás as pessoas faziam filas e acampavam nas portas do cinema para verem os filmes, como se fossem shows de grandes artistas? Só para comprarem primeiro os bilhetes e sentarem nos melhores lugares? Eram dias e semanas que passavam ali, só para garantir um espaço agradável para finalmente assistir os filmes mais aguardados e ansiados por eles?

Minha primeira fila de cinema foi para assistir Rei Leão quando eu tinha 8 anos de idade. Era a estreia do desenho na cidade onde eu morava e me lembro o quanto eu queria ver. A primeira sessão seria as 8 da noite, meus pais me levaram com duas horas de antecedências só por conta do trabalho deles e talz... E como eu tinha 8 anos, não podia ficar sozinha né? E aí passavam os caras do cinema contando quantas pessoas tinham, se caberia e tudo o mais... A fila já estava dando volta no quarteirão, mas eu não estava tão longe assim... E aí, quando estávamos chegando na bilheteria, não tinha mais entradas para nós, o cinema estava lotado. Lembro que eu fiquei tão triste que chorei até o moço do cinema me afirmar que teriam uma nova sessão no dia seguinte. Aí fomos ainda mais cedo e deu tudo certo!


Hoje em dia você consegue comprar o ingresso pela internet, já com a poltrona que você quer se sentar. Só chega horas antes se quiser, porque não precisa de fato. E é sobre isso que é o livro, sobre como as pessoas com hobbies afins já não se encontram tanto mais.

Elena tem seus 18 anos e essa é a primeira grande aventura que ela irá fazer. O novo filme da franquia Star Wars está para ser lançado e, como seu pai, ela ama Star Wars e também como ele, quer ser uma das primeiras pessoas da fila para assisti-lo. Sua mãe não é muito a favor da ideia, mas não há nada que possa fazer para que Elena mude de ideia.

Lá ela conhece Troy e Gabe. Troy já é um cara mais velho e que passou por muitas filas. Há a regra das filas e todos precisam seguí-las. Gabe é um jovem da idade de Elena e fica meio no ar se ele já passou por outras filas, mas dá para entender que sim. Há toda uma cumplicidade entre os três, porém Elena guarda um segredo sombrio e que não deseja que seja revelado e faz todo o possível para evitar isso.


As filas já não são mais como eram, uma vez que, como eu disse, a tecnologia mudou esse estilo de fila que hoje ainda são vistas em alguns shows de música. As coisas para Elena parecem desanimadas demais então ela dá seu melhor para que esses três dias ali sejam dignos de lembrança.

É um livro bem curtinho, com fontes bem grandes e que perpassam esses três dias na fila. Os personagens são bem encaixados na história e vemos uma parte nerd da vida. E em como os filmes podem significar algo a mais e nos ajudar a encontrar pessoas com gostos parecidos com os nossos.

Se está em um momento de transição entre uma leitura e outra, Rainbow Rowell sempre pode te ajudar nisso! Leitura leve e divertida, para amantes de Star Wars e onde podem encontrar universos semelhantes ao seu!

Obs: Sou o C3PO da vida real.


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.