Menu

26.4.19

{Divulga Literatura} Não Sou Exposição & Fomismo


Faz tempo que essa coluna não aparece por aqui, né? 

Ela ainda funcona viu, gente! Se você, autor nacional, deseja uma forcinha para te ajudar a divulgar seu livro, pode encontrar em contato conosco que fazemos um post de divulgação para você for free, okay? Apoiamos a literatura nacional e desejamos que apareça por aqui cada vez mais!

Hoje eu venho aqui divulgar algo que é bastante especial. Primeira coisa: existe uma editora chamada Quintal Edições que só divulga livros escritos por mulheres. O que é bom pra caramba, hehe! Clica aqui pra ir lá conhecer as obras publicadas pela editora e prestigiar as mina, okay?

Então, eu já conhecia o blog Eu não sou exposição, liderado pela  nutricionista Paola Altheia. Li vário sde seus artigos e recomendo muito a visita de todos, pois desconstrói esteriótipos que muitas pessoas têm a respeito do corpo alimentação e pah. Quando vi que ia lançar o livro, já me animei e desejei na hora, então vim contar para vocês também, huahuaha!

Paola Altheia e seu livro lindo!
Não sou exposição é um livro, antes de tudo, necessário. Escrito pela nutricionista comportamental Paola Altheia, a obra desconstrói – de forma contundente – mitos que circundam a questão da magreza, principalmente da mulher. A autora vê a mulher de forma integral, não como partes de um corpo a serem melhoradas; entende que gordura não tem que ser sinônimo de doença – e, pelo contrário, um corpo com uma porcentagem muito baixa de gordura e muitos músculos é que pode ser o corpo doente; nos explica que dieta, como ela nos é ensinada, é só mais uma maneira de nos diminuir e de nos pressionar a ocupar menos espaço no mundo. Se temos que tomar posse do nosso espaço, isso inclui o espaço dos nossos corpos.
Paola Altheia, a partir de sua formação e de sua experiência, nos conduz, dessa forma, ao entendimento da absurdidade de situações que, por se dissolverem em tantos momentos diários, passaram a fazer parte da regra e da normalidade. Controlar os corpos femininos, em pequenos – e grandes – detalhes, é uma trama enredada em lucro e poder. E estratégias de luta contra esse sistema são urgentes. É preciso que as mulheres entendam o que significa amar o próprio corpo de mulher, é preciso que elas entendam que não vale a pena emagrecer às custas de doenças físicas e emocionais, é preciso que tomemos em nossas mãos a responsabilidade da nossa própria alimentação, tendo em vista o autocuidado. Não sou exposição é um livro, antes de mais nada, necessário.
E a Quintal Edições também está lançando o livro Fomismo, da jornalista francesa Nora Bouazzouni. em seu livro, ela relata a relação da gastronomia - francesa, no caso dela - e o machismo, perpassando desde as origens da relação das mulheres com a alimentação. Também me pareceu bastante interessante e vou ler mais sobre!


Tarefas domésticas, agricultura, meio ambiente, body shaming… Seja pela divisão sexual do trabalho, pela segregação alimentar ou pela orientação das práticas de consumo por meio de proibições, discriminações ou ditames estéticos, a comida serve para manter as mulheres no lugar que lhes foi designado, há milênios, no espaço ou na sociedade. Apesar de elas terem, mais do que nunca, um papel crucial na sobrevivência da espécie humana, na sua história e no seu desenvolvimento, pela comida que produzem, transformam, estocam ou consomem, as mulheres ainda são consideradas inferiores aos homens.
Qual a relação entre o patriarcado e uma picanha? Onde se escondem as cheffes de cozinha? A agricultura é coisa de homem? Neste livro, nós tentamos explicar em detalhes como comida, sexo e gênero feminino permanecem intimamente ligados e como a alimentação sempre possibilitou o subjugo das mulheres.

Você pode adquirir os livros direto no site da editora, que é aqui nesse link não se esqueça. embora Fomismo não seja de autora nacional, vale a menção dele aqui também, pois não dá pra deixar passar sem aplaudir a maravilha!

O que acharam dessas obras? Deixem aí nos comentários, sempre gostamos de "ler" o que vocês dizem!

Beijitos!

3 comentários:

  1. Local Packers and Movers Bangalore List, Get Best Price Quotes, Compare Movers and packers Charges, Top, Local Household Shifting Services.Packers And Movers Bangalore

    ResponderExcluir
  2. Packers and Movers Gurgaon Provide Reliable, Safe and Certified Service Provider list, Get Free ***Best Price Quotaition and Compare Charges. ???Hassle free Household Shifting Services, High Quality packing Material, Office Relocation, Car Transportaion, ###Local and Domestic Shifting Service @
    Packers And Movers Gurgaon

    ResponderExcluir
  3. Get Shifting/Relocation Quotation from ###Packers and Movers Delhi. Packers and Movers Delhi 100% Affordable and Reliable ***Household Shifting Services. Compare Transportation Charges and Save Time, Verified and Trusted Packers and Movers in Delhi, Cheap and Safe Local, Domestic House Shifting @
    Packers and Movers Delhi

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.