Menu

6.5.19

{Resenha} Stop This Sound!

Título Original: Kono Oto Tomare!
História e Arte: Amyuu Sakura
Editora: Jump SQ
Gênero: Drama, Música, Vida Escolar.
Sinopse: Desde a graduação dos membros mais velhos, Takezou Kurata se tornou o único estudante do clube de Koto e para que este não seja fechado, ele terá que encontrar novos membros. Quando de repente um delinquente se aproxima da sala quase abandonada, exigindo participar, Kurata terá que decidir se confia ou não no calouro com seu precioso clube.




 Essa semana estreou o anime de Kono Oto Tomare! e como o mangá é um dos meus xodós eu decidi fazer uma resenha sobre!

A história começa mostrando o nosso querido Kurata tentando recrutar novos membros pro clube de Koto, um instrumento de cordas tradicional japonês, em geral, visto como um instrumento "feminino", o que por si só, já é um dos motivos do presidente estar sofrendo para achar membros, além do fato de que no ano anterior, o clube não se destacou muito. Fosse pela habilidade dos membros ou por não se mostrar interessante, no mínimo.
Instrumento Koto

Na atualidade, quando se tem clubes mais populares entre os jovens, como bandas de rock e tudo mais, é meio improvável que os estudantes vão se interessar por um instrumento tradicional... No entanto, por conta de suas memórias preciosas e de uma promessa feita à antiga presidente, Kurata pretende a todo custo proteger seu clube. Mas não é uma coisa fácil de se fazer, quando a sala do clube foi tomada por um grupo de delinquentes e ele não tem como revidar.

E é aí, ele que conhece o novo calouro, rodeado por maus rumores, Chika Kudou, que acabou envolvido em um incidente com a polícia, consegue (de forma não tão amigável), recuperar a sala do clube, mas a confiança do presidente é outra história...


Isso muda quando ele descobre que o avô de Chika e seu único guardião, não só costumava ser um artesão de Koto, como também foi quem originalmente fundou o clube de Koto em sua escola. Agora, depois de sua morte, Chika deseja poder encontrar no instrumento algo para manter suas memórias, seu carinho e quem sabe aprender um pouco mais sobre o que seu avô tanto tentou lhe ensinar. Apesar de seu temperamento nenhum pouco amigável, por ser honesto em relação à música, Kurata decide intervir em seu favor, quando um incidente (causado por aqueles delinquentes de lá de cima) acaba apontando o Kudou como culpado. E é assim que o clube ganha um membro a mais.

Logo depois, outros calouros se juntam ao clube, três deles sendo amigos do Chika, que simplesmente decidiram participar por não terem mais o que fazer e o sexto membro, sendo a Satowa Houzuki, uma talentosa estudante, herdeira de uma das mais famosas famílias de Koto, que vai tomar a responsabilidade de ensinar aquele bando de delinquentes a tocarem no mínimo, decentemente. E mais pra frente, uma colega de classe de Kurata, também se junta a eles.

Nós acompanhamos esse grupo improvável de músicos ao longo do ano, conforme novas amizades e outros sentimentos vão sendo formados e mágoas antigas vão sendo discutidas e perdoadas.

Kono Oto Tomare nos conta os dias deles na batalha árdua de alcançarem seus sonhos, que no caso seria o primeiro lugar nas Nacionais, uma competição de alto nível entre as melhores escolas de Koto. Mas mais do que isso, o que mais os incentiva, principalmente os calouros é o desejo de chegarem lá com todos os membros, já que por conta do período entre as preliminares e a competição, os mais velhos, teriam apenas uma chance de irem para as nacionais com todo o resto. (As preliminares acontecem durante o outono e inverno, enquanto que a competição em si acontece durante o verão do próximo ano. No Japão o ano escolar é de Abril à Março, ou seja, mesmo que Kurata e sua colega consigam se qualificar para as Nacionais em seu último ano do colégio, até o tempo da competição, eles teriam se graduado.)

A série tem a quantidade certa de drama e emoção, é o tipo de história que faz seu coração bater mais forte e querer torcer pelos personagens.
Cada um deles tem uma complexidade e um aprofundamento muito grande, até mesmo os três amigos do Kudou,que no começo só parecem ser um bando de bagunceiros (o que não é mentira haha), se mostram muito determinados em ajudar o clube pelo amigo deles, por saberem o quanto aquilo significa para ele. Em geral a história tem como base o desenvolvimento e o crescimento do Kudou como pessoa, nos mostrando como ele foi "salvo" pela música que seu avô lhe deixou, o que é algo com toda certeza muito comovente.
"Não é meio misterioso? ... Eu quero dizer, esse momento![...]Alguns meses atrás, nunca teria passado pela minha cabeça que eu estaria tocando o Koto. E se eu não estivesse, provavelmente, eu nunca teria conhecido vocês na minha vida.[...] Eu estou realmente me divertindo agora. Mas o "eu" que está se divertindo, está aqui por apenas um instante. Se possível, mais e para sempre, eu queria que esse momento continuasse..."
Além disso, também vemos um certo preconceito que eles recebem logo de cara pela aparência dos alunos. Por muitas vezes o clube deles foi visto com desdém por adultos e outros estudantes, por terem um grupo tão diverso e pouco provável, eles são duvidados de sua seriedade em relação à música, o que acaba mudando uma vez que eles ouvem sua performance.

Fora os alunos, temos também as participações muito importantes na evolução e auxílio deles com os adultos. Em especial seu professor Suzuka Takinami, que é o orientador do clube e em boa parte do começo da história, também seu "antagonista". Suzuka é um professor de matemática que não parece ter nenhuma experiência com música e não se mostra muito interessado no clube nem nos alunos em si, mas ao decorrer da série ele se vê atraído pela música que eles produzem e acaba decidindo exercer seu papel corretamente. Apesar do que os estudantes pensavam, ele não só tem certo conhecimento musical, como também é um gênio compositor, filho de famosos músicos. Com isso, Suzuka passa a compôr músicas originais para o clube, além de conseguir uma professora profissional de Koto para que os ensine corretamente a partir do básico, tudo para que eles possam alcançar as Nacionais.

A adaptação em anime, no momento tem poucos episódios, sendo uma série semanal. Enquanto que o mangá possui 79 capítulos, mensais. Possuindo uma atmosfera leve, embora conte com alguns dramas familiares e escolares, a gente consegue dar boas risadas com os personagens e suas personalidades opostas dentro do clube. Além disso, uma coisa que devo mencionar, é que, durante os períodos das preliminares e competições, quando nos é mostrado as performances de algumas outras escolas, também nos é contato sobre seus conflitos e aspirações internas, suas complexidades, sonhos e frustrações, o que nos faz ficar com uma pontinha de desejo de querer torcer pra eles também!

Todos os personagens mostram lados incrivelmente reais, que me fez ficar muito emotiva diversas vezes. E é também o que mais me fez amar a história toda. Espero que vocês gostem de ler tanto quanto eu gostei (ou de assistir! Eu adorei o anúncio da adaptação, pois soube que teria a chance de realmente ouvir as performances!)


3 comentários:

  1. Packers and Movers Bangalore as a Services providing company can make all the difference to your ###Home Relocation experience. Bangalore based Company which offers versatile solutions, Right team that easily reduce the stress associated with a ✔✔✔Household Shifting, ***Vehicle Transportation. we help things run smoothly and reduce breakages and offer you seamless, Affordable, Reliable Shifting Services, Compare Shifting Charges @ Packers And Movers Bangalore

    ResponderExcluir
  2. Packers and Movers Hyderabad Give Certified and Verified Service Providers, Cheap and Best ###Office Relocation Charges, ***Home Shifting, ✔✔✔Goods Insurance worth Rs. 10,000, Assurance for Local and Domestic House Shifting. Safe and Reliable Household Shifting Services in Hyderabad with Reasonable Packers and Movers Price Quotation @ Packers And Movers Hyderabad

    ResponderExcluir
  3. Get Packers and Movers Kolkata List of Top Reliable, 100% Affordable, Verified and Secured Service Provider. Get Free ###Packers and Movers Kolkata Price Quotation instantly and Save Cost and Time. ✔✔✔Packers and Movers Kolkata Reviews and Compare Charges for household Shifting, Home/Office Relocation, ***Car Transportation, Pet Relocation, Bike SHifting @ Packers and Movers Kolkata

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.