Menu

26.4.19

{Divulga Literatura} Não Sou Exposição & Fomismo


Faz tempo que essa coluna não aparece por aqui, né? 

Ela ainda funcona viu, gente! Se você, autor nacional, deseja uma forcinha para te ajudar a divulgar seu livro, pode encontrar em contato conosco que fazemos um post de divulgação para você for free, okay? Apoiamos a literatura nacional e desejamos que apareça por aqui cada vez mais!

Hoje eu venho aqui divulgar algo que é bastante especial. Primeira coisa: existe uma editora chamada Quintal Edições que só divulga livros escritos por mulheres. O que é bom pra caramba, hehe! Clica aqui pra ir lá conhecer as obras publicadas pela editora e prestigiar as mina, okay?

Então, eu já conhecia o blog Eu não sou exposição, liderado pela  nutricionista Paola Altheia. Li vário sde seus artigos e recomendo muito a visita de todos, pois desconstrói esteriótipos que muitas pessoas têm a respeito do corpo alimentação e pah. Quando vi que ia lançar o livro, já me animei e desejei na hora, então vim contar para vocês também, huahuaha!

Paola Altheia e seu livro lindo!
Não sou exposição é um livro, antes de tudo, necessário. Escrito pela nutricionista comportamental Paola Altheia, a obra desconstrói – de forma contundente – mitos que circundam a questão da magreza, principalmente da mulher. A autora vê a mulher de forma integral, não como partes de um corpo a serem melhoradas; entende que gordura não tem que ser sinônimo de doença – e, pelo contrário, um corpo com uma porcentagem muito baixa de gordura e muitos músculos é que pode ser o corpo doente; nos explica que dieta, como ela nos é ensinada, é só mais uma maneira de nos diminuir e de nos pressionar a ocupar menos espaço no mundo. Se temos que tomar posse do nosso espaço, isso inclui o espaço dos nossos corpos.
Paola Altheia, a partir de sua formação e de sua experiência, nos conduz, dessa forma, ao entendimento da absurdidade de situações que, por se dissolverem em tantos momentos diários, passaram a fazer parte da regra e da normalidade. Controlar os corpos femininos, em pequenos – e grandes – detalhes, é uma trama enredada em lucro e poder. E estratégias de luta contra esse sistema são urgentes. É preciso que as mulheres entendam o que significa amar o próprio corpo de mulher, é preciso que elas entendam que não vale a pena emagrecer às custas de doenças físicas e emocionais, é preciso que tomemos em nossas mãos a responsabilidade da nossa própria alimentação, tendo em vista o autocuidado. Não sou exposição é um livro, antes de mais nada, necessário.
E a Quintal Edições também está lançando o livro Fomismo, da jornalista francesa Nora Bouazzouni. em seu livro, ela relata a relação da gastronomia - francesa, no caso dela - e o machismo, perpassando desde as origens da relação das mulheres com a alimentação. Também me pareceu bastante interessante e vou ler mais sobre!


Tarefas domésticas, agricultura, meio ambiente, body shaming… Seja pela divisão sexual do trabalho, pela segregação alimentar ou pela orientação das práticas de consumo por meio de proibições, discriminações ou ditames estéticos, a comida serve para manter as mulheres no lugar que lhes foi designado, há milênios, no espaço ou na sociedade. Apesar de elas terem, mais do que nunca, um papel crucial na sobrevivência da espécie humana, na sua história e no seu desenvolvimento, pela comida que produzem, transformam, estocam ou consomem, as mulheres ainda são consideradas inferiores aos homens.
Qual a relação entre o patriarcado e uma picanha? Onde se escondem as cheffes de cozinha? A agricultura é coisa de homem? Neste livro, nós tentamos explicar em detalhes como comida, sexo e gênero feminino permanecem intimamente ligados e como a alimentação sempre possibilitou o subjugo das mulheres.

Você pode adquirir os livros direto no site da editora, que é aqui nesse link não se esqueça. embora Fomismo não seja de autora nacional, vale a menção dele aqui também, pois não dá pra deixar passar sem aplaudir a maravilha!

O que acharam dessas obras? Deixem aí nos comentários, sempre gostamos de "ler" o que vocês dizem!

Beijitos!

24.4.19

{Lançamentos} Abril: Companhia das Letras



E ai pessoal, tudo bem com vocês?

Estavam imaginando que não teriam mais lançamentos de livro esse mês? Hihihi!

Com vocês, os lançamentos do mês de abril da Companhia das Letras!!!

Carta à Rainha Louca

Maria Valéria Rezende

Título original: CARTAS À RAINHA LOUCA
Páginas: 144
Lançamento: 14/04/2019
Mesclando linguagem histórica e uma crítica profundamente atual, Maria Valéria Rezende cria um romance sem par na literatura contemporânea, no qual mulheres mostram sua força frente às mais impensáveis repressões.
Olinda, 1789. Isabel das Santas Virgens, presa no convento do Recolhimento da Conceição, escreve à rainha Maria I, conhecida como a Rainha Louca. Em suas cartas, ela, tida por muitos como também lunática, conta os destemperos cometidos pelos homens da Coroa – e por aqueles que galgaram tal posto – contra mulheres, escravizados e todos os que se encontravam mais vulneráveis. Por meio dos tormentos passados por ela e por sua senhora Blandina, nossa narradora expõe o pano de fundo da colonização brasileira e da situação da mulher que ousava desafiar.
Com uma pesquisa histórica ímpar e usando o vocabulário próprio do setecentos mesclado a uma linguagem moderna, Maria Valéria Rezende recria com maestria a história de duas mulheres em um período conturbado do passado brasileiro. Como promete à rainha, Isabel conta “toda a verdade sobre o que em Vosso nome se faz nestas terras e a mim me fizeram.”

O verão tardio

Luiz Ruffato 

Páginas: 240
Lançamento: 22/04/2019
Uma narrativa poderosa sobre um homem e suas tentativas de reatar os fios do passado. Uma jornada às bordas de um Brasil cindido, em que o diálogo não parece mais possível.
O verão tardio, sexto romance de Luiz Ruffato, é uma história de inadequação. Depois de mais de vinte anos, Oséias, um homem abandonado por mulher e filho, decide regressar a sua cidade-natal, Cataguases, em Minas Gerais. Durante seis dias, seguimos passo a passo suas andanças, visitas a familiares, encontros com velhos personagens locais. A sombra do suicídio de uma de suas irmãs, Lígia, e a comunicação falha com praticamente todos a sua volta acompanham suas tentativas de reatar os fios do passado. Em meio a um Brasil que parece ir do projeto à ruína a todo momento, O verão tardio propõe uma reflexão sobre uma sociedade em que as classes sociais romperam completamente o diálogo e, como afirma um de seus personagens, se tornaram “planetas errantes” prontos para entrarem em rota de colisão e se destruírem. 

Antologia da literatura fantástica

Jorge Luis Borges, Silvina Ocampo e Adolfo Bioy Casares 

Páginas: 448
Lançamento: 23/04/2019
Clássico absoluto da literatura em língua espanhola, este volume reúne 75 contos fantásticos de todos os tempos, de mestres do gênero como Edgar Allan Poe, H. G. Wells, Franz Kafka e Julio Cortázar, entre outros.
Numa noite de 1937, ao conversar sobre ficções fantásticas, três amigos — Jorge Luis Borges, Adolfo Bioy Casares e Silvina Ocampo — resolveram criar uma antologia com seus autores preferidos. Do filósofo Martin Buber ao explorador Richard Burton, passando pela tradição dos contos orientais, além de Cortázar, Kafka, Cocteau, Joyce, Wells e Rabelais, são 75 histórias — não só contos, como fragmentos de romance e peças de teatro — que nos apresentam uma literatura marcada pelo imaginário e por um modo diferente de representar a realidade. “A nossa sociedade — global, multilinguística, imensamente irracional — talvez só possa descrever a si mesma com a linguagem intuitiva da fantasia”, anota a escritora Ursula K. Le Guin no posfácio desta edição.  

Querido Evan Hansen

Val Emmich 

Título original: DEAR EVAN HANSEN: THE NOVEL
Páginas: 336
Lançamento: 26/04/2019
Dos criadores do premiado musical da Broadway Dear Evan Hansen, esta é uma história emocionante sobre solidão, luto, saúde mental e amizades inesperadas.
Evan Hansen sempre teve muita dificuldade de fazer amigos. Para mudar isso, decide seguir as recomendações de seu psicólogo e escrever cartas encorajadoras para si mesmo, com esperança de que seu último ano na escola seja um pouco melhor. O que não esperava era que uma das cartas fosse parar nas mãos de Connor Murphy, o aluno mais encrenqueiro da turma.
Quando Connor comete suicídio e sua família encontra a carta de Evan, todos começam a pensar que os dois eram melhores amigos. Sem conseguir explicar a situação, Evan acaba refém de uma grande mentira. Ao mesmo tempo, graças a essa (falsa) amizade, o garoto finalmente se aproxima de Zoe, a menina de seus sonhos, e passa a ser notado no colégio. No fundo, Evan sabe que não está fazendo a coisa certa, mas se está ajudando a família de Connor a superar a perda, que mal pode ter?
Evan agora tem um propósito de vida. Até que a verdade ameaça vir à tona, e ele precisa enfrentar seu maior inimigo: ele mesmo. 

A rainha aprisionada

Iskari #2
Kristen Ciccarelli 

Título original: ASKARI #2
Páginas: 280
Lançamento: 23/04/2019
No segundo volume da trilogia Iskari, uma nova heroína entra em cena para lutar pela liberdade de seu povo — e de sua irmã — em meio a um conflito que apenas começou.
Firgaard foi governada durante décadas por um rei tirano e manipulador, capaz de condenar povos inteiros apenas para aumentar seu poder. Depois de uma grande batalha, Asha, sua filha, conseguiu derrotá-lo. E, assim, Dax, o primogênito, assumiu o poder ao lado de Roa, sua esposa.
Roa é uma forasteira vinda das savanas — um território sob o domínio de Firgaard, que há anos é oprimido e está prestes a entrar em colapso. O maior desejo da nova rainha, mesmo sabendo que não é bem-vinda em seu novo lar, é mudar a vida de seu povo. O que ela não esperava era encontrar uma chance de alterar o curso do destino e trazer de volta à vida sua irmã gêmea, Essie, morta quando criança em um terrível acidente. O único obstáculo? O novo rei.
#1 – A caçadora de dragões

A viúva de safira

Dinah Jefferies 

Título original: THE SAPPHIRE TRADER'S WIDOW
Páginas: 376
Lançamento: 11/04/2019
Dinah Jefferies volta a retratar o Ceilão inglês do começo do século XX em mais um romance histórico de tirar o fôlego, com a participação especial de Gwendolyn, Laurence e outros personagens amados de O perfume da folha de chá.
O ano é 1935. No Ceilão, uma rica colônia britânica do sul da Ásia, Louisa e Elliot vivem um casamento feliz. Ela, filha de um importante comerciante da região; ele, um charmoso homem de negócios. Juntos, eles aparentam ser um casal que tem tudo. Exceto aquilo que mais desejam: um filho.
Durante as diversas tentativas de Louisa de engravidar, seu marido parece cada vez mais distante, passando a maior parte do tempo em uma fazenda de canela das redondezas. Mas a morte repentina de Elliot — tão trágica quanto misteriosa — é seguida de revelações chocantes, atirando a jovem numa espiral de incertezas. Quem era, de fato, aquele homem? Por que ele tinha tantos inimigos? Como foi capaz de cometer uma traição tão terrível?
Em busca de respostas, Louisa embarca em uma jornada devastadora. Quando finalmente descobre o terrível segredo por trás de seu casamento, seu mundo vira de cabeça para baixo. Será que ela encontrará forças para seguir em frente? Ou sofrerá, para sempre, as consequências do que parece imperdoável?

Imperfeitos

Recomeços #2
Lauren Layne 

Título original: CRUSHED
Páginas: 256
Lançamento: 24/04/2019
Será que Michael conseguirá encontrar um final feliz depois de ser rejeitado por Olivia? Uma comédia romântica surpreendente sobre como recomeços podem ser a cura para um coração partido.
Quantas vezes um mesmo coração aguenta ser despedaçado? Essa é a pergunta que atormenta Michael St. Claire, o ex-bon vivant que, após ser rejeitado por Olivia e abandonado pelo melhor amigo, deixa o glamour nova-iorquino para trás e vai trabalhar num clube de tênis numa cidadezinha no Texas. Há um motivo secreto por trás dessa escolha geográfica: é lá que se encontram seu pai biológico e seu meio-irmão, Devon, que não fazem ideia de sua existência.
O que o plano de Michael não previa era conhecer Chloe, a garota mais inteligente, sarcástica e original que ele já vira. Em pouco tempo, eles se tornam grandes amigos, e quando Michael descobre que Chloe é apaixonada por Devon ele resolve que irá ajudá-la. Mas será que dois corações rejeitados conseguem, juntos, construir um recomeço? Ou irão apenas se machucar, perdidos na eterna busca por aceitação e pertencimento?
CONTEÚDO ADULTO

Mortina

Barbara Cantini 

Páginas: 56
Lançamento: 19/04/2019
A pequena Mortina quer, como qualquer outra criança, fazer amigos. Mas há um detalhe: ela é uma menina-zumbi, e sua tia Fafá Lecida não a deixa sair de casa… Até que o Dia das Bruxas chega e, com ele, a chance de Mortina se aventurar fora de casa.
Mortina é uma menina diferente de todas as outras: ela é uma menina-zumbi. Passa os dias no Palacete Decrépito com sua tia Fafá Lecida e seu inseparável amigo, o galgo albino Tristão.
O maior sonho de Mortina é ter amigos de sua idade para brincar, mas sua tia nunca deixa que ela saia de casa, porque tem medo da reação dos humanos ao conhecerem a pequena zumbi.
Para sua alegria, um dia a oportunidade perfeita aparece: o Dia das Bruxas, quando todas as crianças saem às ruas com as fantasias mais horripilantes. Mortina nem vai precisar trocar de roupa para encarar a maior aventura de sua vida. 

ABCDelas

Janaina Tokitaka 

Páginas: 64
Lançamento: 29/04/2019
Conheça a vida de mulheres pioneiras em diferentes profissões neste livro ilustrado e empoderador.
Este é um livro abecedário muito diferente. A cada letra, o leitor vai conhecer histórias raras e valiosas de mulheres que revolucionaram seus campos de atuação. Foram essas heroínas do dia a dia que contribuíram para que as mulheres de hoje pudessem trabalhar em diferentes áreas, mesmo em profissões que um dia foram consideradas “masculinas”.
Cada história biográfica é apresentada na forma de um pequeno conto muito bem-humorado acompanhado de lindas ilustrações que homenageiam as mulheres retratadas. O leitor será convidado a descobrir a história da aviadora brasileira Anésia Pinheiro Machado, da bióloga inglesa Margaret Elizabeth Fountaine, da chef de cozinha francesa Eugénie Brazier e de tantas outras profissionais incríveis. 

22.4.19

{Resenha} Duplamente Ferida - Segredos # 2


Oie amores. C-H-E-G-U-E-I!




*livro cedido pela editora
Sinopse:
"Theo Falcão é um homem que desde cedo se acostumou ao poder e ao controle, assumindo as responsabilidades sobre a família e os negócios, dedicando sua vida a eles.
Ao conhecer Eva, pela primeira vez descobriu o que era amar loucamente e, decidido, se casa com ela, sem saber que Eva tinha chegado ali movida por uma vingança do passado e por uma tragédia entre as suas famílias. Quando descobre quem Eva é de verdade, o mundo de Theo desaba. Traído e enganado, ele fará de tudo para recuperar o controle de sua vida e punir seus traidores, inclusive Eva. Mas Theo não esperava que ela tivesse desistido de tudo por ele e estivesse disposta a lutar por seu casamento.
Poderá o amor redimir uma vingança perpetuada por anos?"

Resenha
Na continuação de Ferida, Eva que faz parte da família Amaro, que odiava a família Falcão, por ser responsável pelo assassinato de seu avô, quando ela era pequena. Uma vingança que vem crescendo durante anos, que será posta em prática.
A família Falcão é rica e poderosa, enquanto a Amaro é rica em ódio, rancor e vingança.
Luiza a mãe de Eva, tinha mais uma filha e arquitetou um plano envolvendo suas filhas Eva e Gabi, para que se relacionassem com os homens da família Falcão.

Com a Gabi o primeiro plano deu errado, pois Joaquim Falcão se apaixonou perdidamente por ela e vice-versa.
Eva sabendo e participando dos planos arquitetados por sua mãe, consegue até se casar com o filho mais velho Theo da família Falcão, onde desse relacionamento nasceu Helena, uma menininha de cabelos loiros, de lindos olhos e bochechas rosadas.
Por ter seus planos frustrados no processo, Luiza não aceitou que Eva, sua única esperança de vingar sua família virasse as costas, como sua irmã Gabi havia feito.
Eva havia se apaixonado perdidamente por Theo e foi totalmente reciproco, um amor daqueles arrebatador, intenso no último grau, forte e poderoso em sua proporção.


A vingança foi esquecida e trocada pelo amor, e isso enlouqueceu Luiza, que se viu sem seus “comparsas” e aí toda mentira não dura certo? Eva teria que arcar com as consequências, mesmo tendo desistido dessa vingança há muito tempo.
Theo se sentiu traído, manipulado e esses sentimentos entrando em conflito com o amor, sendo consumido pela raiva, a dor quase o destruindo... mas para Theo tudo isso não teria perdão. Theo queria ter o controle de sua vida e de sua família novamente, todos iriam pagar por tê-lo enganado, por tentar machucar sua família, e Eva seria a primeira.

Os irmãos de Theo, Gabi e a Tia tentavam fazê-lo perdoar Eva, tentar ouvi-la, mas Theo havia se tornado frio e implacável quando o assunto era sua “esposa”, feri-la com palavras e desprezo na sua concepção era uma forma de puni-la, faze-la pagar por tê-lo enganado.
Só que por amar demais Eva, acabava que ele mesmo se sentia culpado por tratá-la desse jeito.


Com o passar dos dias e semanas, quando tudo parecia que iria voltar ao normal, Luiza sabia como desestabiliza-lo, e sua raiva e ódio sobrava somente para Eva.
E foi a gota d´agua para ela ter sido humilhada, “ferida”, que a sua luz se apagou. Eva não queria mais Theo, somente viver ao lado de sua filha Helena e nada mais. Não iria mais lutar pelo amor dele e estava cansada de lutar sozinha e no final só receber desprezo e solidão.
Theo teria que aprender a receber de volta toda a magoa e ressentimento que Eva agora sentia por ele... parecia que ele estava perdendo-a novamente, mas dessa vez para sempre.

Luiza não iria permitir que sua vingança fosse esquecida, com a ajuda de Lauro iria conseguir de qualquer jeito concluir o que deveria ter sido feito por suas filhas. Sem medir as consequências.
Essa guerra entre os Falcões e os Amaro finalmente iria terminar? Eva e Theo seriam felizes?

Ótimo livro, cheio de sentimentos positivos e negativos, restando saber quem vence quem. O amor será mais forte que o ódio e a vingança?
Nana como sempre sabe explorar o altruísmo e as fraquezas humanas. Sou leiga para falar dos romances da Nana, pois sou apaixonada.
Recomendo!
Por hoje é só amores.
Até a próxima.
Thau!


Título: Duplamente Ferida - Segredos # 2
Autor (a): Nana Pauvolih
Editora: Essência
Número de Páginas: 272